Aprender Inglês Online: Dicas e Sites

Aprender inglês online é possível? Como aprender inglês online? O que fazer para aprender inglês online? Que sites são essenciais para quem quer aprender inglês online?

Essas são algumas das perguntas que eu recebo com muita frequência. Com a facilidade de acesso a inúmeros materiais por meio da internet, é grande o número de pessoas que desejam aprender inglês online. Hoje em dia, a pessoa que quer aprender inglês tem acesso a praticamente tudo: notícias, livros, revistas, cartoons, vídeos, rádios, fóruns, blogs, etc. Então, o que é que falta? Se isso tudo está disponível na rede – e de graça – o que é que falta para começar a aprender inglês online?

Depois de tantos emails recebidos, comentários lidos, mensagens trocadas, etc., eu percebi que o que falta é organização por parte das pessoas. Ok! Devo reconhecer que organização não é o único fator, mas ele forma a base de tudo. Como escrevi no livro Inglês na Ponta da Língua,

Organização não é tudo. Mas, sem ela o tudo se acaba em nada.

Para quem quer enfiar a cara para aprender inglês online precisa estar ciente que o aprendizado de uma língua envolve 4 habilidades: falar, ouvir, escrever e ler. Você pode focar mais em uma habilidade e menos em outra. Mas, o fato é que você precisa desenvolvê-las para ser capaz de se se comunicar fluentemente em inglês.

Aprender Inglês OnlineSabendo disso, a pessoa que quer aprender inglês online tem de encontrar os locais virtuais onde ela poderá desenvolver cada uma dessas habilidades. No entanto, não adianta passar horas no Google procurando sites e salvando-os na pasta de favoritos. É preciso encontrar sites que foquem em cada uma das habilidades, fazer usos daqueles que mais achar interessante e manter-se firme neles.

Além da organização dos sites por habilidades a serem praticadas, é importante organizar o tempo também. Ao invés de passar horas, vendo o Facebook, Twitter, páginas de humor, sites de sacanagem ou seja lá o que for, a pessoa deverá ter um horário para acessar esses sites e fazer uso deles. Essa coisa de tempo fixo para estudar é algo que só a pessoa poderá fazer por ela mesma. Afinal, cada um sabe das suas prioridades na vida.

Mas, e aí!? Digamos que você está decidido a aprender inglês online. Você já até tem determinou o tempo e a frequência que vai passar na frente do computador. E agora? O que fazer? Indico abaixo alguns sites que focam em cada uma das habilidades a serem desenvolvidas. Claro que você poderá encontrar outros sites! Os que indico abaixo são apenas para que você dê o início na sua determinação para aprender inglês online.

» SITE PARA DESENVOLVER O SPEAKING (a fala)

  • Verbling – Site que conecta pessoas interessadas em aprender a falar e ouvir um idioma. Você fala português e quer praticar inglês; o John fala inglês mas quer praticar português. O Verbling junta vocês dois e durante um tempo vocês baterão papo alternando as línguas a cada 5 minutos. Vale a pena experimentar! 

» SITES PARA DESENVOLVER O LISTENING (a compreensão auditiva)

  • ELLLO – com inúmeros materiais disponíveis para download; tem de tudo um pouco: vídeos, arquivos MP3, atividades, jogos e muito mais.
  • ESLPOD – também possui uma variedade enorme de materias disponíveis para download.

[Leia também: Dicas Para Melhorar o Listening em Inglês]

» SITES PARA DESENVOLVER O WRITING (a escrita)

  • Para aprender a escrever em inglês você não precisa de um site. Para aprender a escrever em inglês, você deve escrever em inglês. Portanto, acostume-se a fazer isso. Escreva! Uma dica interessante pode ser encontrada em Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês.

» SITES PARA DESENVOLVER O READING (a leitura)

  • Leia os sites de notícias em inglês (assista aos vídeos também quando disponíveis): CNN, BBC, WSJ, Economist, The Times, Fox News,  e outros tantos. Procure ler as partes que sejam do seu interesse: economia, política, esportes, tecnologia, saúde, biologia e aquilo que estiver ligado ao seu trabalho ou objetivos na vida.
  • Leia os sites de fofocas, o vocabulário e estilo destes sites são mais informais: TMZ, People, The Sun.

[Leia também: O que é Narrow Reading?]

Mas, não acaba por aí! Você precisa de um dicionário. Portanto, leia a dica 05 Super Dicionários de Inglês Online. Você vai precisar também de sites que assim como o Inglês na Ponta da Língua dão dicas de inglês para estudantes de todos os níveis. Veja uma lista em Sites e Blogs com Dicas de Inglês. Fique de olhos nas dicas de inglês para ser fluente dadas nestes sites. Ah! Não se esqueça de também aprender a pronúncia do inglês.

Por fim, não menospreze a figura de um professor. Portanto, pense em ter alguém que irá ajudá-lo a manter o rumo. Alguém que poderá mostrar outros caminhos para aqueles momentos que você se sentir perdido e desmotivado. Aprender inglês online é muito bom e com a ajuda de um professor ficará melhor ainda. Leia “Professor Particular de Inglês: Vale a Pena?“.

That’s it! Agora é com você! O que mais você acha que falta para aprender inglês online? Deixe seu comentário na área de comentários abaixo e vamos conversando.

Artigos Relacionados
Comentários