Curso de Inglês Online: vale a pena fazer um?

Vale a pena fazer curso de inglês online? Como identificar um bom curso de inglês online?

Esse artigo foi escrito originalmente em março de 2012. Agora, em pleno 2020, volto a ele para melhorar as dicas e acrescentar algumas informações a mais a respeito deste assunto.

Curso de Inglês Online

A internet oferece uma série de recursos para quem deseja aprender inglês: blogs, sites, redes sociais, Youtube, escolas online e muito mais.

Muito material está disponível gratuitamente. São materiais de qualidade que se bem usados por qualquer estudante dedicado e organizado, os resultados serão maravilhosos.

Já outros são preciso pagar alguns reais (ou dólares) para ter completo acesso. Aí surge a pergunta: vale a pena pagar por um curso de inglês online? Quais as garantias de que você realmente aprenderá inglês ao fazer um curso de inglês online?

Alguns anos atrás, tínhamos apenas algumas marcas famosas e alguns professores que se arriscavam a oferecer aulas de inglês via internet. Mas, dia após dias tem aparecido inúmeros cursos de inglês online.

No Instagram, eu tenho me assustado com a quantidade de perfis que oferecem aulas de inglês. São milhares e milhares de perfis. Muitos deles usaram o Inglês na Ponta da Língua para aprender inglês e se tornarem professores. Então, posso dizer que faço parte dessa história.

Tem muito marketing…

Como qualquer negócio que vise lucro, o marketing desse pessoal é muito forte e as frases de efeito para ganhar alunos são cada vez mais elaboradas.

Tudo, claro, graças às técnicas de programação neurolinguística (PNL) e a pressa que o brasileiro tem de aprender inglês. Assim, vemos coisas como:

  • Faça este curso e seja fluente em inglês em 30 dias
  • Conheça meu método revolucionário que vai ajudar você a falar inglês fluente
  • Destrave seu inglês com este curso desenvolvido por especialistas de Harvard

Enfim, tem muita promessa e pouco entrega!

Vale a pena fazer curso de inglês online?

Minha resposta a essa pergunta é bem simples: tudo que você fizer para ajudar no aprendizado de inglês vale a pena. Se você acha que aquele curso te ajudará, então vale a pena.

Só não caia nas promessas do ser fluente em 30 dias, 60 dias, 3 meses, 6 meses, etc. E nem naquelas de aprenda inglês dormindo.

Afinal, como qualquer negócio, você sabe que é preciso investigar (pesquisar) bem antes de pagar o boleto ou passar o cartão de crédito.

 Afinal, assim como no mundo real, há muitas aventureiros espertos cujo objetivo é tirar dinheiro de quem tem pressa para aprender. 

Claro que há também o pessoal sério que se preocupa com o desenvolvimento de cada aluno e que são focados no aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

Como identificar um bom curso online?

O ideal, claro, é pesquisar o que as pessoas dizem sobre aquele curso ou professor.

Se o curso é online é promete fluência em um curto período de tempo – 24 horas, 30 dias, 2 meses, 4 meses e coisas assim –, desconfie.

Se o curso diz que tem uma fórmula secreta para você aprender inglês – algo que as escolas tradicionais não querem usar e te contar –, desconfie.

Se o curso afirma que você aprenderá inglês em tempo recorde apenas fazendo o que ele dizem para fazer, desconfie.

Em resumo, o segredo é desconfiar de tudo e todos! Aliás, desconfie até mesmo de mim – Denilso, o dono deste site e autor deste texto. Afinal, para algumas pessoas um professor pode ser excelente, já para outros não. Sem contar que problemas podem acontecer e você tem de saber como as partes resolveram o problema. Enfim, pesquise bem!

Já estou em curso online

Caso você já esteja fazendo um curso de inglês online, o que fazer diante do que eu acabei de falar?

Bom, escolher o curso de inglês online que atenda suas necessidades não é o suficiente.

Você tem de se dedicar aos estudos.

Costumo dizer que fazer um curso online exige muito mais disciplina, organização, tempo, dedicação, compromisso, força de vontade e foco do que um curso físico.

No curso online, cabe a você tomar as atitudes para aprender. De modo bem direto, você tem de ser um bom aluno de inglês.

Assim como nos cursos físicos, não há garantias de que você vai falar inglês fluente. Essa garantia dependerá de você (aluno) fazer a sua parte. Como eu já escrevi por aqui, fluência não é item que você compra.

As melhores escolas (professores) online oferecem aos alunos horários para bate papo online, oferecem aulas em vídeo, oferecem um canal de comunicação rápida entre o aluno e os professores etc.

Cabe, portanto, a você, aluno, tomar uma atitude e aproveitar tudo o que é oferecido.

That’s it! Pesquise bem! Dedique-se! Keep learning!

Etiquetas

13 Comentários

  1. Acredito que você tocou em um ponto muito importante. As pessoas também costumam me perguntar sites onde eles podem aprender inglês via internet, achando que tais sites lhe tarão a fluência que desejam de forma rápida e claro gratuita.Muito bom seu artigo Denilson. Adorei! =)

  2. Eu faço um curso on line que acho ótimo e realmente meu spoken english ficou bem melhor (não vou dizer o nome aqui pq não sei se posso). Mas seu artigo diz tudo: se não houver dedicação, então não existe milagre. Certa vez um colega meu me disse que ninguém vai te ensinar a falar inglês, os cursos só te dão os caminhos. Eu também acho. Eu também faço um outro curso que são de 3 americanos. Você paga 97 dólares e eles te dão 30 módulos. O grande lance desse curso é que vc aprende ouvindo, repetindo e respondendo perguntas. EU achei ótimo!!! Sem gramática! Isso vem automaticamente quando vc começa a repetir os textos. Eu tenho notado a melhora na conversação. Mas é a mesma coisa: se vc não tiver a atitude de fazer sozinho, de nada adiantará.

  3. Olá pessoal! Sou iniciante em inglês,e gostaria de aprender,porém não disponho de tempo para ir em uma escola de inglês,portanto a minha opção é on line.Alguém conhece o site de idiomas Livemocha?Sabem se é bom?Abraço,Rodrigo

  4. pra mim, ele falou, falou e nao disse nada. dizer que depende do aluno tudo mundo ja sabe e ja estamos cansados de ouvir; esperei ler um artigo mais serio sobre os cursos de ingles

  5. Pois é Wellington, então você já sabe o que fazer, por isso o texto não fez efeito para você.Se você já sabe que depende de você, então só falta agora fazer sua inscrição em um curso de inglês online, receber e estudar as lições. Afinal, a diferença do curso quem faz é você mesmo e não a marca do curso.Não sei o que você quer dizer com "um artigo mais sério sobre os cursos de inglês". Você esperava algo do tipo "curso A não presta"? Ou "curso B tem tais e tais vantagens"? Se for isso, creio que cabe ao cliente (a pessoa que procura por um curso) fazer a avaliação. Ou seja, é o cliente que deve identificar se um curso ou outro se encaixa às necessidades dele. Não sou eu quem vou recomendar um curso. Afinal, algumas pessoas podem se identificar com um curso/método, ou outro. Em resumo, qualquer curso – seja online ou não – vai depender mais do cliente/aluno, do que do próprio curso em si.Denilso

  6. Olá, não encontrei o banner da escola recomendada.
    De mais, parabéns pelo seu trabalho.

  7. Hola Denílson,

    Parabéns pelo seu blog é muito bom mesmo, o acompanho diariamente. Já faz um tempo que estudo inglês e não consigo me dedicar muito, mas esse ano jurei a mim mesmo que irei me dedicar ao máximo e como você mesmo fala, tem que se dedicar. Essas suas dicas aqui realmente ajudam, além de dar força de vontade pra vencer. Só peço, se possível me enviar o link para acessar seu curso de duas semanas para estudantes e a escola online que tu indica. Muito obrigado pela atenção !

    E continue esse belo trabalho !

      1. Assim como a Angelica, não encontrei o banner da escola que você recomendada. Você pode me passar o link?

        Adoro suas dicas, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!

Botão Voltar ao topo