Como se organizar para aprender inglês :: Tudo o que Você Precisa Saber

Como se organizar para aprender inglês sozinho? Como se organizar para estudar inglês? Com organizar os estudos de inglês?

Essas são perguntas que recebo com muita frequência. Considero ser perguntas inteligentes. Pois, aprender inglês não é só decorar regras gramaticais, palavras, gírias, expressões etc.

Se você está realmente decidido ou decidida a aprender inglês, você tem de se organizar para isso. Assim sendo, compartilho aqui algumas dicas e informações valiosíssimas para que você saber como se organizar para aprender inglês sozinho ou não.

A Importância de se Organizar

Em meu primeiro livro – Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o vocabulário –, dedico algumas páginas ao assunto organização. Faço isso por acreditar, que um bom estudante de inglês deve ser sempre organizado nos estudos.

A organização ajuda a manter o foco. Se você for organizado, você saberá o que anda fazendo e se está progredindo. Ser organizado ajuda a saber onde determinadas informações estão, que livro (ou site) usar para encontrar a resposta para uma determinada dúvida.

Manter-se sempre organizado é o primeiro passo para que você perceba que aprender inglês é divertido. Além disso, a organização ajudará você a perceber os passos a serem dados (onde melhorar mais) para desenvolver cada vez mais a fluência em inglês.

Como se organizar para aprender inglês

No entanto, lembre-se que organização não é tudo. Como sempre dizemos aqui você precisa ser um bom estudante e ser organizado é apenas uma das principais características do bom estudante de inglês.

Ok! Organização não é tudo. Mas sem organização o tudo se reduz a nada. Por isso, essa é sempre a minha primeira recomendação a qualquer pessoa que esteja determinada a aprender inglês.

Como se organizar para aprender inglês?

Sabendo que a organização é importante para o bom aprendizado, entra em cena a pergunta mais importante:

Como se organizar para aprender inglês?

uma série de fatores a serem considerados. Logo, recomendo que você leia tudo atentamente para que possa pensar em estratégias, caminhos, e ideias para que seu aprendizado de inglês não seja apenas mais um projeto que deu errado.

Vamos lá!

Que material usar?

Um bom material ajuda você a ter um caminho. Ou seja, um início, um meio e um “fim”. Um dos maiores problemas que observamos hoje em dia é que a pessoas se tornam mais acumuladoras de material. Ou seja, baixam de tudo, entopem-se de apps, assinam inúmeros canais no Youtube, seguem vários perfis no Instagram e acham que com isso estão aprendendo inglês.

Na verdade, não estão aprendendo nada. Estão apenas acumulando informações.

Quando se trata de aprender inglês, você precisa ser bem específico em relação ao material que usará. Eu recomendo sempre o seguinte:

  • um dicionário
  • um livro do tipo coursebook
  • uma gramática
  • dois cadernos

Veja que acima listei apenas materiais físicos! Objetos que você deve ter em mãos! Sempre indico materiais físicos, pois como educador sei que ter os objetos ajuda o cérebro a “sentir” o que é estudado.

Se você tem o hábito de só anotar no computador (smartphone ou tablet), cuidado! Um dia isso tudo pode dar pau e você ficará sem nada para estudar. Ficará sem seu material digital, suas anotações, seus arquivos, etc.

Sobre o Dicionário

Esse pode ser um dicionário inglês/português/inglês e/ou um dicionário monolíngue (todo em inglês). Eu sempre recomendo ter os dois; afinal, tem horas que ler o significado de uma palavra ou expressão em português é melhor do que ler em inglês. Aprenda como escolher um bom dicionário de inglês e opte por um que você você considerar ideal.

O coursebook

O coursebook é um livro de estudos que servirá de base para seus estudos. Os coursebooks são divididos em níveis (básico ao avançado). Eles vêm com material de áudio, respostas das atividades, material complementar na internet, livro de atividades e muito mais. Aqui você tem de investir em um material e usá-lo muito bem para tirar o máximo proveito dele.

Se você estuda inglês sozinho, ter um coursebook irá ajudar muito. Você terá um livro que o guiará pelos caminhos do aprendizado. Caso você esteja em um curso de inglês com material próprio do curso, então siga as orientações do livro para progredir cada vez. Afinal, esses livros servem de mapa para você chegar cada vez mais longo.

A Gramática

A gramática pode ser um livro só de gramática com atividades. Assim, o que você ler no coursebook continua aprendendo na gramática. As gramáticas também estão disponíveis de acordo com o nível de cada estudante. Recomendo que você leia o texto Livros de Inglês: Gramáticas para encontrar uma que esteja de acordo com seu nível ou necessidade.

Cadernos

os cadernos são para você fazer suas anotações: um para anotações relacionadas à gramática e outro só para anotações relacionadas ao vocabulário. Para ajudar um pouco mais, leia a dica How about organizing a Lexical Notebook.

O que estudar?

Para que você saiba como se organizar para aprender inglês, você deve entender o que estudar.

Ao contrário do que a grande maioria pensa, aprender inglês não se resume a estudar gramática e decorar vocabulário. Isso é apenas a pontinha do iceberg.

As 4 Habilidades

Ao estudar inglês, você precisa entender que há quatro habilidades comunicativas a serem praticadas sempre. O desenvolvimento contínuo dessas habilidades dará a você a certeza de estar progredindo. Essas habilidade são:

  • Reading (leitura)
  • Listening (compreensão auditiva)
  • Speaking (fala)
  • Writing (escrita)

»» Leia também: Qual das quatro habilidades é o seu alvo?

Cada uma dessas habilidades deve fazer parte do seu roteiro de estudos de inglês.

Claro que você não vai se dedicar formalmente a isso tudo em um único dia (ou horário), você precisa planejar como incluirá cada uma delas em sua rotina semanal de estudos. Nas dicas abaixo você encontrará inúmeras sugestões para praticar cada uma delas.

» O que é Narrow Reading?
» Como Melhorar o Listening em Inglês
» 5 Dicas Para Desenvolver a Fala em Inglês (vídeo)
» Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês
» Como manter a fluência em inglês?

Vocabulário e Gramática

Além das habilidades linguísticas, você deve constantemente dedicar tempo para aprender:

  • Vocabulário
  • Gramática

Por vocabulário de inglês, eu incluo tudo: palavras, expressões idiomáticas, gírias, provérbios, chunks of language, frases em inglês, phrasal verbs etc.

Você tem de encontrar tempo para aprender coisas novas e, claro, praticar o que aprende. Do contrário, você esquecerá tudo e aí não há dicas de memorização em inglês que dê jeito.

»» Leia também: Aprender Palavras em Inglês: indo além do básico

Já no quesito gramática, defendo a ideia de que você não precisa decorar termos gramaticais e regras que muitas vezes não fazem muito sentido. Nesse ponto você precisa entender a diferença entre aprender a gramática normativa e aprender a gramática de uso da língua inglesa. Esses conceitos são bem diferentes.

Muita gente acha que eu – Denilso – sou contra o ensino da gramática. Na verdade, eu apenas sugiro que a gramática seja ensinada e aprendida de um modo diferente. Felizmente, muitos outros autores no Brasil e, principalmente, fora do Brasil sugerem a mesma coisa. Ou seja, eu não sou o único especialista que faz essa recomendacão!

»» Leia também: Aprender a Gramática do Inglês e Aprender Gramática? Haja paciência!

Quanto tempo devo estudar por dia?

A resposta a essa pergunta pode parecer estranha, mas a verdade é que você deve estudar o dia todo, todos os dias. Mas, como!?

O maior erro da maioria das pessoas que estudam inglês é achar que aprender inglês é ficar duas a três horas com a bunda colada na cadeira lendo livros e fazendo atividades. Isso é muito chato e cansativo!

Algo muito mais importante que isso é envolver-se com a língua inglesa diariamente. Se você ainda não sabe o que isso quer dizer, leia dica O que significa se envolver com o inglês.

De modo resumido, saiba que você deve ter sim suas horas formais de estudo diariamente. Ou seja, você deve ter o momento que sentará na cadeira e ficará fazendo atividades, escrevendo um texto, lendo algo, ouvindo um diálogo, repetindo algumas frases etc. Isso pode ser feito por 60 a 90 minutos. Se você tiver mais tempo, use-o. Contudo, lembre-se de descansar de vez em quando para dar uma folga aos neurônios.

Mas, você deve também manter o inglês presente no seu dia a dia. Isso pode ser feito de várias maneiras: lendo um livro, fazendo anotações de uma reunião em inglês, descrevendo pessoas em uma fila em inglês. Para mais ideias, clique nos links abaixo:

» Como Desenvolver o Hábito de Estudar Inglês
» 5 Dicas Para Você Aprender Inglês em Casa
» Arranjar Tempo para Estudar Inglês
» Como aprender qualquer idioma em 6 meses?
» Como eu me tornei fluente em inglês?

Dicas Extras

Depois que você se conscientizar bem sobre os pronto abordados acima, você saberá como se organizar para aprender inglês sozinho. Só assim as dicas abaixo farão mais sentido.

  • Divida os assuntos a serem estudados
  • Separe as matérias
  • Estabeleça horários de estudos formais e a duração desses períodos
  • Diversifique sua aprendizagem
  • Estabeleça seus objetivos de acordo com seus interesses e gostos
  • Faça uso constante do que aprender

Por fim…

Sobre essa coisa de como se organizar para aprender inglês, é bom entender também que cada pessoa tem um estilo de aprendizado.

Portanto, cabe a você encontrar o seu melhor método para aprender inglês.

O que funciona para alguns pode não funcionar para outros. Isso significa que você tem de ser um estudante camaleão. Isto é, um estudante que se adapta e muda o que for necessário para ficar cada vez mais com o inglês na ponta da língua.

Uma coisa é certa: nada de sair acumulando tudo quanto é tipo de material para ler depois. Saber como se organizar para aprender inglês não tem nada a ver com acumular inúmeros materiais. É preciso saber como usar isso tudo para você atingir seus objetivos.

»» Leia também: Quer Aprender Inglês? Não Seja Um Acumulador!

Lembre-se: organização não é tudo, mas sem ela o tudo se reduz a nada. Então, saiba realmente bem como se organizar para aprender inglês. Organize-se da melhor maneira possível para aumentar sua eficiência no aprendizado.

As dicas dadas acima são extremamente relevantes e espero que tenham te ajudado. Agora, cabe a a você fazer sua parte. Não desperdice as oportunidades. Excelente aprendizado a você!

Etiquetas

7 Comentários

  1. obrigado por compartilhar o conhecimento.
    gostei muito das dicas é vou seguir, estava meio sem rumo não sabia o que estudar.
    abraço.

    1. Bom saber que as dicas acima foram úteis, Tulio! Espero continuar colaborando com seu aprendizado de inglês. 🙂

  2. Gosto muito da sugestão de se envolver diariamente na língua. Quando eu estava nas fases iniciais do meu estudo de Português, tentava pôr ao lado algum tempo em cada dia para estudar e praticar um pouco. Não se importava quanto tempo, desde que eu estava a fazer algo. Eu nunca me disse, por exemplo, que as quartas-feiras entre as 14h e as 15h iriam ser a altura em que eu iria estudar.

    Tem-se de ficar quase obcecado, na minha opinião. É sempre melhor se o seu estudo seja mais de um passatempo que de uma tarefa. Uma vez que eu tinha progredido, começava a procurar maneiras em que podia expor-me mais à língua e interagir com falantes nativos. Foi neste jeito que encontrei este site.

    Hoje em dia, gosto muito de ler livros em Português e agora estou a ler o meu oitavo. O estilo de escrita de cada autor é diferente e é muito mais descritivo que um artigo de jornal, por exemplo. Por causa disto, demora-me algum tempo no início
    de cada livro para me ajustar ao estilo do novo autor. É também uma boa maneira para deparar com mais vocabulário pois cada livro tem uma história diferente com conceitos e termos particulares a essa trama.

    1. É isso aí, Ralph! Continue estudando com afinco, você certamente só tem a ganhar com isso! 🙂

      1. Thanks, Denilso. Always a pleasure to read your stuff! Some of your posts really are at the pointy end of learning English (hence the name of your site!) and I can appreciate that your students can have difficulties
        with some of these things. For me, in my Portuguese context, I agonise about things like whether to use “escutar” or “ouvir” (I generally use “ouvir” now that I’m doing European Portuguese), and these days I “apanho o autocarro” (never “pego o ônibus”). And then there’s whether to use “avariar”, “quebrar”, “estragar”, “danificar” or “prejudicar” when I want to say “I damaged the computer”. I also often have to pause and think about whether to use “por” or “para” in a given situation. All of this is becoming more natural over time, but it’s a long journey with many mistakes along the way.

        To illustrate the point, I didn’t immediately know the word “afinco”, so had to reach for my trusty Dicionário Inglês-Português-Inglês that is sitting on my desk here at work. I take that dictionary almost everywhere I go, just in case I have some spare time to read a few pages of my book or forget the meaning of a word. I have a friend who’s learning French and he’s always in awe of my progress in Portuguese when we meet up. He’s one of these people that does one class a week and does his homework quickly at lunch time before the class, with almost nothing else in between. He thinks I’ve got a gift(!) but doesn’t realise that I almost never stop thinking about Portuguese. It’s not rocket science, just hard work and persistence.

  3. Denilso, quais coursebooks você indicaria? Há algum bom no formato ebook? Pois eu tenho mais tempo para estudar enquanto estou no transporte público (metrô, ônibus), ou em filas, etc., e é difícil pra mim estudar com um livro físico.

  4. I finished my English course last year. I’ve been studying by myself since then and I got to the conclusion that I’m not so organized, what has making my progress a bit slow.

    Denilso, your clue has helped me awake and say to myself that It’s time for me to go ahead with my studies.

    Thank you.

Botão Voltar ao topo