Quantas palavras você fala por minuto?

A maioria dos estudantes de inglês reclama que os falantes nativos sempre falam rápido demais. Geralmente eu escuto comentários assim,
“Se o cara falar devagarzinho, eu até que entendo lá algumas coisas; mas quando o cara desembesta a falar ,aí pronto, eu me perco todinho.”

O problema é que todo mundo sabe que falar devagar é monótono, é chato, é enfadonho (as 3 palavras são sinônimos, só as usei por uma questão de ênfase mesmo!). E não é nada natural e satisfatório.

De acordo com os ELT Professionals – profissionais que levam a sério este negócio de dar aulas de inglês – uma conversa (diálogo) comum, entre falantes nativos da língua inglesa, ocorre com uma velocidade com cerca de 190 a 210 palavras por minuto (isto dá uma média de 3 palavras por segundo). Uma simples sentença como “I don’t think this is right” pode ser dita em incríveis 1,26 segundos ou menos (0,94 segundos).

E agora!? Está tudo perdido, né não!? Eu nunca vou conseguir uma média destas!” Você deve estar pensando. Meu conselho é: Tenha muita calma e paciência! Dedique-se! Pratique! E você certamente chegará lá.

Lembre-se, porém, do seguinte: um estudante de inglês que queira atingir um bom nível de fluência e ser capaz de conversar com competência em inglês deverá procurar falar pelo menos 100 palavras por minuto (1,66 palavras por segundo) e estar preparado para entender 160 a 200 palavras por minuto (2,66 palavras por segundo).

O que fazer então para atingir este nível?

1) Escute muito! Treine bastante seus ouvidos! Torne-se um bom ouvinte tanto em português quanto em inglês. Se você não é bom ouvinte nem em português, então não será em nenhuma outra língua do mundo!

2) Leia textos em voz alta. Calibre aí o microfone do seu computador e grave-se lendo um texto. Salve este arquivo para comparar com gravações posteriores. O primeiro texto deverá ser guardado para servir de parâmetro. Procure sempre aumentar a velocidade. Ah sim, procure pegar um texto que tenha uma média de 100 palavras. Você estará chegando à perfeição quando conseguir ler as 100 palavras em torno de 1 minuto.

3) Baixe um arquivo de aúdio na internet e faça uma atividade chamada de voice-over. Ou seja, enquanto o narrador estiver falando procure falar junto com ele. Tente primeiro acompanhar o locutor com a ajuda do texto (script) e depois procure fazer de memória. Isto exige prática, dedicação e esforço. O resultado, porém, é fantástico! Vale a pena! Acredite!

Em resumo! Pratique o quanto puder!

Artigos Relacionados
Comentários