Dicas Para Aprender Inglês Rápido

Se você chegou até aqui na esperança de encontrar 10 dicas para aprender inglês mais rápido, parabéns! Porém, lembre-se as 10 dicas abaixo dependem muito mais de você do que da simples leitura deste texto. Ou seja, não existe uma fórmula mágica! É a sua determinação, motivação, vontade de aprender, etc., que farão a diferença. Dito isso vamos às 10 dicas!

Depois de ler as dicas abaixo, você poderá se interessar em ler Dicas de Inglês Para Ser Fluente.

10 Dicas para Aprender Inglês Rápido

Dica 01 » Tenha prazer em aprender inglês

Dicas para Aprender Inglês RápidoEsta dica significa que você deve mesmo querer aprender inglês. Afinal, não adianta querer aprender por pura obrigação. Você deve encarar o seu aprendizado de inglês como diversão. Portanto, tenha prazer em aprender inglês! Para isso, você tem de se divertir e perceber melhoras no seu aprendizado.

Dica 02 » Saiba por que você quer aprender inglês

É curioso ver como muitas pessoas simplesmente enfiam na cabeça que querem aprender inglês, mas não fazem a menor ideia da razão para isto. Claro que muitos dirão que é por causa do trabalho, da faculdade, da carreira profissional, do futuro, etc. Ok! Mas, e daí!? Tem algum outro motivo maior para isto!? Senso de realização, satisfação, possibilidade de ver o mundo através de outra língua, melhorar profissionalmente e academicamente, fazer novas amizades, viajar e ser capaz de se comunicar com as pessoas, etc? O que você será capaz de fazer quando aprender inglês? Qual o motivo que leva você à ação [motivo + ação]?

Dica 03 » Estabeleça objetivos

Como tudo na vida, você precisa estabelecer um objetivo no seu aprendizado. Muitos dizem, “meu objetivo é aprender inglês”. Eu digo que isto é muito vago! Aliás, este é o objetivo maior. Para resolver isso, estabeleça micro-objetivos:

  • aprender x sentenças por dia
  • aprender expressões voltadas para situação x até o final da semana
  • aprender x collocations com tal palavra por dia
  • escrever um texto sobre x assunto e verificá-lo 3 vezes ao longo da semana
  • fazer uma página do livro de gramática a cada dois dias
  • gravar a leitura de um texto curto e comparar as leituras ao longo da semana

Estes são alguns dos pequenos objetivos que ajudarão você a aprender inglês rápido. O importante é manter o foco nesses micro-objetivos.

Dica 04 » Estabeleça um horário para estudos

É muito melhor você estudar 30 minutos por dia, do que estudar 2 horas por semana. Portanto, tenha um cronograma de estudos. Coloque nele o que você vai estudar e quanto tempo vai passar estudando. Se 30 minutos for muito, comece com 15 minutos. Associe um objetivo e determine quanto tempo vai precisar para se dedicar a ele.

» Leia também: Arranjar tempo para estudar inglês

Dica 05 » Leia ou repita textos em voz alta

Esta dica vale não apenas para textos, mas também para sentenças e itens lexicais (chunks of language). Se você em um momento de estudo aprender a expressão ‘have you ever been to Bahia?‘ repita-a quantas vezes for necessário. Se tiver um CD com o áudio, toque-o quantas vezes for preciso. Repita, repita e repita! Isto ajudará a melhorar o seu vocabulário, a sua pronúncia e a sua capacidade de ouvir inglês.

» Leia também: Dicas Para Melhorar o Listening em Inglês

Dica 06 » Use diferentes métodos de aprendizado

Leia! Escreva! Escute! Converse! Faça cópia de textos em inglês. Faça traduções de textos pequenos do inglês para o português! Volte a escrever o texto em inglês baseando-se em sua tradução! Compare os textos e veja o que há de diferente! Faça desenhos no seu caderno! Troque informações via internet com pessoas que estão aprendendo inglês também! Enfim, diversifique! Veja como você gosta de aprender e experimente com as técnicas que ensinarem a você.

Dica 07 » Não tenha medo de falar inglês

Você já viu algum estrangeiro tentando falar português? Já percebeu como eles falam ‘uma carro‘, ‘mulher bonito‘, ‘um cidade interessante‘? Enfim, notou como eles falam sem a preocupação de estarem falando tudo certo ou não!? Então, faça o mesmo ao falar inglês. Arrisque-se! Use o que você já sabe! Expresse-se sem medo!

» Leia também: 05 Dicas Para Perder o Medo de Falar Inglês

Dica 08 » Envolva-se com a língua inglesa

Esta dica também pode ser chamada de ‘cerque-se com o inglês’. Ou seja, seu celular está em inglês ou português? Sua televisão!? Seu computador!? Com que frequência você escuta músicas em inglês e tenta cantarolar suas canções favoritas? Na internet você lê textos em inglês? Pelo menos tenta ler!? Você procurar escrever recados para você mesmo em inglês!? Você ao menos tenta!? Você faz anotações em inglês quando está na aula seja na escola ou na faculdade!? Bate papo via Skype, WhatsApp, Facebook, etc., em inglês com as pessoas que também estudam inglês!? Enfim, torne a língua inglesa parte da sua vida!

» Leia também: O que significa se envolver com o inglês?

Dica 09 » Use tudo a seu favor

Você tem um dicionário!? Você compra livros com dicas de inglês? Você aproveita os sites de notícias como BBC, CNN, The Times, etc? Você tem uma gramática com atividades e respostas? Você usa o CD de áudio do seu curso de inglês? Você usa o CD-ROM do seu material de inglês? Você entra na área exclusiva de alunos no site do seu curso de inglês? Você entra em fóruns e participa ativamente com dúvidas e dicas para ajudar os participantes? Coloque tudo isto a seu favor e veja como a coisa deixa de ser tão complicada.

» Leia também: Quer aprender inglês!? Não seja um acumulador!

Dica 10 » Não desista

 A maioria das pessoas perde a oportunidade de aprender inglês e ver o progresso que estão fazendo porque desisitem cedo demais. O curioso é que sempre atribuem a culpa a fatores externos: trabalho, filhos, viagem, falta de tempo, etc. Se este for seu caso, estas dicas não servirão para nada! Afinal, você vai desistir mesmo! Espero que não seja o seu caso. Logo, não desista! Mantenha-se firme neste propósito!

Estas são as 10 dicas básicas para você aprender inglês rápido. Na verdade são mais do que 10, pois como você percebeu dentro de cada dica há muitas outras dicas. Caso queira ainda aprender algo mais específico leia também as dicas abaixo:

Artigos Relacionados
Comentários