Ouvir Rádios para Melhorar o Inglês

Ouvir rádios para melhorar o inglês? Isso é possível? Como melhorar o inglês ouvindo rádios? Vale mesmo a pena ouvir rádios? Que rádios ouvir? É melhor ouvir rádios ou assistir a filmes e seriados? Como eu faço para ouvir rádios online e assim ficar cada vez mais afiado no inglês?

As perguntas acima foram feitas por participantes da última turma do curso Aprender Inglês Lexicalmente(clique aí e inscreva-se na próxima turma). O assunto surgiu quando eu disse que uma das coisas que faço para manter o meu inglês afiado é ouvir programas de rádio. Depois, em uma conversa o amigo americano Timothy Lee Barret do Domine Inglês  o assunto voltou à tona. E assim, decidi escrever uma dica a respeito. Afinal, qual a vantagem de se ouvir rádios?

Para alunos de nível avançado e o pessoal já fluente ouvir rádios é em minha opinião, a melhor maneira de se manter em contato com o inglês da vida real. Afinal, o pessoal fala inglês naturalmente. Nada é editado. As pessoas que ligam para fazer um comentário ou participar de uma promoção são pessoas que falam o inglês da vida real. Nas palavras do Tim, “It’s real English in the real world“.  O que queremos dizer com isso?

Os seriados e programas de TV apresentam diálogos que foram escritos para aquele contexto. Muitas vezes algumas palavras e expressões usadas pelos atores e atrizes só fazem sentido no seriado. Claro que eles usam o inglês do a dia a dia, mas ainda assim é um inglês editado para aquele momento. Já nos programas de rádio, o inglês (a linguagem) usado é à queima roupa. As palavras e expressões são as que as pessoas realmente usam no dia a dia. Não é ensaiado!

Ouvir Rádios em InglesVale dizer aqui que eu não tenho absolutamente nada contra os seriados e programas de TV. Eles também são úteis para o aprendizado. Mas, eu os considero limitados nos que diz respeito ao inglês da vida real. Logo, se você quer mesmo aprender a ouvir inglês como as pessoas falam nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, Irlanda, etc., comece a ouvir rádios. Escolha um programa e acostume-se a ouvi-lo sempre que possível. Por mais difícil que possa ser no início, não desista. Escolha um programa específico e acostume-se a ouvi-lo frequentemente.

Quando eu comecei a aprender inglês, costumava sintonizar um rádio velho na BBC Radio. Para isso, eu ficava acordado até tarde, pois de madrugada não tinha tanta interferência. Mas, mesmo com a antena levantada eu tinha de colocar um bombril na antena para melhorar o sinal. Felizmente, as coisas mudaram. Hoje em dia, você tem praticamente todas as rádios do mundo à sua disposição na internet. Ou seja, ouvir rádios hoje está muito mais fácil!

Um dos sites que lista várias rádios do mundo é o TuneIn (disponível também na AppStore e Google Play). Ao acessar o site, você verá no topo uma lista de como você pode encontrar rádios. Clique em “Por Lugar”. Na página que abrir, escolha o continente desejado (América do Norte, por exemplo). Depois clique no país que você quer (Estados Unidos). Abrirá a lista de estados daquele país, clique no estado e então na cidade que quer. Depois é só sair escolhendo a rádio que deseja. As opções são várias: cristã, country, jazz, pop, rock, anos 60 e 70, notícias, talk radios, etc.

» Leia também: Rádios Para Ouvir em Inglês

Eu escuto com mais frequência as talk radios. Meu objetivo é ouvir inglês e não músicas! Por isso, escuto os programas nos quais eles discutem política, religião, cultura, ciências humanas, comportamento, etc. Um dos programas que ouço praticamente todos os dias é o The Rush Limbaugh Show, o programa mais ouvido nos Estados Unidos (cerca de 15 milhões de ouvintes (isso só nos Estados Unidos).

Além dele, também escuto aos programas aleatórios de duas talk radios: a nova-iorquina WABC 77 (considerada a rádio mais ouvida dos Estados Unidos) e a californiana KFI.

Devo acrescentar aqui que ao ouvir esses programas eu não paro o que estou fazendo e fico tentando entender tudo o que eles falam palavra por palavra. Eu escuto essas rádios naturalmente. Quando um assunto é interessante, eu paro e presto mais atenção à conversa. Quando o assunto não me interessa eu deixo o “rádio” ligado e fico ouvindo sem dar atenção.

Como eu disse no começo, ouvir rádios não é para estudantes de qualquer nível. Isso é algo que ajudará mais diretamente aqueles que já possuem um excelente nível de inglês. Se você faz parte desse grupo e quer melhorar seu inglês ouvindo o inglês da vida real, comece a ouvir rádios em inglês. Acostume-se a isso. Garanto a você que seu inglês (seu listening) vai dar um salto enorme com o tempo.

Etiquetas

36 Comentários

  1. Muito bom post.
    Gostaria apenas de fazer uma observação, eu comecei a estudar inglês sozinho faz uns 2 meses mais ou menos, procuro todo dia ouvir rádios com notícias e acabando sempre pescando uma o outra palavra no contexto, uma dica que eu daria para quem está começando é ouvir rádios infantis, apesar de ser para criança inglês é inglês.
    Contnuem fazendo esse maravilhoso trabalho inglêsnaportandalíngua.

    1. Olá Rafael, tudo bem? Obrigado por seu comentário e pelo incentivo no final. Bom saber que estamos sendo úteis no seu aprendizado.

      Embora você seja um estudante iniciante, devo dizer que o que você está fazendo e maravilhoso. Quanto antes você se acostumar com o inglês de verdade (ouvindo rádios), melhor para você. Não tenha medo! Não desanime! A gente começa pescando uma coisa ou outra e com o tempo começa a pescar mais e mais coisa e quando vermos estamos entendendo muito. Portanto, mantenha-se firme nisso.

      🙂

    2. Tenho um aluno iniciante que constantemente ouve inglês no carro dele ao viajar para o serviço. Eu percebo se ele fez isso em uma determinada semana ou não, pois o rendimento dele na sala de aula é exponencialmente maior quando o faz.

      1. Se todos os aprendizes iniciantes entendessem a importância do listening – por mais difícil que possa parecer no começo -, eles certamente não demorariam tanto tempo para aprender inglês e desenvolver a fluência deles. Seu aluno está de parabéns! 🙂

  2. É totalmente verdade, acho que ouvir rádio é o melhor método que existe para aperfeiçoar o inglês especialmente quando alguém tem um nível muito avançado e um contato total com a língua. Para mim, a melhor estaçao de rádio é a BBC 4 http://www.bbc.co.uk/radio/player/bbc_radio_four_… É a estaçao mais interessante porque trata temas de cultura. Se alguém quer aprender espanhol também aconselho o website http://www.idiomas247.com/en/online/free-spanish-

    Obrigado por toda a informaçao deste site!

  3. Hello, Denilso! A very well-written article, as always, that will surely make people think and help them improve their English! Thank you for mentioning us in the article! It was an honor. And listening to Rush Limbaugh… you're a man after my own heart! 🙂 Best wishes in your effort to help Brazilians take their English to the next level! You're a true trailblazer in the field!

    1. Thanks Tim! You know you've also been part of Inglês na Ponta da Língua since the beginning (2007). Although it seems like I'm apart from everybody, I am not. I am just disappointed with a bunch of things in the ELT field! Let's keep in touch! 🙂

  4. Quando vim morar nos E.U, tinha preguiça de ver televisão pois não conseguia entender todas as palavras. Com o tempo, e por falta de opção, comecei a prestar mais atenção nos jornais, programas de entrevistas, etc. e é realmente surpreendente o que o hábito de ouvir o idioma todos os dias faz com quem está aprendendo outra língua. Tudo ficou bem mais natural para os meus ouvidos. Sempre acompanho as suas dicas e adoro o seu trabalho. Parabéns!

  5. Acho mto boa essa ideia de rádios… Eu tenho ouvido vários podcasts em inglês nos últimos meses e tem realmente me ajudado bastante tbm…
    Admiro mto seu trabalho, Denilso…
    Abraço

  6. E em relação ao inglês britânico, qual rádio seria a melhor para aprender? Apesar do meu inglês ser intermediário, pretendo começar a escutar com frenquencia, sair da mesmice de somente músicas e series.

  7. Olá Denilso, realmente você tem razão. Já faz um tempo que vou para o trabalho ouvindo rádio em inglês, quando posso ouço no trabalho, em casa e no meu carro estou sempre ligado enfim, fiquei "viciado"! O mais incrível e que eu não consigo mais ouvir rádio brasileira, quando ouço eu estranho! rs Dica para tds: 94,9 Magic(Tampa – Flórida) programa Delilah AfterDark begin at 7:00 pm local time.
    Sua dica da power foi 1000!! já está nas favorite do meu Itunes!!!
    Abçs.

    1. Eu queria uma rádio que tocasse aqui no Brasil. Assim eu poderia escutar toda manhã antes de ir a escola e na volta. Sabe alguma?

  8. Hi, guys.
    Estou há um ano estudando inglês, e hoje, um dos professores ( o Rômulo) me indicou este site. E ao ler essa publicação, foi como se descrevesse o que venho fazendo a alguns meses. Sempre ouço rádios onlines, vou de ônibus para o trabalho ouvindo os CDs do curso, e quando estou de carro, também coloco os áudios pra tocar durante todo o percurso. Isto tem melhorado muito o meu listening. E quando o trânsito está parado, aproveito pra prestar um pouco mais de atenção e repetir o que estou ouvindo.
    E uma dica que deixo para quem quer ouvir o inglês britânico é ouvir mesmo a BBC.
    Para quem quiser ouvir o inglês americano, também tenho um site que lista diversas rádios online dos USA. É só escolher o gênero musical e a cidade e colocar pra tocar.: http://www.usliveradio.com/
    And, good learning for all.

    1. Olá Jone, muito obrigado por seu comentários e dicas acima. Fico feliz com sua contribuição e sempre que quiser compartilhar algo, sinta-se à vontade! Hey, você está no Facebook? Então, se quiser curta nossa página lá. O endereço é <a href="http://www.facebook.com/inglesnapontadalingua” target=”_blank”>www.facebook.com/inglesnapontadalingua. Ah! Agradeça o seu professor por mim! Fico feliz em saber que ele confia em meu trabalho, ao ponto de indicar para os seus alunos. Thanks you so much! 😉

    2. Olá Jone, muito obrigado por seu comentários e dicas acima. Fico feliz com sua contribuição e sempre que quiser compartilhar algo, sinta-se à vontade! Hey, você está no Facebook? Então, se quiser curta nossa página lá: Inglês na Ponta da Língua. Ah! Agradeça o seu professor por mim! Fico feliz em saber que ele confia em meu trabalho, ao ponto de indicar para os seus alunos. Thanks you so much! 😉

  9. Estudo Inglês há alguns anos e meu listening é o pior das 4 habilidades, no entendo, tento entender até mesmo humor em Inglês, já que tenho uma certa frequência em ouvir humor em Português. Vou adicionar este post aos favoritos, entrei no site e consegui achar uma rádio em Baltimore, MD, cidade a qual tenho uma amiga americana que treino meu reading and writing. Vou começar a ouvir as rádios, mesmo não entendendo quase nada para melhorar. "No Pain, No Gain".

  10. Muito bom e útil o post. Ontem baixei o aplicativo do TuneIn no meu celular e já comecei a ouvir algumas rádios em inglês, ouvi mais a Science Friday, no começo é difícil entender todo o contexto da reportagem, mas a locução em inglês da rádio é simples e depois que o cérebro se acostuma com o inglês fica mais fácil entender..
    Muito obrigado pela dica.
    Have a nice day.

    1. É isso aí, Walter! Tudo é uma questão de costume! Por mais difícil que possa parecer, não desanime! Com o tempo você está entendendo muito mais que agora! 😉

    1. Fannine, tudo bem? Veja o que eu escrevi quase no final do texto:

      "Como eu disse no começo, ouvir rádios não é para estudantes de qualquer nível. Isso é algo que ajudará mais diretamente aqueles que já possuem um excelente nível de inglês. Se você faz parte desse grupo e quer melhorar seu inglês ouvindo o inglês da vida real, comece a ouvir rádios em inglês. Acostume-se a isso. Garanto a você que seu inglês (seu listening) vai dar um salto enorme com o tempo."

      Portanto, não é algo recomendado para estudantes iniciantes. Afinal, um estudante que tem pouco conhecimento poderá se sentir desestimulado e achar que inglês é impossível de ser aprendido. No entanto, em alguns comentários acima, alguns estudantes "básicos" contaram suas histórias em relação à essa experiência e, de acordo com eles mesmos, se saíram e estão se saindo bem. Isso significa que depende de cada pessoa: objetivo, dedicação, persistência, frequência de estudo, etc. Em outros palavra, um aluno "avançado" que não se envolve com a língua deixar de aprender e melhorar muito. Já um aluno iniciante que se dedica, se envolve, corre atrás e tudo mais, terá muito mais chance de sucesso que aquele. Em resumo, cada pessoa é uma pessoa! Um iniciante pode começar ouvir uma rádio hoje e ir se acostumando com o inglês e, assim, obter muitos resultados positivos a longo prazo.

      😉

  11. Parabéns Denilson pela iniciativa do site, além de bem feito realmente ajuda bastante no aprendizado. Como a Rafael mencionou nunca parei para escutar radio em inglês, mas sempre assistia desenhos do cartoon em inglês como passo muito tempo no computador vou procurar algumas dessas rádios para ver como anda o meu inglês. Parabéns mais uma vez e quando for dar alguma aula pelo nordeste avisa que provavelmente serei um dos inscritos.

  12. Gosto muito do seu trabalho prof. Denilson,se não fosse por esse blog eu nunca teria a minima ideia de como acrescentar expressões ao meu inglês,deixando ele mais dinâmico e menos mecânico.Eu me considero em um nível intermediário de inglês e para quem esta neste nível eu aconselharia a escura a radio BBC Radio, e um radio da Inglaterra,com varias estacões todas online ,e só jogar BBC RADIO no Google e já aparece ,muito msm ,tem estacão pra todos os gostos .

  13. Olá Denilson,
    Tenho que admitir, você me deu uma excelente dica. Estudo inglês há 2 anos e meu nível está muito bom, tudo porque passo boa parte do tempo ouvindo podcast em inglês dos Estados Unidos. Em meu trabalho tenho contato com vários americanos e isso só me ajuda. Mas nada melhor do que tentar imitar a forma de que eles falam, claro são vários então cada um com seu sotaque.Mas é isso de hoje em diante estou adotando esta prática de ouvir rádios do USA e tenho certeza que vai melhorar ainda mais minha pronúncia.
    Abraços

  14. Denilson, você acha que isso vale para quem está iniciando também ? Ouvi falar que as vezes, de tanto seu cérebro ficar ouvindo, mesmo qie indiretamente, ele acaba captando algo.

  15. Outra rádio ouço bastante é NPR One, tem aplicativo, canal de notícias, o inglês falado é pausado e dá pra entender.

  16. Boa dica ! Hoje por ouvir rádio meu inglês melhorou muito a ponto de ensinar inglês para o presidente Obama.

  17. Grande Denilso! Por sorte, tive o hábito de escutar inglês desde os primeiros meses que comecei a aprender Inglês. Lembro que nos primeiros 2 meses eu assistia muito daqueles videos no YouTube que parecem ser desenhos animados para criança de 5 anos. Contava história simples, linguagem bem pausada e explicada e acompanhado de legenda.

    Depois de 2 meses resolvi me aventurar nas rádios. Eu já tinha me acostumado ao inglês que eu vinha escutando (o lento e pausado). Quando escutei a rádio pela primeira vez, tive um choque muito grande: “o que é que eles estão falando?” Eu não entendia nadinha. Mas mantive uma crença: “Já que esse será o Inglês que irei escutar na vida real, no dia a dia, então é melhor escutar mesmo sem entender nada, um dia entenderei”.

    E assim foi: conforme passavam os dias, as coisas começavam a se encaixar.

    Entedia algumas palavras, depois frases, e aí meu inglês deslanchou de vez. Eu lembro também que eu assistia videos do TedX, com legendas, ajudou bastante.

    O mais importante é ficar escutando mesmo não entendendo nada. Conforme for melhorando o vocabulário, as coisas começam a se encaixar.

    Abraços, Denilso.

Botão Voltar ao topo