O que são Collocations em Inglês | Por que aprender Collocations

O que são collocations em inglês? Como melhorar o vocabulário aprendendo collocations? Por que aprender collocations? Onde e como encontrar collocations?

A primeira vez que escrevi sobre o tema collocations na web foi no ano de 2007. Mas, esse assunto faz parte dos meus estudos e pesquisas desde 1997. Nos anos mais recentes, tenho visto muita gente tentando falar sobre collocations e distorcendo bem a ideia. Portanto, neste artigo quero ajudar você – estudante e professor – a entender o que são collocations e outras perguntas relacionadas ao assunto:

  • O que realmente são collocations?
  • Por que aprender collocations é importante?
  • Como e onde encontrar collocations?

Vamos lá!

O que são Collocations?

De forma bem simples e prática collocations são combinações de palavras (duas ou mais palavras) que ocorrem naturalmente dentro de uma língua. Essa definição faz muita gente achar que as sentenças abaixo são collocations em inglês:

  • How are you?
  • Thank you very much.
  • As a matter of fact
  • Enough is enough!
  • Guess what?
  • I don’t have a clue.
  • Kick the bucket
  • Run out of

Por favor, anote aí que sentenças, expressões idiomática (idioms) e phrasal verbs não são collocations. Podem até parecer, mas não são! O que são collocations, então?

Tecnicamente falando, collocation (no singular) é um fenômeno no qual duas (ou mais) palavras são combinadas de forma natural pelos falantes de uma língua. Para vermos este fenômeno acontecendo, temos de ter uma palavra-chave e então pensarmos em palavras que combinam naturalmente com ela.

Exemplificando o conceito

Para exemplificar o que são collocations, vamos pegar “carro” como nossa palavra chave. Agora pense em palavras que são combinadas naturalmente com ela em português:

  • dirigir um carro
  • lavar o carro
  • estacionar o carro
  • comprar um carro
  • alugar um carro
  • carro velho
  • carro forte
  • carro zero quilômetro
  • carro possante
  • carro de colecionador

Pronto! Você tem aí uma lista de palavras que combinam naturalmente com “carro“. Ou seja, exemplos de collocations com carro.

Agora, suponhamos que você queira dizer isso tudo em inglês. Como você diria? Algumas são simples! Basta traduzir palavra por palavra: drive a car, wash the car, park the car, buy a car, rent a car, old car.

Mas, como dizer as demais? Será que carro zero quilômetro é zero kilometer car? Será que essa combinação faz sentido em inglês? Será que há uma maneira mais natural de se dizer carro zero quilômetro em inglês?

É aí que saber combinar as palavras corretamente – saber sobre collocation – faz toda diferença. Você deve saber que para dizer carro zero quilômetro o melhor é dizer brand new car (carro novinho em folha). Carro forte não é strong car, mas sim armored car. Um carro possante é um powerful car. Já o carro de colecionador pode ser chamado de vintage car.

São todas combinações de palavras feitas com uma palavra chave (car). Para ter uma lista de collocations em inglês, Você pode imaginar outras palavras chaves – computer, house, book, motorcycle, work, job, bicycle, idea, lie, information, etc. – e assim pensar em combinações com cada uma delas.

Lembre-se:

collocation é o fenômeno que faz com que uma palavra chave atraia as palavras certas em uma língua. Collocation não é uma expressão, um phrasal verb, uma gíria e coisas assim.

Esse fenômeno ocorre naturalmente e não é regido por regras ou explicações gramaticais.

Por que é importante aprender collocations?

Agora que você começou a entender o que são collocations, veja o que o linguista David Wilkins disse sobre esse assunto:

um estudante de inglês pode saber muitas regras e termos gramaticais, um monte de palavras isoladas e até ter uma excelente pronúncia; mas, se não souber combinar as palavras de modo natural, como os nativos fazem, nunca será considerado um usuário competente da língua.

Isso significa que aprender a combinar as palavras de modo correto ajuda no desenvolvimento da sua fluência em inglês. Você falará (usará as palavras) do modo como os nativos falam (usam as palavras).

Por exemplo, em português nós dizemos “redondamente enganado“; em inglês, eles não dizem “roundly mistaken“, mas sim “very much mistaken“, “profoundly mistaken“. Em português, dizemos “chuva forte“, mas em inglês eles dizem “heavy rain“. Para nós o mais natural é “entrar em greve“, já em inglês o mais natural é “go on strike“.

Se você quer usar as palavras em inglês do modo como eles usam, é de fundamental importância que você entenda a ideia de collocations em inglês. Aliás, aproveite para ler o texto “O Que Significa Ser Collocational Competent?” e assim entender ainda mais sobre a importância dos collocations no aprendizado de inglês.

Como e onde encontrar collocations?

Encontrar combinações de palavras em inglês vai depender do seu nível de conhecimento da língua. Se você está no nível básico, o ideal é que aprenda palavras que combinam com palavras básicas. Ao invés de ficar decorando apenas palavras isoladas, aprenda também as palavras que combinam com essas palavras simples.

Já os de nível intermediário e avançado devem prestar atenção a combinações mais complexas: “hold on a conversation“, “strike up a friendship“, “change one’s mind“, “put off the meeting“, “carry out a research“, etc. Leia o artigo Os Tipos de Collocations em Inglês para aprender mais sobre isso.

Collocations em inglês são facilmente encontradas em textos. Portanto, leia livros, artigos, notícias, forums, diálogos escritos, etc.

Ao ler uma sentença como “I usually don’t have breakfast in the morning“, você deve observar a combinação “have breakfast“. Assim, você aprende que para dizer “tomar café da manhã” em inglês o correto é “have breakfast“. Você pode se deparar com a sentença “I always stay home and read a book” e dela aprender que “ficar em casa” é “stay home” (sem preposição em inglês).

Sou ouvir uma música, você também pode estar com o cérebro treinado para observar collocations. Na música Easy On Me, de Adele, você pode encontrar vários collocations: get the chance to, have no time to, have good intentions, have the highest hopes.

Aprender collocations em inglês é algo que você aprende com o tempo e com a prática. Não é nada complicado! Trata-se de algo simples e divertido. Tudo dependerá do quanto você realmente quer aprender a usar as palavras corretamente em inglês e o quanto se envolver com a língua.

Aprenda Tudo Sobre Collocations

Se você quer mesmo aprender tudo mais sobre collocations, eu tenho duas oportunidade para você.

Disponível na Amazon

A primeira é o livro Combinando Palavras em Inglês: seja fluente em inglês aprendendo collocations. Nele você encontrar mais dicas, atividades, material de áudio, mini-dicionário de collocations com palavras comuns, collocations comuns em situações do dia a dia, etc. O livro está em oferta na Amazon. Para tê-lo agora, basta clicar aqui.

A segunda oportunidade é o curso online Collocations: Desenvolva Seu Vocabulário em Inglês. Para saber tudo sobre ele, clique no botão abaixo.

That’s all for now! Você agora tem uma boa ideia sobre o que são collocations. Então, é só seguir se envolvendo com a língua para melhorar seu vocabulário. Take care and keep learning! 😊😊😊

Etiquetas
collocations dicas para aprender inglês vocabulário em inglês

6 Comentários

  1. Professor, a maioria dos seus exemplos de collocation são usando um noun como palavra principal e verbo que combina com esse noun. Mas também são exemplo de collocation um adverb+verb, como por exemplo, closely resemble, que significa “lembrar intimamente”, certo?

    1. Sim, Alan! No texto não dá para para mencionar todos os tipos. Mas, veja que mencionei o “redondamente enganado” que é ADVÉRBIO + ADJETIVO.

      Enfim, podemos ter várias combinações:

      » VERBO + ADVÉRBIO
      » ADVÉRBIO + VERBO
      » ADJETIVO + SUBSTANTIVO
      » VERBO + SUBSTANTIVO
      » VERBO + ADJETIVO + SUBSTANTIVO
      » ETC.

      😉

  2. Como faço para adquirir seu e-book improve your vocabulary?Por cc santander?

    1. André, acesse a área de ebooks acima (na barra logo abaixo do título do site). Na página que abrir, escolha o ebook de seu interesse. Aí, clique no botão do PagSeguro e siga os passos que surgirem na tela. Quando chegar na parte de forma de pagamento, escolha transferência eletrônica e então selecione o banco que você deseja utilizar (Santander). Não tem erro! 😉

  3. Alexandre,

    Isso aí significa “Aqui você encontrará o que fazer e o que não fazer…”.

    😉

Botão Voltar ao topo