Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês

Em termos de ensino e aprendizado da língua inglesa, nós sempre falamos de quatro habilidades (ou, four skills, em inglês). Essas habilidade são: speaking (fala), listening (compreensão auditiva), reading (leitura) e writing (escrita). Geralmente, as pessoas têm mais dificuldades com o desenvolvimento do speaking e do listening. No entanto, alguns se enrolam com o writing. Assim, a dica de hoje é dedicada a essas pessoas que desejam melhorar na escrita em inglês.Da mesma forma como as demais habilidades, o segredo para melhorar no writing é escrever, escrever e escrever. Ou seja, não adianta querer ser bom em algo e ficar esperando que o milagre aconteça. Portanto, se você quer escrever bem em inglês, o jeito é começar a escrever em inglês.

Minha primeira dica é a seguinte:Ao anotar algo, crie o hábito de anotar em inglês. Quando fizer a lista de compras de sua casa, que tal fazê-la em inglês? Vai anotar um lembrete de algo que você deve fazer ao longo do dia? Anote em inglês. Já pensou em anotar os compromissos em sua agenda (tablet, smartphone, papel, etc.) em inglês? Vai ouvir uma palestra, sermão, conferência pública, aula, workshop, etc., faça as anotações em inglês. Enfim, faça anotações em inglês e sua escrita certamente melhorará ao longo do tempo. Isso ajuda sua mente a pensar em inglês também; afinal, você precisa ser rápido para isso.

Outra dica que sempre, e que muita gente acha estranha, é fazer cópia de textos. Por mais ridículo que isso possa parecer, ajuda muito. Aliás, a maior prova disso é que foi assim que você certamente aprendeu a escrever em português. Na escola você provavelmente fazia cópias de textos e, consequentemente, foi melhorando a escrita (estilo de escrita, ortografia das palavras, a própria grafia – letra – etc.).Não tenha vergonha de fazer cópias. Siga os passos a seguir para ajudar você a se acostumar com isso: 1) Entre em um site de notícias em inglês; 2) escolha e imprima um texto curto (algo com 200 a 300 palavras); 3) leia o texto com calma; 4) pegue seu caderno e comece a copiar o texto palavra por palavra; 5) depois de terminar a cópia, descanse por uns cinco minutos; 6) após o descanso, leia o seu texto novamente e tente você mesmo descobrir os erros: 7) compare sua cópia com o original e faça as observações (correções) necessárias.

Essas duas dicas – fazer anotações em inglês e fazer cópias de textos – são de uma ajuda imensa para quem precisa melhorar a escrita em inglês. Sem contar que não custam praticamente nada; afinal, internet, impressora, papel, caneta e caderno são ferramentas que você já tem à sua disposição. Só falta, talvez, o tempo, a disciplina e a coragem para fazer isso acontecer.

Com o tempo, você pode também comprar livros que trazem modelos de cartas/emails comerciais e textos acadêmicos para praticar esse tipo de escrita. Além disso, esses livros costumam dar dicas de organização de textos (introdução, desenvolvimento, conclusão, conectivos, frases prontas, etc.). Esse livros são facilmente encontrados nas livrarias (sejam onlines ou não).

Antes de encerrar, peço encarecidamente que você não me venha com aquela história do “ah, mas eu não quero escrever errado?”. Essa conversa não cola! Pense bem! Quantas vezes você escreve algo em português e ao revisar percebe que cometeu erros? Mesmo copiando um texto nós cometemos erros, não é mesmo? Quantas vezes você acha que eu – Denilso – releio um texto que escrevo aqui no blog? Mesmo revendo um texto umas dez vezes, alguns errinhos sempre me escapam. Por mais irritante que isso seja, eu não paro de escrever.

Ou seja, nada desculpinhas! Se você quer mesmo melhorar a sua habilidade de writing em inglês, mexa-se. As dicas dadas acima são sem dúvidas duas atividades simples para você incorporar a partir de hoje no seu aprendizado de inglês. Não perca tempo!

Artigos Relacionados
Comentários