Aprender Inglês em 7 Dias!? Como assim!?

Será possível aprender inglês em 7 dias? O que fazer para conseguir aprender inglês em 7 dias? Qual o segredo para aprender inglês em 7 dias?

Você deve estar estranhando isso tudo. Mas, também deve estar morrendo de curiosidade. Afinal, será que podemos mesmo aprender inglês em sete dias? Vamos aos poucos para você entender o porquê desse assunto aqui novamente.

» Leia também: Fluência em Inglês em 3 meses! É possível!?

Aprender Inglês em 7 Dias

A Folha de São Paulo publicou recentemente uma matéria (link) com o seguinte título:

Presidente de rede de fast food aprendeu língua inglesa em sete dias

Veja que a chamada é forte. Pois, aparentemente ela falará sobre um grande milagre no aprendizado de inglês: alguém que aprendeu inglês em sete dias e o que esse alguém fez.

Assim como a grande maioria, eu fui tomado pela curiosidade. Afinal, como especialista no assunto, eu sei que em 7 dias alguém pode aprender algumas coisas em inglês. Mas, ser fluente em 7 dias já é algo que impossível. Cliquei no link compartilhado no Facebook e fui ler o texto.

Já no começo, fico sabendo que essa é mais uma daquelas matérias feitas para chamar atenção à trajetória profissional de alguém. No caso, trata-se de Paulo Camargo, atual executivo responsável pelo McDonald’s no Brasil.

A ideia é apresentar a personagem real da matéria e sua caminhada desde que estava desempregado até chegar onde está hoje. Enfim, um exemplo de profissional que, claro, tem muito a nos ensinar. Então, vamos aprender com ele. Pois, a matéria diz que ele aprendeu inglês em 7 dias, então temos de saber como isso aconteceu. O que nosso modelo tem a nos ensinar?

Indo aos Fatos

No primeiro parágrafo da matéria lemos que Paulo Camargo, em 1993, com 25 anos de idade, estava desempregado. Dessa forma, ele se candidatou a uma vaga no McDonald’s. Como todo processo seletivo, o recrutador perguntou como estava o inglês de Paulo.

Paulo, brasileiro que deixava tudo para o último momento, certamente disse que não estava nada bem. Mas, como bom brasileiro, ele disse que daria um jeitinho. Ele conta que disse ao recrutador que precisava de uma semana (7 dias) para se preparar. O recrutador estranhou, mas aceitou o pedido de tempo. Logo, Paulo tinha 7 dias para aprender inglês.

Aprendendo Inglês em 7 Dias

Aprender Inglês em 7 DiasNa sequência da matéria o nosso protagonista diz o que fez quando recebeu a oportunidade. Leia,

Juntei todo o dinheiro que tinha guardado enquanto estava no exército, paguei um professor de inglês e passei a estudar 15 horas por dia.

Muita gente ao ler isso já começa a achar que ele descobriu o professor mágico que o ensinou a falar inglês em sete dias. Ou ainda que ele simplesmente recebeu uma luz vindo do céu para operar esse milagre em sua vida.

Curiosamente, mais à frente ele diz que conseguiu a vaga. Mas, acima de tudo, ele afirma que:

Falei o suficiente para passar, mas consegui a vaga pelo esforço, não pelo inglês que falei.

Veja bem o que ele diz: consegui a vaga pelo esforço, não pelo inglês que falei. Ou seja, Paulo reconhece que não foi o inglês que o ajudou. Certamente, seu inglês não convenceu muito.

Entendendo os Fatos

Paulo Camargo sabe que em 7 dias ele aprendeu algumas coisas de inglês. Eu acredito que devido ao seu esforço, motivação, força de vontade, oportunidade dada, etc., ele aprendeu muito mais do que muita gente aprende em 3 meses. No entanto, ele não descobriu a fórmula para ser fluente em inglês em 7 dias.

O que ele aprendeu foi o suficiente para conseguir uma vaga no McDonald’s. O recrutador deve ter se admirado muito mais com seu esforço, garra e iniciativa. Dessa forma, deu a Paulo Camargo a chance de trabalhar na rede. Se ele continuaria trabalhando para o McDonald’s era incerto. Tudo dependeria dele mesmo.

Paulo certamente continuou estudando inglês por muito mais tempo. Assim foi se aperfeiçoando. Conforme foi subindo dentro da empresa, foi vendo a necessidade de aprender mais e mais inglês. Até chegar ao ponto de ser fluente. Ou melhor, de desenvolver a fluência dia após dia. Ele manteve o foco! Não foi medíocre em sua(s) conquista(s).

Veja bem! O título da matéria chama muita atenção. Contudo, não deve ser interpretada ao pé da letra. Infelizmente, ninguém consegue aprender inglês (fluente) em 7 dias. Isto é, ninguém consegue ser fluente em inglês em 7 dias de estudo.

O que Paulo fez?

Como especialista na área, o que eu observo são as atitudes de Paulo Camargo diante da oportunidade dada pelo recrutador. Vamos analisar isso!

Em primeiro lugar, Paulo tinha uma motivação muito forte: conseguir o emprego. Essa motivação serviu de trampolim para que ele assumisse um compromisso. Na verdade, ele assumiu dois compromissos: um com ele mesmo (eu vou conseguir!) e outro com o recrutador (me dê a oportunidade e te mostro do que sou capaz!).

Além disso, ele investiu suas economias e buscou ajuda (contratou um professor). Se ele não tivesse a motivação necessária ou se ele desanimasse e não acreditasse nele mesmo, ele usaria o dinheiro para outros fins. Durante o curto período de tempo que tinha (apenas 7 dias), Paulo se organizou, administrou o tempo e se esforçou para aprender o máximo que podia e assim conseguir atingir seu objetivo: ser empregado na rede.

Isso faz com que algumas perguntas surjam:

  1. Qual sua motivação para aprender inglês?
  2. Você tem assumido o compromisso de realmente aprender inglês?
  3. Você tem investido algo para aprender inglês ou fica só se enchendo de materiais da internet sem saber o que fazer direito com tudo?
  4. Como você tem se organizado para aprender inglês?
  5. Como tem administrado o tempo – seja o ocioso ou não– para aprender inglês?

Pense nisso! Tenho certeza que se você agir como o Paulo, você aprenderá muita coisa em 7 dias. Já terá o suficiente para começar se destacar. Aí, é só continuar se dedicando e não parar jamais. Pois, o aprendizado de inglês é contínuo e não deixa de acontecer em certo ponto da vida (só se você parar ou morrer!). No entanto, o que será que você está disposto para aprender inglês em 7 dias?

Se quiser mais que isso, contrate um professor. Valerá a pena! Eu posso ser seu professor. Basta se inscrever no curso Aprender Inglês Lexicalmente clicando na imagem abaixo. Até a próxima!

Aprender Inglês Lexicalmente

Etiquetas
Botão Voltar ao topo