Dicas Para Aprender Inglês

O que é Narrow Reading?

Narrow Reading é uma técnica de leitura usada por professores de inglês – e outros idiomas – para ajudar estudantes a desenvolver o vocabulário em um tema específico.

A ideia por trás do narrow reading é bem simples: você lê textos que falam apenas sobre um tema.

Assim, você pode escolher ler algo sobre sua área profissional e aprender o vocabulário, expressões, collocations, phrasal verbs, termos técnicos, etc., relacionados à sua área profissional. Caso você se preparando para um exame como ENEM ou vestibular, você pode ler o máximo que puder sobre temas atuais.

Para encontrar os textos para leitura é muito fácil: basta entrar no Google ou em sites internacionais de notícias e pesquisar sobre o assunto de seu interesse. Por exemplo, se você fizer uma pesquisa sobre as manifestações que estão ocorrendo no Brasil, encontrará muito material para ler e assim aprender palavras e expressões como:

  • demonstration = manifestação
  • demonstrator/protester = manifestante
  • Brazil’s biggest prostests = os maiores protestos do Brasil
  • National [Security] Force = Força Nacional de Segurança
  • try to overturn a bus = tentar virar um ônibus
  • demand better education and public health services = exigir melhores serviços na educação e saúde pública
  • demonstrators take to the street = manifestantes vão às ruas
  • People have had enough = O povo não aguenta mais

Narrow ReadingNarrow reading é sem dúvida uma forma de você desenvolver o seu vocabulário de forma atualizada. Pois, você estará aprendendo a dizer as coisas do momento do modo como está sendo dito nos países de língua inglesa.

Para praticar o narrow reading e tirar o máximo proveito dele, sugiro algumas coisas:

1. Não saia salvando tudo quanto é texto que encontrar. Comece com algo entre 5 a 7 textos. Isso aí será o suficiente para você encontrar muitas palavras, expressões, sentenças, collocations, phrasal verbs, etc., para praticar.

2. Foque no vocabulário. Mas, não foque apenas nas palavras isoladas. Fique de olho nos chunks of language.

3. Tenha um caderno de vocabulário – Lexical Notebook. Nele anote os chunks que você encontrar relacionados ao assunto da leitura. Você pode escrever a tradução dos chunks. Isso ajudará você a entender melhor a ideia de cada vocabulário anotado no seu caderno. Uma coisa legal é escrever a tradução à lápis; assim, quando você estiver com aquela expressão na ponta da língua, poderá apagar a tradução e ajudar o cérebro a fixá-la ainda mais.

Por fim, narrow reading é uma técnica que serve para estudantes de todos os níveis. Afinal, desenvolver o vocabulário em uma língua não tem nível; logo, independentemente do seu nível, você poderá tirar muito proveito do narrow reading e melhorar a sua habilidade de leitura e o seu vocabulário em inglês.

No curso Aprender Inglês Lexicalmente são dadas inúmeras dicas sobre como identificar, aprender e colocar os chunks em prática. Portanto, clique aqui e inscreva-se na próxima turma do curso. Você pode também pensar em adquirir o ebook Improve Your Vocabulary, no qual há dicas para desenvolver o seu vocabulário em tópicos do dia a dia. Saiba mais sobre esse ebook, aqui.

Leia mais sobre narrow reading em “Você Sabe o que é Narrow Reading?“.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar