Melhorar a Escrita em Inglês :: dicas para colocar em prática no dia a dia

Como melhorar o writing em inglês? Quais as dicas para melhorar a escrita em inglês? O que fazer para escrever bem em inglês?

Se você está em busca de dicas para desenvolver o writing em inglês, continue lendo pois vou te dar umas dicas a respeito.

Como melhorar a escrita em inglês?

Escrever é uma das 4 habilidades linguísticas que temos de desenvolver ao longo de nossos estudos de inglês. Portanto, você realmente deve melhorar continuamente.

Mas, como fazer isso?

Para começar, vale dizer que da mesma forma como as demais habilidades, o segredo para melhorar a escrita em inglês é praticando. Ou seja, você tem de escrever, escrever e escrever.

Não adianta querer ser bom em algo e ficar esperando que o milagre aconteça. Portanto, se você quer escrever bem em inglês, você tem de começar a escrever em inglês.

Mas, como desenvolver essa habilidade? Como melhorar a escrita em inglês cada vez mais?

Seguem abaixo algumas dicas!

1. Atenção à ortografia

Você já sabe que as palavras em inglês não são escritas (grafadas) do modo como são pronunciadas. Logo, a regra básica é saber como escrever cada palavra.

Quando eu comecei a estudar inglês, eu tive uma certa dificuldade com isso. Lembro-me de cometer alguns erros bobos, esquecer de incluir uma letra na palavra, trocar a ordem de algumas letras e coisas assim.

Eu até tinha uma lista de palavras que costumava errar com frequência. Vez ou outra, eu dava uma olhada nessa lista e escrevia as palavras em uma folha de papel à parte.

Eu lembro que algumas das palavras que eu tinha dificuldade eram: beautiful, dictionary, fifteen, beginning, career, difficult e outras. Vira e mexe, eu tirava um momento para escrever sentenças usando essas palavras e assim ir aprendendo como escreve-las corretamente.

Portanto, tenha uma lista de palavras que você erra frequentemente e vez ou outra pratique escrevê-las.

2. Faça cópia de textos em inglês

Por mais estranho que isso possa parecer, fazer cópia de textos ajuda muito a melhorar sua escrita em inglês.

Você lembra que ao irmos para a escola, a professora pedia para fazer cópias de textos para praticar o português? Isso ajudou você a melhorar a escrita em português, não foi?

Portanto, não tenha vergonha de fazer cópias de textos em inglês. Para ajudar, siga os passos abaixo:

  1. Entre em um site de notícias em inglês (ou pegue o texto de um livro que voce usa para estudar inglês);
  2. Escolha um texto curto (algo com 200 a 300 palavras)
  3. Leia o texto com calma para entender do que se trata;
  4. Pegue seu caderno e comece a copiar o texto palavra por palavra;
  5. Depois de terminar a cópia, descanse por uns cinco minutos (vá tomar uma água, alongue-se… Deixe o texto de lado);
  6. Após o descanso, leia a cópia que você fez do texto e tente você mesmo encontrar alguns possíveis erros;
  7. Compare sua cópia com o original e faça as observações (correções) necessárias.

Você pode fazer cópias de textos de estilos (gêneros) diferentes (científicos, emails de negócios, artigos jornalísticos, etc.) e assim ir aprendendo como cada gênero e organizado. Enfim, exponha-se a diferentes gêneros textuais.

Mas, tenha o hábito de fazer cópias à mão mesmo. Usar a mão ajuda o seu cérebro a criar conexões que solidificam o seu aprendizado. Então, nada de digitar no computador, celular ou tablete. Vá pelo método antigo mesmo e veja como isso ajudará muito a melhorar a escrita em inglês.

3. Faça anotações em inglês

Crie o hábito de fazer suas anotações sempre em inglês.

Por exemplo, ao fazer a lista de compras do mercado aí para sua casa que tal fazê-la em inglês? Vai anotar um lembrete de algo que você deve fazer ao longo do dia? Anote em inglês. Já pensou em anotar os compromissos em sua agenda (tablet, smartphone, papel, etc.) em inglês? Vai ouvir uma palestra, sermão, conferência pública, aula, workshop, etc., faça as anotações em inglês.

Enfim, acostume-se a fazer anotações em inglês.

O legal de fazer isso é que você coloca seu cérebro para pensar rapidamente do português para o inglês. Ou seja, você ouve alguém falando algo e já tentar traduzir para o inglês. Não precisa anotar com perfeição e 100% correto! A ideia é passar para o inglês o que você sabe.

Aquilo que não souber, você procura aprender depois.

Faça isso e não apenas sua escrita em inglês, mas também o hábito de pensar em inglês melhorará ao longo do tempo.

4. Escreva textos sobre assuntos de seu interesse

Vez ou outra, escreva um texto sobre um assunto específico.

Eu costumava fazer textos sobre um membro da minha família, um amigo ou amiga da escola, coisas que eu gostava de fazer ou não gostava de fazer, minha cidade (pontos a serem visitados e pontos a não serem visitados), como preparar uma comida (arroz, feijão, ovo frito, pipoca…), resumo de um livro ou texto que eu tinha lido.

Eu também tinha o hábito de vez ou outra escrever sobre coisas que eu me imaginava fazendo no futuro ou coisas que eu tinha feito ao longo do dia (tipo um diário das minhas ações).

Enfim, eu escrevia do jeito que eu achava certo. Com o tempo, se eu aprendesse que algo estava errado ou poderia ser dito de uma maneira melhor, eu ia lá e corrigia (reescrevia o texto).

Naquela época, eu não tinha quem pudesse corrigir meus textos. Mas, mesmo assim eu os escrevia. Hoje, a internet tem sites que ajudam você a corrigir seus textos. Um deles é a ferramenta gratuita do Grammarly. Você pode colocar seu texto na caixa e assim ter uma correção rápida do que escreveu.

5. Nada de desculpas esfarrapadas!

A última dica é justamente isso que você leu acima: nada de desculpas.

Portanto, peço encarecidamente que você não me venha com aquela história do “ah, mas eu não quero escrever errado?”.

Essa conversa não cola! Pense bem! Quantas vezes você escreve algo em português e ao revisar percebe que cometeu erros? Mesmo copiando um texto nós cometemos erros, não é mesmo? Quantas vezes você acha que eu – Denilso – releio um texto que escrevo aqui no blog? Mesmo revendo um texto umas dez vezes, alguns errinhos sempre me escapam. Por mais irritante que isso seja, eu não desisto de escrever.

Assim, nada desculpinhas! Se você quer mesmo melhorar a escrita em inglês, mexa-se e não enrole.

As dicas dadas acima são simples e você pode incorporá-las a partir de hoje no seu aprendizado de inglês. Não perca tempo!

Conclusão

Tenho certeza que se você começar a realmente fazer isso a partir de hoje, melhorar a escrita em inglês será uma constante para você todos os dias.

Essas são dicas que não custam praticamente nada; afinal, internet, impressora, papel, caneta e caderno são ferramentas que você já tem à sua disposição. Só falta, talvez, o tempo, a disciplina e a coragem para fazer isso acontecer.

Por fim, com o passar do tempo, você poderá também comprar livros que trazem modelos de cartas/emails comerciais e textos acadêmicos para praticar esse tipo de escrita.

Além disso, esses livros costumam dar dicas de organização de textos (introdução, desenvolvimento, conclusão, conectivos, frases prontas, etc.). Esse livros são facilmente encontrados nas livrarias (sejam onlines ou não).

Well, that’s all I have for now! So, take care and keep learning!

Etiquetas

30 Comentários

  1. Você é fantástico! Adoro!! Cópias simmm! Sempre falo isso pros meus alunos….e parece que eles estão vendo um ET quando falo em cópias!

  2. Olá Denilson. Essa dica é interessante. Só não ficou muito claro pra mim a etapa 6- " Após o descanso, leia o seu texto novamente e tente você mesmo descobrir os erros".Quais erros ? Se foi feito uma cópia do texto original , não teriam erros , certo ? Desculpa se eu não entendi o contexto. Poderia me explicar? Obrigada.

  3. Engano seu, Ang! Mesmo copiando um texto às pessoas cometem erros. Vá por mim! Pode ser raro, mas hora ou outra a pessoa acaba comendo uma letra, palavra, invertendo algo, etc. Portanto, mesmo em fazendo cópias os erros podem aparecer. Assim, a dica 06 acaba fazendo sentido, não é mesmo?Att.,Denilso de LimaCurta nossa fanpage no Facebook

  4. Hey Daize, Obrigado pelo comentário. Eu sei muito como é isso. Quando eu ainda dava aulas, 7 anos atrás, meus alunos também estranhavam quando eu falava isso. Eles acham que não precisam pois já estão grandinhos! rsrsrsrsrsTake care, sweetie.Denilso de LimaCurta nossa fanpage no Facebook

  5. A cada dia vc se supera nas postagens. E esta dica de postagens anteriores relacionadas com o tema do dia tb é muito boa. É sempre bom reler.ObrigadaMagda

  6. Hi, Denilso!Thanks for the post!I've started to write the messages in English on my phone. It was great tip!!!

  7. Ei Denilso, muito bom o blog, tenhu uma pergunta…eu tenhu cerca de 1hora e meia livre todos os dias (ida e volta pra facul de onibus)….como posso tirar o MELHOR PROVEITO desse tempo para desenvolver o listening? Gostaria de algum exemplo q eu possa por em prática se não for pedir demais xD É isso ai vlw

  8. Adorei as dicas. Vou começar a copiar textos a partir de agora.Regards, ( li o outro post das dicas dada pela forbes rs)Jéssica

  9. Muito bom mesmo, adorei as ficas. Outra dica legal que treina tanto o listening quanto o writing é ouvir uma música em inglês e ir escrevendo ela no papel, depois pegar a letra oficial e comparar.

  10. O inglês na ponta da língua é o máximo, merecia reconhecimento internacional

  11. Denilso, como seus posts são bons! Sua escrita é muito fluída. Parabéns!

  12. Mar/2013, when I was beginning to learn english. I knew nothing about. Today I know a little bit.

  13. Olá, Laura! Obrigado por seu contato.

    Se você para produção de textos acadêmicos um livro excelente que recomendo é o Academic Writing Course. Certamente, há outros no mercado. Portanto, uma pesquisa em sites de livrarias pode ajudar a encontrar algo.

    🙂

  14. Boa Tarde, Gostei muito dessa dica, mais como faço também para obter mais palavras no meu vocabulário ? porque ainda estou começando o inglês, não faz nenhum mês, mais quais dicas você teria pra quem está começando agora no inglês? Obrigado.

    1. Olá, Wagner! Há aqui no site inúmeras dicas sobre como melhorar o vocabulário em inglês. Sugiro que você use a ferramenta de buscas que está ali no topo da barra lateral à direita para fazer uma pesquisa e achar várias dessas dicas. Umas dessas dicas é a que segue abaixo, mas saiba que há ainda muitas outras.

      Como melhorar o Vocabulário em Inglês

      😉

  15. Olá Denilson, eu estudo inglês no Canadá e eu posso te garantir, que a maioria (MAIORIA) das minhas duvidas é você quem esclarece. Obrigada por você existir e não ser selfish.

  16. Eu devo traduzir o texto(notícia) de inglês p/ português e depois tentar passar o texto do português p/ inglês? Assim, eu tento imaginar como a sentença é escrita, a escrevo em um papel e depois a comparo com a original?
    Eu não entendi muito bem. :/

  17. Parabéns pelo bom trabalho sempre! Eu já havia visto uma dica parecida e ela falava sobre fisiologia (se não me engano) ao escrever você esta usando o braço, o cérebro, olho e ao ler em voz alta: boca e ouvido. Todos trabalhando para sua fluência! Obrigado Denilso!

    1. Isso mesmo, Edson! Escrever ajuda em vários sentidos e, portanto, essa habilidade não pode ser deixada de fora. 🙂

  18. Ótimas dicas como sempre, obrigado Denilso. Existem diversos aplicativos que contém notícias de todos os tipos, então vamos parar de perder tempo em redes sociais e começar a utilizar a tecnologia a nosso favor.
    ???

  19. Olá Denilso, acompanho sempre seus excelentes posts, parabéns! O que você acha de usar esta técnica de cópia de textos para músicas em inglês?Terá o mesmo resultado?Preciso melhorar meu writing. Abraços!

Botão Voltar ao topo