Combinando Palavras em Inglês

Combinando Palavras em Inglês: seja fluente em inglês aprendendo collocations é o mais novo livro do professor Denilso de Lima. Esse novo livro veio para substituir o Por Que Assim e Não Assado? O guia denifinitivo de collocations, que foi retirado do mercado. Nesse texto quero falar um pouco sobre esse novo trabalho.

Collocation é um fenômeno no qual temos uma palavra chave e pensamos em outras palavras que combinam naturalmente com ela. Já escrevi muito sobre isso aqui no site. Portanto, não vou falar muito aqui.

No entanto, posso dar uma exemplo de como esse fenômeno ocorre: vamos pegar a palavra party (festa) como nossa palavra chave (palavra principal). Digamos agora que você queira dizer fazer uma festa em inglês. Muita gente fica na dúvida se o certo é dizer make a party ou do a party.

Combinando Palavras em InglêsNa verdade, o certo é throw a party; essa é a combinação (collocation) mais comum para dizermos fazer uma festa em inglês. Veja que temos de conhecer as combinações corretas usadas em inglês para não dizermos algo sem sentido. Outros exemplos são:

  • be on a diet e não be of diet (estar de dieta)
  • heavy rain e não strong rain (chuva forte)
  • go on strike e não enter in strike (entrar em greve, fazer greve)
  • profoundly mistaken e não roundly mistaken (redondamente enganado)

Saber isso ajuda no desenvolvimento da sua competência colocacional (collocational competence). Essa competência é o que ajuda você a desenvolver sua fluência em inglês. Os especialistas também afirma que saber sobre collocations ajuda o estudante a sair do nível básico e intermediário para realmente chegar ao avançado. Leia mais sobre isso na dica O Que Significa Ser Collocational Competent?.

O livro Combinando Palavras em Inglês traz dicas mais detalhadas sobre o que e collocation, a importância de saber sobre esse fenômeno, como e onde encontrar collocations. Ele aborda ainda os seguinte temas:

  • Collocation e Phrasal Verbs
  • Collocation e Preposições
  • Collocation e Idioms

Tem ainda uma seção com collocations em algumas situações cotidianas como collocations para falar sobre o dia a dia, a família, no trabalho e  negócios, computadores e ainda mais. Na última parte do livro, o estudante encontra um mini-dicionário de collocations com algumas palavras frequentemente usadas em inglês. O mini-dicionário está em português e em inglês para facilitar que o leitor/estudante encontre a combinação que deseja.

Combinando Palavras em Inglês vem ainda com atividades e respostas, material de áudio e conteúdo extra disponibilizado na internet para download gratuito. Sem dúvida, essa é uma forma a mais para você ficar cada vez mais e mais com o inglês na ponta da língua.

Para adquirir um exemplar deste novo livro, basta entrar em contato com uma livraria aí em sua cidade (eles podem encomendar o livro, caso não o tenham em estoque). Você pode também procurar por ele em sites de livrarias online.

Artigos Relacionados
Comentários