Como se organizar para aprender inglês?

Sempre recebo e-mails de pessoas querendo saber como se organizar para aprender inglês. Diante da recorrência do assunto, decidi escrever uma dica inteirinha sobre o assunto. Espero que seja tudo bem útil para quem deseja aprender inglês sozinho, aprender inglês online, aprender inglês em um curso de inglês etc. Vamos lá!

Organização é mesmo importante?

Como se organizar para aprender inglês?Em meu primeiro livro – Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o vocabulário –, dedico algumas páginas ao assunto organização. Faço isso por acreditar, que um bom estudante de inglês deve ser sempre organizado nos estudos.

A organização ajuda a manter o foco. Se você for organizado, você saberá o que anda fazendo e se está progredindo. Ser organizado também ajuda a saber onde determinadas informações estão, que livro (ou site) usar para encontrar a resposta para uma determinada dúvida.

Manter-se sempre organizado é o primeiro passo para que você perceba que aprender inglês é divertido. Além disso, a organização ajudará você a perceber os passos a serem dados (onde melhorar mais) para desenvolver cada vez mais a fluência em inglês.

No entanto, lembre-se que organização não é tudo. Como sempre dizemos aqui você precisa ser um bom estudante e ser organizado é apenas uma das principais características do bom estudante de inglês.

Ok! Organização não é tudo. Mas sem organização o tudo se reduz a nada. Por isso, essa é sempre a minha primeira recomendação a qualquer pessoa que esteja determinada a aprender inglês.

O que devo aprender em inglês?

Para você se organizar nos estudos de inglês, você precisa entender que há quatro habilidades comunicativas a serem praticadas sempre. O desenvolvimento contínuo dessas habilidades dará a você a certeza de estar progredindo. Essas habilidade são:

  • Reading (leitura)
  • Listening (compreensão auditiva)
  • Speaking (fala)
  • Writing (escrita)

Leia também: Qual das quatro habilidades é o seu alvo?

Cada uma dessas habilidades deve fazer parte do seu roteiro de estudos de inglês. Claro que você não vai se dedicar formalmente a isso tudo em um único dia (ou horário), você precisa planejar como incluirá cada uma delas em sua rotina semanal de estudos. Nas dicas abaixo você encontrará inúmeras sugestões para pratica cada uma delas.

» Você sabe o que é Narrow Reading?
» Sobre Como Melhorar o Listening em Inglês
» 5 Dicas Para Desenvolver a Fala em Inglês (vídeo)
» Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês
» Como manter a fluência em inglês?

Além dessas habilidades, é altamente recomendável que você dedique tempo para aprender duas outras coisas extremamente importantes:

  • Vocabulário
  • Gramática

Por vocabulário de inglês, eu incluo tudo: palavras, expressões idiomáticas, gírias, provérbios, chunks of language, frases em inglês, phrasal verbs etc. Você tem de encontrar tempo para aprender coisas novas e, claro, praticar o que aprende. Do contrário, você esquecerá tudo e aí não há dicas de memorização em inglês que dê jeito.

Leia também: Aprender Palavras em Inglês: indo além do básico

Já no quesito gramática, defendo a ideia de que você não precisa decorar termos gramaticais e regras que muitas vez não fazem muito sentido. Nesse ponto você precisa entender a diferença entre aprender a gramática normativa e aprender a gramática de uso da língua inglesa. Esses conceitos são bem diferentes.

Muita gente acha que eu – Denilso – sou contra o ensino da gramática. Na verdade, eu apenas sugiro que a gramática seja ensinada e aprendida de um modo diferente. Felizmente, muitos outros autores no Brasil e, principalmente, fora do Brasil sugerem a mesma coisa. Ou seja, eu não sou o único especialista maluco no mundo!

Leia também: Aprender a Gramática do Inglês e Aprender Gramática? Haja paciência!

Que material devo usar?

Sobre material, eu sempre recomendo que cada pessoa use algo como base. Ou seja, você deve ter o seguinte:

  • um dicionário
  • um livro do tipo coursebook
  • uma gramática
  • dois cadernos

Veja que acima listei apenas materiais físicos! Objetos que você deve ter em mãos! Sempre indico materiais físicos, pois como educador sei que ter os objetos ajuda o cérebro a “sentir” o que é estudado. Se você tem o hábito de só anotar no computador (smartphone ou tablet), cuidado! Um dia isso tudo pode dar pau e você ficará sem nada para estudar e, o que é pior, perderá todas as suas anotações.

Sobre o dicionário, ele pode ser um dicionário inglês/português/inglês e/ou um dicionário monolíngue (todo em inglês). Eu sempre recomendo ter os dois; afinal, tem horas que ler o significado de uma palavra ou expressão em português é melhor do que ler em inglês e não entender as nuances de significados que a palavra tem. Para isso é bom saber como escolher um bom dicionário de inglês.

O coursebook é um livro de estudos que servirá de base para seus estudos. Os coursebooks são divididos em níveis (básico ao avançado). Eles vêm com material de áudio, respostas das atividades, material complementar na internet, livro de atividades e muito mais. Aqui você tem de investir em um material e usá-lo muito bem para tirar máximo proveito dele.

A gramática pode ser um livro só de gramática com atividades. Assim, o que você ler no coursebook continua aprendendo na gramática. As gramáticas também estão disponíveis de acordo com o nível de cada estudante. Recomendo que você leia o texto Livros de Inglês: Gramáticas para encontrar uma gramática que esteja de acordo com seu nível.

Já os cadernos são para você fazer suas anotações: um para anotações relacionadas à gramática e outro só para anotações relacionadas ao vocabulário. Tudo isso da forma como eu disse acima e em várias outras dicas espalhadas pelo site. Para ajudar um pouco mais, leia a dica How about organizing a Lexical Notebook.

Quanto tempo devo estudar por dia?

A resposta a essa pergunta pode parecer estranha, mas a verdade é que você deve estudar o dia todo. Mas, como!?

Tempo para Aprender InglêsO maior erro da maioria das pessoas que estudam inglês é achar que aprender inglês é ficar duas a três horas com a bunda colada na cadeira lendo livros e fazendo atividades. Isso é muito chato e cansativo! Mas, algo muito mais importante que isso é envolver-se com a língua inglesa diariamente. Se você ainda não sabe o que isso quer dizer, leia dica O que significa se envolver com o inglês.

De modo resumido, saiba que você deve ter suas horas formais de estudo diariamente. Ou seja, você deve ter o momento que sentará na cadeira e ficará fazendo atividades, escrevendo um texto, lendo algo, ouvindo um diálogo, repetindo algumas frases etc. Isso pode ser feito por 60 a 90 minutos. Se você tiver mais tempo, use-o. Contudo, lembre-se de descansar de vez em quando para dar uma folga aos neurônios.

Além disso, você deve também manter o inglês presente no seu dia a dia. Isso pode ser feito de várias maneiras: lendo um livro, fazendo anotações de uma reunião em inglês, descrevendo pessoas em uma fila em inglês. Para mais ideias, clique nos links abaixo:

» Como Desenvolver o Hábito de Estudar Inglês
» 5 Dicas Para Você Aprender Inglês em Casa
» Arranjar Tempo para Estudar Inglês
» Como aprender qualquer idioma em 6 meses?
» Como eu me tornei fluente em inglês?

Como se organizar para aprender inglês?

Eu acredito que é você quem terá de se ajeitar com o material que tem e ainda com o tempo que tem.

Se você optar por um coursebook, parabéns. Esses livros costumam organizar os capítulos (lições) de acordo com as habilidades comunicativas apresentadas acima. Eles também organizam atividades de vocabulário e gramática que estão de acordo com o tema de cada capítulo.

Esses livros também possuem atividades de revisão a cada determinado número de capítulos (lições). Isso é muito bom; pois, você poderá rever o que anda aprendendo e caso tenha se dado mal em algo é só voltar atrás, reler as informações praticar mais um pouco e seguir aprendendo e praticando.

Se você estuda inglês sozinho, ter um coursebook irá ajudar muito. Você terá um livro que o guiará pelos caminhos do aprendizado. Agora se você estuda em um curso de inglês com material do curso, então siga as orientações do livro para progredir cada vez mais rumo à fluência em inglês.

No final, é você quem estipulará o horário para estudar uma parte do livro em um dia, no outro dia, no dia após o outro, no dia seguinte e assim por diante. A organização será feita de acordo com o que você leu acima, seu estilo de aprendizagem, seus objetivos.

Conclusão

Organize-se para Aprender InglêsCada pessoa tem um estilo de aprendizado. Portanto, cada pessoa deverá encontrar o seu próprio melhor método para aprender inglês. O que funciona para alguns pode não funcionar para outros. Isso significa que temos de ser estudantes camalões. Estudantes que se adaptam e que mudam o que for necessário para ficar cada vez mais com o inglês na ponta da língua.

Uma coisa é certa: nada de sair acumulando tudo quanto é tipo de material para ler depois. Quem só acumula um monte de coisa, não passa de um simples acumulador e, consequentemente, se sentirá sempre perdido nessa coisa de aprender inglês.

Leia também: Quer Aprender Inglês? Não Seja Um Acumulador!

Lembre-se: organização não é tudo, mas sem ela o tudo se reduz a nada. Então, organize-se da melhor maneira possível para você aumentar sua eficiência no aprendizado de inglês. Aqui você encontrou várias dicas. Agora cabe a você fazer isso funcionar.

Artigos Relacionados
Comentários