Rádios Para Ouvir em Inglês

No texto Ouvir Rádios Para Melhorar o Inglês, falei sobre a importância e as vantagens de ouvir rádios em inglês para desenvolver as suas habilidades de listening. A ideia é manter-se envolvido com o inglês e assim continuar desenvolvendo a fluência. A única coisa que não listei no texto foi quais são as rádios para ouvir em inglês que eu recomendo.

Não recomendei nenhuma por acreditar que cada pessoa – estudante ou professor de inglês – deve procurar algo que agrade a si mesmo. Minhas preferências e gostos podem não são as mesmas para todo mundo. Felizmente, há inúmeras rádios para ouvir inglês online. Portanto, é só escolher uma e seguir ouvindo. Acredite, eu tive de garimpar um pouco para escolher as minhas favoritas.

Mas, antes de apresentar minha pequena lista, vamos aprender como acessar rádios para ouvir em inglês.

Como ouvir rádios em inglês?

TuneIn e iHeartRadioEu uso alguns aplicativos para facilitar a vida. Um deles é o TuneIn, aplicativo gratuito  disponível na AppStore e na Google Play. Você não tem um desses celulares modernos? Tudo bem! Você pode ouvir as rádios do TuneIn em seu computador (via Chrome, Safari, Firefox, Explorer, Opera etc.).

O aplicativo (ou o site) funciona de modo muito simples. Ao acessá-lo você poderá pesquisar rádios por lugar. Ou seja, escolher as rádios pelo país que deseja. Logo, se você está mais interessado no inglês sul-africano, opte por África do Sul. Caso tenha vontade de praticar o inglês neozelandês, então é só escolher Nova Zelândia. Quer o inglês galês? Então, a opção sera País de Galês. Deu para entender, né?

Outro aplicativo que uso é o iHeartRadio (somente para iPhone). Esse aplicativo só está disponível para quem mora no Estados Unidos. Portanto, se você lê essas dicas diretamente dos States, baixe o aplicativo na AppStore, crie uma conta e você terá acesso às principais rádios do país.

Qual rádio escolher?

Rádios para Ouvir em InglêsComo eu disse antes, a escolha é sua. Você terá de garimpar um pouco para escolher as suas favoritas. Não é algo simples. Mas, o importante é não desistir.

Uma coisa legal do dois aplicativos é que você pode pesquisar as rádios por gêneros. Ou seja, se você prefere ouvir uma rádio com músicas pops, programação voltada para a galera das baladas,  fofocas sobre as celebridades etc., escolha uma rádio pop (Top 40 & Pop). Se você gosta de esportes, opte por uma rádio que aborde o tema esportes (Sports). Caso você esteja mais para noticiários e discussões sobre assuntos gerais, ouça uma rádio de notícias (News & Talk) ou debates (Debates).

Dica: explore os aplicativos (ou sites) e você descobrirá muita coisa interessante.

Minha lista de rádios para ouvir inglês

Repito aqui que a escolha será de acordo com seus gostos e interesses: Inglês australiano ou inglês canadense? Músicas e fofocas ou notícias e discussões sobre temas da atualidade? Reggae, jazz ou rock? Enfim, a escolha é sua. As minhas favoritas são as que seguem abaixo:

  • Fox News Radio,  uma das rádios de notícias mais ouvidas nos Estados Unidos (via computador ou aplicativo próprio);
  • Power 96.5, uma rádio pop de Springfield, Missouri, EUA (via TuneIn, aplicativo ou computador);
  • KFI AM640, considerada a rádio mais ouvida dos EUA; ela é da Califórnia (Los Angeles e Orange County) e os programas que mais ouço são o do Tim Conway Jr (humor, bate papo etc.) e o do Bill Handel (jurídico) (via iHeartRadio);
  • KTU 103.5uma das rádios pop mais ouvida na cidade de Nova Iorque (via iHeartRadio);
  • KFBK FM & AM, rádio de debates e notícias da cidade de Sacramento, Califórnia. Nessa eu sintonizo apenas para ouvir o programa do Rush Limbaugh, o radialista mais famoso dos EUA.

Você já deve ter percebido que eu estou mais ligado no inglês americano. Bom, essa é a variante do inglês que mais foco! Contudo, saiba que vez ou outra eu também ouço rádios do Reino Unido. Nesse caso eu ouço a BBC Radio, a LBC, a Capital FM (rádio pop), a Absolute Radio Classic Rock (para os fãs de rock clássico). Todas essas rádios, você pode encontrar no site Internet Radio UK. Algumas possuem aplicativos próprios e/ou podem ser ouvidas via TuneIn ou navegador de seu computador.

Conclusão

Rádios para ouvir em inglês são várias. Você terá de tirar um tempinho para escolher aquela que mais o atrai. Além disso, você terá ainda de escolher os programas que deseja ouvir. Minhas escolhas não foram feitas da noite para o dia. Levei um tempo para achar as que escuto com frequência.

Usei a internet para descobrir alguns programas interessantes e como ouvi-los. Conversei com alguns amigos e amigas que me deram algumas sugestões. Nem todas foram aproveitadas; mas, serviram de ponto de partida.

Espero que você encontre suas rádios para ouvir em inglês. Afinal, as vantagens são inúmeras. No começo, você poderá se sentir perdido. Mas, com o tempo se acostumará com essa coisa de ouvir rádios em inglês. Tudo é uma questão de paciência e persistência. Good luck!

Artigos Relacionados
Comentários