Dicas Para Aprender Inglês

    Aprender Inglês Online: Dicas e Sites

    Aprender inglês online é possível? Como aprender inglês online? O que fazer para aprender inglês online? Que sites são essenciais para quem quer aprender inglês online?

    Essas são algumas das perguntas que eu recebo com muita frequência. Com a facilidade de acesso a inúmeros materiais por meio da internet, é grande o número de pessoas que desejam aprender inglês online. Hoje em dia, a pessoa que quer aprender inglês tem acesso a praticamente tudo: notícias, livros, revistas, cartoons, vídeos, rádios, fóruns, blogs, etc. Então, o que é que falta? Se isso tudo está disponível na rede – e de graça – o que é que falta para começar a aprender inglês online?

    Depois de tantos emails recebidos, comentários lidos, mensagens trocadas, etc., eu percebi que o que falta é organização por parte das pessoas. Ok! Devo reconhecer que organização não é o único fator, mas ele forma a base de tudo. Como escrevi no livro Inglês na Ponta da Língua,

    Organização não é tudo. Mas, sem ela o tudo se acaba em nada.

    Para quem quer enfiar a cara para aprender inglês online precisa estar ciente que o aprendizado de uma língua envolve 4 habilidades: falar, ouvir, escrever e ler. Você pode focar mais em uma habilidade e menos em outra. Mas, o fato é que você precisa desenvolvê-las para ser capaz de se se comunicar fluentemente em inglês.

    Aprender Inglês OnlineSabendo disso, a pessoa que quer aprender inglês online tem de encontrar os locais virtuais onde ela poderá desenvolver cada uma dessas habilidades. No entanto, não adianta passar horas no Google procurando sites e salvando-os na pasta de favoritos. É preciso encontrar sites que foquem em cada uma das habilidades, fazer usos daqueles que mais achar interessante e manter-se firme neles.

    Além da organização dos sites por habilidades a serem praticadas, é importante organizar o tempo também. Ao invés de passar horas, vendo o Facebook, Twitter, páginas de humor, sites de sacanagem ou seja lá o que for, a pessoa deverá ter um horário para acessar esses sites e fazer uso deles. Essa coisa de tempo fixo para estudar é algo que só a pessoa poderá fazer por ela mesma. Afinal, cada um sabe das suas prioridades na vida.

    Mas, e aí!? Digamos que você está decidido a aprender inglês online. Você já até tem determinou o tempo e a frequência que vai passar na frente do computador. E agora? O que fazer? Indico abaixo alguns sites que focam em cada uma das habilidades a serem desenvolvidas. Claro que você poderá encontrar outros sites! Os que indico abaixo são apenas para que você dê o início na sua determinação para aprender inglês online.

    » SITE PARA DESENVOLVER O SPEAKING (a fala)

    • Verbling – Site que conecta pessoas interessadas em aprender a falar e ouvir um idioma. Você fala português e quer praticar inglês; o John fala inglês mas quer praticar português. O Verbling junta vocês dois e durante um tempo vocês baterão papo alternando as línguas a cada 5 minutos. Vale a pena experimentar! 

    » SITES PARA DESENVOLVER O LISTENING (a compreensão auditiva)

    • ELLLO – com inúmeros materiais disponíveis para download; tem de tudo um pouco: vídeos, arquivos MP3, atividades, jogos e muito mais.
    • ESLPOD – também possui uma variedade enorme de materias disponíveis para download.

    [Leia também: Dicas Para Melhorar o Listening em Inglês]

    » SITES PARA DESENVOLVER O WRITING (a escrita)

    • Para aprender a escrever em inglês você não precisa de um site. Para aprender a escrever em inglês, você deve escrever em inglês. Portanto, acostume-se a fazer isso. Escreva! Uma dica interessante pode ser encontrada em Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês.

    » SITES PARA DESENVOLVER O READING (a leitura)

    • Leia os sites de notícias em inglês (assista aos vídeos também quando disponíveis): CNN, BBC, WSJ, Economist, The Times, Fox News,  e outros tantos. Procure ler as partes que sejam do seu interesse: economia, política, esportes, tecnologia, saúde, biologia e aquilo que estiver ligado ao seu trabalho ou objetivos na vida.
    • Leia os sites de fofocas, o vocabulário e estilo destes sites são mais informais: TMZ, People, The Sun.

    [Leia também: O que é Narrow Reading?]

    Mas, não acaba por aí! Você precisa de um dicionário. Portanto, leia a dica 05 Super Dicionários de Inglês Online. Você vai precisar também de sites que assim como o Inglês na Ponta da Língua dão dicas de inglês para estudantes de todos os níveis. Veja uma lista em Sites e Blogs com Dicas de Inglês. Fique de olhos nas dicas de inglês para ser fluente dadas nestes sites. Ah! Não se esqueça de também aprender a pronúncia do inglês.

    Por fim, não menospreze a figura de um professor. Portanto, pense em ter alguém que irá ajudá-lo a manter o rumo. Alguém que poderá mostrar outros caminhos para aqueles momentos que você se sentir perdido e desmotivado. Aprender inglês online é muito bom e com a ajuda de um professor ficará melhor ainda. Leia “Professor Particular de Inglês: Vale a Pena?“.

    That’s it! Agora é com você! O que mais você acha que falta para aprender inglês online? Deixe seu comentário na área de comentários abaixo e vamos conversando.

    4 Comentários

    1. Awesome!!!

      I really appreciated your great tips Denilso.
      I’m pretty sure I’ll boost my skills!!!
      Denilso, many times I realize that I don’t know how to study or what I should study, I get lost 🙁 But I’ve been utilizing your tip which you told us in the post “Como eu me tornei fluente em Inglês”, I’ve been writting texts and dialogs and memorizing them, than I’ve been listening to the audios to compare my pronunciation and improve it. 😀
      Thanks so much!!!

    2. Olá Denilson,

      Você conhece o “ceregoenglish.com.br”? Seria uma boa também para ajudar nos estudos?

    Botão Voltar ao topo
    Fechar