Dicas Para Aprender Inglês

Melhorar a Escrita em Inglês :: dicas para colocar em prática no dia a dia

Como melhorar o writing em inglês? Quais as dicas para melhorar a escrita em inglês? O que fazer para escrever bem em inglês?

Se você está em busca de dicas para desenvolver o writing em inglês, está no lugar.

Abaixo vou compartilhar algumas coisas que você pode fazer para melhorar cada vez mais.

Vamos lá!

Como melhorar a escrita em inglês?

A ideia aqui é saber como fazer para escrever cada vez melhor em inglês. Afinal, escrever é uma das 4 habilidades linguísticas que temos de desenvolver ao longo de nossos estudos.

Para começar, vale dizer que da mesma forma como as demais habilidades, o segredo para melhorar a escrita em inglês é praticando. Em outras palavras, você tem de escrever, escrever e escrever.

Não adianta querer ser bom em algo e ficar esperando que o milagre aconteça. Portanto, se você quer escrever bem em inglês, você tem de começar a escrever em inglês.

Mas, como desenvolver essa habilidade? Como melhorar a escrita em inglês cada vez mais?

Seguem abaixo algumas dicas!

1. Atenção à ortografia

Você já sabe que as palavras em inglês não são escritas (grafadas) do modo como são pronunciadas. Logo, a regra básica é saber como escrever cada palavra.

Quando eu comecei a estudar inglês, eu tive uma certa dificuldade com isso. Lembro-me de cometer alguns erros bobos, esquecer de incluir uma letra na palavra, trocar a ordem de algumas letras e coisas assim.

Eu até tinha uma lista de palavras que era costumava errar com frequência. Vez ou outra, eu dava uma olhada nessa lista e escrevia as palavras em uma folha de papel à parte.

Isso me ajudou a internalizar a grafia de cada palavra. Então, acredito que possa ser uma ajuda para você também.

2. Faça cópia de textos em inglês

Por mais ridículo que isso possa parecer, fazer cópia de textos também ajuda muito.

Aliás, a maior prova de que funciona está em nosso aprendizado de português.

Na escola você provavelmente fazia cópias de textos. A professora certamente pedia para copiar o texto de um livro para o caderno. Isso sem dúvidas ajudou você a melhorar a escrita: estilo de escrita, ortografia das palavras, a própria grafia – letra – etc.

Portanto, não tenha vergonha de fazer cópias de textos em inglês. Para ajudar, siga os passos abaixo:

  1. Entre em um site de notícias em inglês;
  2. Escolha e imprima um texto curto (algo com 200 a 300 palavras)
  3. Leia o texto com calma;
  4. Pegue seu caderno e comece a copiar o texto palavra por palavra;
  5. Depois de terminar a cópia, descanse por uns cinco minutos;
  6. Após o descanso, leia o seu texto novamente e tente você mesmo encontrar alguns possíveis erros;
  7. Compare sua cópia com o original e faça as observações (correções) necessárias.

Crie o hábito de fazer cópias de textos à mão mesmo. Usar a mão ajuda o seu cérebro a criar conexões que solidificam o seu aprendizado. Então, nada de digitar no computador, celular ou tablete. Vá pelo método antigo mesmo e veja como isso ajudará muito a melhorar a escrita em inglês.

3. Faça anotações em inglês

Crie o hábito de fazer suas anotações sempre em inglês.

Por exemplo, ao fizer a lista de compras de sua casa, que tal fazê-la em inglês? Vai anotar um lembrete de algo que você deve fazer ao longo do dia? Anote em inglês. Já pensou em anotar os compromissos em sua agenda (tablet, smartphone, papel, etc.) em inglês? Vai ouvir uma palestra, sermão, conferência pública, aula, workshop, etc., faça as anotações em inglês.

Enfim, acostume-se a fazer sempre anotações em inglês.

O legal de fazer isso é que você coloca seu cérebro para pensar rapidamente do português para o inglês. Isto é, você ouve alguém falando algo e já tentar traduzir para o inglês. Não precisa anotar com perfeição e 100% correto! A ideia é passar para o inglês o que você sabe.

Aquilo que não souber, você procura aprender depois.

Faça isso e não apenas sua escrita em inglês, mas também o hábito de pensar em inglês melhorará ao longo do tempo.

4. Nada de desculpas esfarrapadas!

A última dica é justamente isso que você leu acima: nada de desculpas.

Portanto, peço encarecidamente que você não me venha com aquela história do “ah, mas eu não quero escrever errado?”.

Essa conversa não cola! Pense bem! Quantas vezes você escreve algo em português e ao revisar percebe que cometeu erros? Mesmo copiando um texto nós cometemos erros, não é mesmo? Quantas vezes você acha que eu – Denilso – releio um texto que escrevo aqui no blog? Mesmo revendo um texto umas dez vezes, alguns errinhos sempre me escapam. Por mais irritante que isso seja, eu não desisto de escrever.

Assim, nada desculpinhas! Se você quer mesmo melhorar a escrita em inglês, mexa-se e não enrole.

As dicas dadas acima são simples e você pode incorporá-las a partir de hoje no seu aprendizado de inglês. Não perca tempo!

Conclusão

Tenho certeza que se você começar a realmente fazer isso a partir de hoje, melhorar a escrita em inglês será uma constante para você todos os dias.

Essas são dicas que não custam praticamente nada; afinal, internet, impressora, papel, caneta e caderno são ferramentas que você já tem à sua disposição. Só falta, talvez, o tempo, a disciplina e a coragem para fazer isso acontecer.

Por fim, com o passar do tempo, você poderá também comprar livros que trazem modelos de cartas/emails comerciais e textos acadêmicos para praticar esse tipo de escrita.

Além disso, esses livros costumam dar dicas de organização de textos (introdução, desenvolvimento, conclusão, conectivos, frases prontas, etc.). Esse livros são facilmente encontrados nas livrarias (sejam onlines ou não).

Well, that’s all I have for now! So, take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar