Quanto tempo leva para ser fluente em inglês?

Tem aumentado no Brasil o número de escolas de idiomas que no desespero para conseguir alunos fazem um comercial no qual garantem que você atingirá a fluência no idioma em 18 meses ou menos.

Contudo, causa-me estranheza o fato de que estas escolas – inclusive grandes – não definem em seus websites o que vem a ser a tal fluência. Eles estão falando de fluência oral? Fluência escrita? Fluência em leitura? Enfim, que fluência é esta que eles tanto falam? Vou assumir aqui que estão falando de Fluência Oral.Ou seja, estão falando da habilidade de falar rápido, da capacidade de se expressar na outra língua de modo confiante e seguro, pensar na língua alvo sem que traduza tudo de modo sofrível e demorado, entre outras coisas. Aliás, saber quantas palavras você fala por minuto é uma ajuda no rumo em busca da fluência.

Para aqueles que trabalham com ensino de língua inglesa profissional e responsavelmente, a Fluência Oral é algo que se adquire após muita prática e muita paciência. Ao contrário do que muitos pensam, a Fluência Oral nada tem a ver com o fato de você decorar regras gramaticais, decorar o nome dos termos gramaticais e coisas do tipo.

ser fluente em inglêsPense bem: você é fluente em língua portuguesa, certo? Você fala português ao logo do seu dia sem muitos problemas. Você se comunica com seus familiares, amigos e pessoas que encontra no dia-a-dia. Então você é Fluente em português. No entanto, você vai argumentar que não fala português tão bem assim, que sua gramática é uma tristeza e tudo mais. Por favor, não confunda as coisas. Ser fluente nada tem a ver com o fato de ser expert na gramática. Ser Fluente é ser capaz de se comunicar de forma clara, ser compreensível, falar sem hesitações o tempo todo, etc.

Logo, este tipo de fluência em outra língua você só adquire se estiver realmente interessado em alcançá-la. Para isto você tem de se envolver o máximo possível com a língua alvo. Para isto vai ter de escutar muito inglês em filmes, seriados, músicas, etc. Vai ter de ler em inglês o máximo que puder. Vai até mesmo falar sozinho, falar com os animais, com as paredes, etc. Vai escutar os CDs do seu curso de idiomas, baixar podcasts na internet, criar um roteiro de estudos no qual dará muita atenção em melhorar prncipalmente a sua capacidade auditiva e comunicativa (fala).

Se você estiver cheio de livros de gramáticas, preocupado com a regra das preposições, com a diferença entre o ‘to’ e o ‘for’, com a diferença entre o ‘make’ e o ‘do’, com a formação e o uso do Present Perfect Simple, etc saiba que está indo pelo caminho mais longo e penoso. Você vai ser fluente, mas só daqui há uns 5 anos. Isto se não desistir no meio do caminho. Este foi o caminho que trilhei no princípio.

Agora se você se dedicar a ouvir o máximo que puder, à aquisição de vocabulário (chunks, collocations, polywords, frases prontas, sentenças comuns em certas situações, etc), à falar mesmo que sozinho, a ler textos em voz alta, a gravar sua voz e comparar a pronúncia, etc você certamente progredirá em um tempo bem menor que 5 anos. Porém, superior a 18 meses. Ao dar atenção a estes pontos e outros você poderá adquirir Fluência Oral em 2 ou 3 anos. Isto em uma estimativa otimista na qual você fará a sua parte.

Afinal, adquirir fluência depende exclusivamente do aluno. É preciso uma boa dose de motivação equilibrada, dedicação, envolvimento, curiosidade, muita paciência e mais paciência ainda. É preciso empreender nesta atividade. É fundamental estabelecer objetivos. É bom acordar todo dia sabendo que não há uma fórmula mágica e que cada pessoa tem ritmo diferenciado. Leia o post “O que fazer para ser fluente em inglês?” e entenda um pouco mais o que quero dizer.

Dito tudo isto, aconselho você a tomar cuidado ao entrar em uma escola destas. Pergunte-se antes se você está realmente a fim de assumir este compromisso com você mesmo. Nunca se esqueça que você é o principal diferencial. O curso de idiomas – seja lá qual for – é apenas uma ferramenta. E cabe a você saber usá-la da melhor maneira possível. Você é a chave do sucesso. Você deverá fazer a sua parte. O segredo é Você!

Artigos Relacionados
Comentários