Você compra fluência em inglês?

Você compra fluência em inglês? Eu sei que essa pergunta soa estranho, mas a ideia é bem simples. Portanto, continue lendo para entender sobre algo que é comercializado como se fosse um produto físico. Vamos lá!

Você compra fluência em inglês?

Você já notou como aqui no Brasil os cursos de inglês – principalmente os online – costumam vender fluência como se fosse um produto de prateleira? Os anúncios online que vemos parecem oferecer fluência como se fosse um produto que devemos usar um pouco a cada dia para no final de um período de tempo termos ele por completo. É por causa disso que faço essa pergunta sempre: você compra fluência em inglês?

As pessoas – clientes/alunos – acreditam que ao se matricularem em um curso de inglês online (ou mesmo físico) serão fluentes em inglês só porque estão pagando ou porque a escola – em seu bem elaborado marketing afirmou que serão. Muitos cursos online e físicos se aproveitam dessa crença absurda e acabam oferecendo fluência em inglês como se fosse um pacote de arroz.

Jamais esqueça que fluência em uma língua é algo que se alcança através de muita dedicação e estudo.  Entenda que,

fluência não é um produto que se compra no balcão de atendimento de uma escola de inglês. Fluência não é produto exposto no mostruário de venda das escolas de idiomas.

Ser fluente em inglês

Você compra fluência em inglês?Ser fluente em inglês (ou qualquer outra língua) leva tempo. E esse desenvolvimento da fluência depende mais de você – estudante de inglês – do que da promessa (marketing) da escola ou do curso online. Cabe a você fazer sua parte para ser fluente. Afinal, você pode passar anos estudando em uma escola e ainda assim não se tornar fluente. Aliás, há pessoas que passam anos morando em um país de língua inglesa e não desenvolvem a fluência de modo satisfatório.

O fato é que nenhuma escola de idiomas no mundo vende a tal fluência. Você não será fluente apenas pagando por seu curso de inglês e indo às aulas regularmente. É preciso muito mais que isso! Leia os textos Quanto tempo leva para ser fluente e O que fazer para ser fluente.

Algumas perguntas para ajudar a pensar

Minhas perguntas aqui são as seguintes:

  • Você, por um acaso, comprou fluência em um curso de idiomas?
  • Eles venderam fluência para você como se fosse um produto normal?
  • Você viu o produto fluência exposto em algum lugar? Recebeu uma amostra grátis?
  • Como você sabe que será mesmo fluente ao terminar o curso?
  • Peça para os vendedores do curso explicarem de modo resumido o que é fluência?

Quando você compra um aparelho de TV, você precisa fazer uso dele. Você o liga na tomada, aperta o botão de ligar, sintonizar os canais, ajustes as cores, a nitidez, o contraste, o som e tudo mais. Caso um canal não esteja agradando é só ir para outro.

Ao se matricular em um curso de inglês – online ou físico –, você compra apenas um material: livro do aluno, livro de atividades e respectivos CDs. Além disso, você compra também um pacote de horas de aulas, geralmente algo em torno de 40 a 45 horas em um semestre. Pausa para perguntas:

  • Você usa os materiais apenas quando vai ao curso de inglês ou procurar utilizá-los em casa também?
  • Você tem dedicado tempo para sintonizar seu cérebro com expressões, palavras, collocations, sentenças etc em inglês?

O que você anda fazendo para ser fluente?

Se o curso é online, você tem aproveitado ao máximo a estrutura que o curso oferece? Geralmente esses cursos oferecem professores virtuais, atividades extras, acesso ao fórum, enviado perguntas, participado de conversas online com outros alunos, acessado o ambiente do curso de modo geral. Enfim, você tem usado tudo e feito o seu melhor para se desenvolver cada vez mais e mais?

Resumindo as perguntas acima: Você está ligado na tomada? Você está fazendo sua parte no seu aprendizado de inglês? Você acredita que o seu curso de inglês [seja lá qual for] oferece estrutura, ambiente e apoio para você se tornar fluente em inglês?

Não espere receber a fluência embalada em um pacote lindo e maravilhoso. O que você recebe são as ferramentas para que você faça a sua parte – juntamente com a parte do curso – para que você desenvolva a fluência enquanto está no curso e continue desenvolvendo depois que o curso chegar ao fim.

Ninguém compra (ou vende) fluência. Tome muito cuidado com esse marketing da fluência como produto.  Ser fluente em uma língua depende muito mais de você se envolver com a língua do que qualquer outra coisa. O segredo é não ficar acomodado! Você é o grande diferencial!

Dicas recomendadas

Leia também as dicas do link abaixo:

Artigos Relacionados
Comentários