Como Desenvolver o Hábito de Estudar Inglês

Para aprender inglês você precisa criar o hábito de estudar inglês. Ninguém aprende de forma milagrosa! É preciso praticar e se envolver com a língua dia após dia para assim aprender algo novo e melhorar constantemente. O problema é que muita gente não sabe como desenvolver o hábito de estudar inglês. Assim, seguem abaixo algumas dicas.

1. Esteja Determinado

Determinação – também conhecida como força de vontade – é o principal ingrediente para você alcançar os resultados que deseja na vida. Claro que muita coisa poderá acontecer no meio do caminho, mas o mantra é “Never give up!” (Nunca desista!). Se você se mantiver determinado, certamente vencerá a grande maioria dos obstáculos que surgirão pela frente. Tome uma decisão firme e mantenha-se nela.

» Leia também: Como Aprender Inglês em 1 Ano e Por Onde Começar os Estudos de Inglês?

2. Não Permita Exceções

Como-Desenvolver-o-Habito-de-Estudar-InglesOs especialistas dizem que são necessários 20 dias seguidos para que uma nova rotina se torne um hábito. Muitos também dizem que 30 minutos por dia ao longo de 20 dias ajuda o cérebro a fixar o novo hábito. Mas, o importante é lembrar que as exceções não podem acontecer. Se você estiver determinado a estudar inglês e aprender de verdade, tenha como objetivo estudar inglês 30 minutos por dia todos os dias. Com o tempo você perceberá que estará passando mais de 30 minutos estudando. Isso significará que o hábito está criando raízes. Todavia, caso você abra uma exceção de modo voluntário, o cérebro acreditará que essas exceções podem ocorrer com mais frequência. Com o tempo você perderá a motivação e logo estará desanimado achando que é impossível aprender inglês.

» Leia também: Como Arranjar Tempo Para Aprender Inglês?

3. Conte para Alguém

Contar para alguém o que você pretende fazer ajuda a manter aquela força de vontade em alta. Um amigo poderá perguntar como você está se saindo. Uma amiga poderá te dar algumas dicas. Um primo poderá indicar um livro para ajudar você em sua caminhada. Não se esconda! Conte para alguém e conte com a ajuda dos que acreditam em você!

» Leia também: Livros de Inglês Básico Para Estudar SozinhoLivros de Inglês: Gramáticas e Aprender Inglês Online: Dicas e Sites

4. Enxergue-se Falando Inglês

Você dirá que isso é loucura; no entanto, garanto a você que isso ajuda a manter as esperanças e as expectativas. Quando eu meti na cabeça que queria aprender inglês e passei a estudar com afinco e determinação. Mesmo no começo eu ficava me imaginando um dia falando inglês com um inglês, um americano, um australiano, etc. Eu imaginava até mesmo algumas coisas que poderia dizer. Também me imaginava fazendo uma apresentação pública (um discurso) em inglês. Confesso a você que isso me manteve nos trilhos; afinal, eu visualizava onde desejava chegar. Portanto, não tenho medo de se imaginar falando inglês! Isso ajudará você a cultivar e fortalecer o hábito de estudar inglês cada vez mais.

» Leia também: Como Eu Me Tornei Fluente em Inglês e Como Pensar em Inglês?

5. Crie uma Afirmação Positiva

Muita gente acha isso uma bobagem. Contudo, ter uma frase positiva que você repete dia após dia faz com que seu cérebro mantenha o foco no objetivo. Isso, claro, fortalece o desenvolvimento do hábito. A frase pode ser algo simples como “Vou estudar inglês 30 minutos todos os dias e vou sempre aprender algo novo custe o que custar“. Esse pode ser seu lema. Repita-o diariamente e não abra espaço para as exceções.

6. Persista

Não desista! Você encontrará algumas dificuldades. A maioria das dificuldades serão criadas por você mesmo. “Eu não consigo!“, “é muito chato!“, “é muito difícil!“, “não tenho tempo!“, “não consigo!“, “não entendo!” e frases similares surgirão como verdades absolutas. Cuidado! Quando isso acontecer, pare, respire fundo, pense, repense e persista! Continue firme! Siga em frente! Os especialistas dizem que quando começamos a sentir o desejo de jogar tudo para o ar é na verdade o momento que o hábito está querendo se fixar. O problema é que nosso cérebro procura desculpas para desistir. Assim, cabe a você persistir.

» Leia também: 10 Dicas Para Aprender Inglês Mais Rápido

7. Premie-se

Depois que o hábito de estudar inglês se tornar realmente um hábito, você poderá se dar um prêmio. Pode ser uma barra de chocolate, um novo livro, ir para a balada, deitar em uma rede e relaxar ao som de sua música favorita, dar uma volta no shopping e comprar algo simples que servirá como lembrança de sua conquista. Enfim, premie-se! O legal é você se premiar a cada período de tempo. Ou seja, se você mantiver o ciclo de 20 dias ininterruptos, poderá se dar um prêmio a cada vinte dias de estudo. Nós adoramos receber prêmios; portanto, premie-se e veja como seu cérebro ficará feliz com a conquista. Você ganhará conhecimento e de quebra leva uma lembrancinha por sua conquista. Isso mostrará a você que você é capaz!

Essa dicas foram adaptadas do texto Seven Steps to Developing a New Habit, publicado originalmente no blog do autor motivacional Brian Tracy. Espero que as dicas ajudem você a tomar uma decisão firme e a desenvolver o hábito de estudar/aprender inglês em 2015 e nos anos que virão pela frente. Muito aprendizado para você. Até a próxima!

Etiquetas

2 Comentários

  1. As always, extremely useful tips, they really help build up the motivation needed for those that are beginning their learning.

    1. Thanks, Gustavo! Build up motivation is key in the process of learning/acquiring a second language. 🙂

Botão Voltar ao topo