Aprender inglês em 1 ano: dicas e técnicas

Como aprender inglês em 1 ano? Será que tem como aprender inglês em 1 ano? O que fazer para aprender inglês em 1 ano? Quais são as dicas para aprender inglês em 1 ano? É possível aprender inglês em 1 ano? Leia as dicas abaixo e prepare-se para aprender ou pelo menos tentar aprender inglês em 1 ano. Se você estiver com muita pressa, vá direto para a dica 11!

Aprender Inglês em 1 Ano

01 » Pense em Inglês!

A partir de hoje não pense mais em português. Tudo o que você pensar, pense em inglês. No começo é difícil, mas eu tenho certeza que você conseguirá. Esforce-se! Crie o hábito! Não sabe como começar a pensar em inglês? Então, leia a dica Como Pensar em Inglês?.

02 » Não estude inglês!

Calma! Eu explico! O segredo é envolver-se com a língua inglesa. Torne a língua inglesa algo comum no seu dia a dia. Escute músicas em inglês. Leia textos em inglês. Fale sozinho em inglês. Configure seu smartphone, tablet, televisão, rádio do carro, computador, etc., em inglês. Quando ler algo em português, procure traduzir mentalmente para o inglês. Decore diálogos em inglês. Decore sentenças do dia a dia em inglês. Enfim, respire inglês o máximo que puder. Isso é uma questão de hábito (costume). Se você conseguir adquirir hábitos ao poucos, em 20 dias os resultados começarão a ser percebidos. [Leia também:  Arranjar Tempo Para Estudar Inglês]

03 » Tenha tempo para o estudo formal!

Aprender Ingles em 1 AnoDedique cerca de quatro a cinco horas por dia estudando a língua de modo formal. Compre gramáticas, dicionários, livros de vocabulário e livros de provas e exames. A cada dia, use as suas quatro a cinco horas de estudo formal para aprender pelo menos 90% de um determinado conteúdo gramatical. Estude o ponto gramatical exaustivamente. Leia, pesquise, releia, tire dúvidas apenas sobre aquele ponto. Depois, faça muitas atividades e também testes e provas. Assim, você terá uma ideia se está progredindo ou não.

04 » Desenvolva seu vocabulário 

Para isso compre livros sobre phrasal verbs, vocabulário do dia a dia, expressões idiomáticas, gírias, collocations, frases e sentenças do dia, etc. Estude os livros! Faça as atividades! Releia-os! Use-os ao ponto das folhas começarem a cair de tanto manuseio. Ah! E acostume-se a fazer uso do vocabulário que você estiver aprendendo. Não adianta nada aprender e não usar! Use nem que seja com você mesmo (falando sozinho)!

05 » Desenvolva a pronúncia

Compre livros de pronúncia. Dedique  tempo para tirar o máximo proveito desses livros. É extremamente importante que você faça os exercícios descritos nos livros. Se o livro mandar fazer a repetição de um som durante 30 minutos, faça isso. Não tenha medo ou vergonha! Para aprender inglês em 1 ano, vai valer a pena! [Leia também: Aprender a Pronúncia do Inglês]

06 » Escute inglês!

Escute de tudo: programas de TV, noticiários, programas de rádio, músicas, entrevistas… Enfim, tente escutar inglês o máximo que puder o tempo todo. Nem que seja só para ficar ouvindo o barulho. Seus neurônios precisam dessa massagem para se acostumarem com os sons, vocabulário, estrutura da língua e tudo mais.Quanto mais tempo você passar ouvindo inglês melhor. [Leia também: Dicas para Melhorar o Listening em Inglês]

07 » Escreva em inglês!

Seja lá o que você for escrever, escreva em inglês! Vai fazer uma anotação na agenda, escreva em inglês. Está tomando notas nas aulas, escreva em inglês. Está participando de uma reunião e fazendo anotações, escreva em inglês. Está redigindo um texto para você mesmo ler depois, escreva em inglês. Acho que você já entendeu! [Leia também: Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês]

08 » Não saia para as baladas e festas

O tempo que estaria em uma festa ou balada, use para ficar em casa estudando. O dinheiro que você gastaria em festas, economize e invista na compra de livros. Seja esperto e mantenha o foco em seu objetivo. Não saia de para festas, baladas, shows, churrascos… Nada disso! Lembre que você tem de aprender inglês em 1 ano! Seus amigos vão dizer que você está se afastando de todo mundo; mas, pense bem, em um ano você vai poder participar de baladas falando inglês ou português. Creio que seus amigos vão achar isso o máximo!

09 » Não seja um acumulador!

Não perca tempo baixando livros e livros mais livros na internet. Também não perca tempo salvando vários sites em seus favoritos. Não seja um acumulador de PDFs e outros tantos arquivos. Não baixe um monte de tranqueiras que depois você nem usará. Seja esperto! Leia mais sobre isso em Quer Aprender Inglês!? Não seja um Acumulador!

10 » Não desista! Persista!

Vira e mexe, eu encontro alguém dizendo o seguinte: “eu tentei aprender inglês em 1 ano, mas não consegui“. Aí eu pergunto, “por quanto tempo você estudou?” A resposta costuma ser: “fiz um cursinho de quatro meses!” E eu então devolvo, “e desde quando o período de 4 meses é 1 ano?” Também costumo emendar a seguinte pergunta, “nesse período de quatro meses você estudava inglês fora da escola ou só na escola mesmo?“. No geral, elas dizem que estudavam só na escola. Isso nas minhas contas dá algo em torno de 40 horas em um semestre. Dois dias tem 48 horas! Logo, dos 365 dias em um ano, a pessoa não estudou nem dois dias. Ou, levando em conta as horas, o ano tem 8760 horas; logo, ela dedicou apenas 0,46% das horas de um ano. Desculpe-me, mas para mim isso não é nada! Então, não desista! Dedique-se! Mantenha-se firme! E lembre-se: aprender inglês é para sempre!

E agora, para fechar com chave de ouro vamos à principal dica de todas:

11 » A Grande Dica

Não espere por um milagre para falar inglês como um nativo! Milagres dessa natureza não costumam acontecer! Seria legal se acontecessem! Também seria legal tomar uma pancada na cabeça e começar a falar inglês de uma hora para outra. Muito mais fácil! Mas, infelizmente, não é assim que funciona. Então, nada de esperar que as coisas aconteçam da noite para o dia. Seja você mesmo o seu milagre! Essa coisa de aprender inglês em 1 ano não é tão fácil ou possível o quanto você imagina. Seja realista! Vá com calma! Mude seus hábitos de estudos! Concentre-se! Estabeleça objetivos e foque neles!

Se você começar a fazer isso agora, garanto que em 1 ano você saberá muito mais coisas do que sabe agora.

Aprender inglês em 1 ano não é tarefa das mais fáceis. Trata-se de uma questão de atitude, determinação, força de vontade, saber dizer não, saber investir, contar com o apoio de uns e críticas de outros. Aprender inglês em 1 ano não ocorre por milagre, então veja bem o que você realmente quer. Aprender inglês 1 ano pode não acontecer em 1 ano, mas você certamente aprenderá muito em apenas 1 ano. Boa sorte! Bons estudos!

Etiquetas

18 Comentários

  1. Professor Denilso de Lima eu gostaria de saber como se dizer: "Será que vai chover.." Será que devo sair agora" .. Esse 'Será que …'
    Sempre quis saber como se expressar desta maneira em inglês!

  2. As vezes, tem aqueles momentos que nada da certo que você perde a motivação, não se sente com coragem de continuar na sua caminhada estudando e aprendendo o Inglês ou seja qual for o sua disciplina não desista siga em frente, eu como um aluno de nivel básico estou nessa Caminhada que me dá prazer todos os dias quando acordo a primeira coisa que penso é onde estão meus materiais de inglês, não é fácil estudar Gramática da Língua Inglesa, Phrasal Verbs, Verbos Polissêmicos, Contrações e mais outras tantas coisas que a Língua Inglesa nos apresenta em cada passo que damos em frente, mais uma coisa coloquei na minha cabeça. Eu estava lendo uma matéria no Blog English Experts maravilhoso por sinal e algo me chamou atenção eu estava lendo e quando o Autor do Artigo disse mesmo que nós sempre estude Inglês e sejamos os mais Fluentes possiveis (brasileiros), nunca seremos visto como os Americanos ou Britânicos o Autor dizia que mesmo que você seja tão fluente como eles sempre seremos vistos como Turistas ou De fora, apesar de lê isso me machucou muito porque um Aprendiz da Língua Inglesa, ler uma coisa dessas pra quem ta começando é dolorido, mas depois sentei e refleti e acabei aceitando e vendo que é assim mesmo, (Observação: Não quero ser como eles só estou me referindo há pessoas que tem esse preconceito, apesar deles serem um povo muito acolhedor e carinhoso.) Continuando em vez desse artigo ter me derrubado de vez levantei a cabeça e pensei comigo mesmo, Nada de Desistir isso só me deu ânimo de continuar em frente e não abandonar o Inglês que já faz parte do meu dia a dia, estudo ouvindo Inglês e durmo ouvindo Inglês, pra quem acha que atrapalha está enganado, é claro que você não tiver Foco no que esta fazendo irá atrapalhar, é como o Professor Denilso disse: "A música é como uma massagem para o Cerebro". Finalizando faço uso de todas as dicas no Blog Inglês na Ponta da Língua e procuro usá-las sempre. Lembre-se o Importante é fazer dos Estudos de Inglês virar Prazer em estudar não sinta como uma obrigação. "Sometimes you have to be your own hero". Abraço Professor Denilso.

      1. Bem só faltou responder uma coisa, é possivel falar como os nativos na lingua inglesa, fazendo com que os proprios nativos nem saibam que você é um estrangeiro? Obrigado

  3. Professor, com relação a dia 7. Tenho uma certa duvida.
    Procuro traduzir muitas musicas, e textos, que encontro na internet, e sempre faço do Inglês para o português, e sinto muita dificuldade por não conhecer muitas palavras e tal.
    E passei a fazer ao contrário. Ir do português para o Inglês.

    Gostaria de saber, se é a alguma diferença na ordem de PT>ING ou ING>PT para melhor aprender, ou senão faz diferença.
    E qual o Sr, aconselha PT>ING ou ING>PT.
    Obrigado.

    1. Willian,

      Eu sinceramente não vejo diferença. Desde que o cérebro esteja em contato com a língua de uma forma ou de outra, para mim dá tudo na mesmo.

      😉

    2. Como a respota do Denilso, nao acho que e muito importante qual maneira em que se aprende uma lingua. Estou a fazer o contrario do que voce (falo ingles e estou a aprender portugues) e gosto de fazer atividades em ambos direcoes. Por exemplo, gosto de ler artigos, recursos e jornais brasileiros, portugueses, cabo-verdianos etc para o ingles. Porem, tambem gosto de tentar escrever coisas do Ingles para portugues, como as letras das minhas cancoes favoritas. Sinto-me que a coisa importante e para aprender a pensar na outra lingua. Acho que se fizer um tipo de atividade, possa ajudar a outra tipo. Como dizem, nao ha nenhum sustituto por praticar.

  4. Ola, Vi em uma de suas dicas que não é recomendado o estudante ouvir qualquer tipo de material para aprender.
    Gostaria de saber, qual é o melhor material para se aprender ingles de acordo com o nivel?
    Obrigado

    1. Não é que não é recomendado qualquer tipo de material! Nada disso! A pessoa – estudante – é quem tem de identificar o que ela dá conta de ouvir e investir nisso. A dica a qual você se refere é que falei sobre ouvir rádios em inglês. Portanto, ouvir rádios em inglês não é algo que qualquer aluno de nível básico possa se aventurar a fazer. Mas, alguns se aventuram e conseguem ótimos resultados. Ou seja, quem se aventura, cria o hábito, estabelece objetivos, cria estratégias, aprende naturalmente e, consequentemente, se dá muito bem.

      Sobre livros que recomendo, dias atrás escrevi uma dica sobre isso, leia em Livros de Inglês Para Estudar Sozinho.

      Att.,

      Denilso

  5. Grande Denilso! Arrasando como sempre! Excelente post. Parabéns e que você sempre seja uma inspiração aos que desejam aprender inglês!

    Grande abraço,

    Ueritom

  6. Parece que seria muito trabalho. Para mim, nao estou certo que alguem conseguiria aprender nenhuma lingua em 1 ano. Bem, no menos se nao viver num pais onde se fala a lingua. Na minha opiniao, seria muito dificil ficar fluente se nao esteja rodeado-se pelas pessoas que falam a lingua todos os dias.

  7. Assistir um canal totalmente em ingles como a CNN seria uma boa mesmo nao entendo nada seria bom ou perca de tempo??Poq ja ouvi dizer se vc nao entende 50% de uma coisa vc estar perdendo tempo poq aquilo é mais avançado do q seu nivel!!

    1. Nada é perda de tempo, Eduardo. Perda de tempo é achar que certas coisas são perda de tempo e assim não ir já se envolvendo com a língua independentemente das dificuldades. Portanto, não perca seu tempo achando que ouvir a uma CNN seja perda de tempo. Você pode não entender tudo, mas o pouco que você entender o motivará a se envolver mais e com o tempo estará entendendo bem mais que o que entendia no início.

  8. Eu quase caí morto em frente ao meu laptop! Parece que você possui a mesma linha de raciocino que eu! Nossa tudo o que eu li até agora descreve meu perfil e como eu penso em aprender inglês! Apesar de eu ser viciado em escutar a BBC world service e rádios, eu irei começar a escutar rádios americanas! Obrigado pelas dicas.

  9. Basta comprar um livro da editora francesa Assimil. Após completar o primeiro volume vc vai estar no 2° ou 3° nível do quadro europeu para línguas (A2-B1). Daí, vc compra o volume 2 e pega B2 (ou talvez o nível C1, se vc dominar os dois completamente). O resto é mais fácil: you just need to talk! Infelizmente eu n vou revelar como eu uso esses dois livros (vou deixar para uma possível tese…para quando eu estiver formado, rsrsrs).

    faça amigos virtuais e converse pelo skype com eles. Se vc é “acanhado”, procura por um site chamado verbling…

Botão Voltar ao topo