Aprender Gramática? Haja paciência!

Em uma conversa via internet dias atrás, entramos no tema do super famoso Present Perfect. Eu tentei explicar algumas coisas, mas, acho que não deu… Terminei dizendo o seguinte:

Eu prefiro 1000 vezes que você aprenda um monte de expressões simples e corriqueiras com o Present Perfect do que ficar decorando regrinhas que só confundem. As regras são importantes para professores de língua inglesa, linguistas, pesquisadores, e alguns poucos profissionais que precisam saber delas para poder escrever bem e saber o assunto que está sendo ensinado ou discutido.

Aqui no blog, já vimos duas situações onde o uso do Present Perfect é natural. Um tópico foi o Eu sei como é isso em inglês e outro Você já esteve em…?.

Em meu livro eu dou dicas sobre como aprender gramática através das palavras e expressões. Por mais estranho que possa parecer, a idéia é esta mesma. Afinal, certas frases são muito mais comuns em apenas um tipo de construção gramatical. Por exemplo, em português temos a expressão “bater as botas“, porém qual é o mais provável a ser dito em português: “Fulano bateu as botas ontem“, “Fulano baterá as botas na semana que vem” ou “Fulano está batendo as botas desde as cinco da tarde de ontem“?

Claro que o mais óbvio é que, na grande maioria das vezes, a expressão seja usada com o tempo verbal no passado Pretérito Perfeito – olha que lindo!.

Assim, a dica de hoje é esta: ao invés de perder tempo em tentar entender quando usa isto e usa aquilo, faça diferente. Aprenda expressões e frases que sejam usadas na maioria das vezes com um determinado tempo verbal.

Com relação ao Present Perfect – seja Simple ou Continuous – aprenda expressões (sentenças completas) que você poderá usar sempre que necessário. Algumas bastante comuns são:

– Eu moro aqui há …………. anos = I’ve been living here …………. years.
– Eu trabalho no/na (XYZ) desde …………. = I’ve been working at (XYZ) since ………….
– Eu conheço o (Paulo) há …………. anos = I’ve known (Paulo) for …………. years.
– A gente se conhece tem um tempão. = We’ve known each other for a long time.
– A gente tá junto já faz uns meses. = We’ve been together for a few months already.
– Tô te esperando desde as 5:30. = I’ve been waiting for you since 5:30.
– Você nunca viu nada igual! = You’ve never seen anything like that!

Claro que há muitas outras expressões para aprender. No entanto, isto é coisa que você aprenderá ao longo do tempo. Detesto ter de dizer, mas você não aprenderá o tal do Present Perfect da noite para o dia – vai ser preciso tempo e costume para que você perceba como ele funciona. O segredo é aprender expressões e ter muita, mas muita, paciência!

Sorry guys, acho que hoje eu não os ajudei muito! Acreditem este negócio de Gramática Normativa não ajuda muito. Para que você entenda melhor a minha raiva com a Gramática Normativa é só dar uma lida em todo o capítulo 4 do livro. Caso não leia o livro, tudo bem… Você já sabe que eu odeio ensinar ou falar a respeito da Gramática Normativa. O negócio é mudar o foco da Gramática Normativa para o Vocabulário (mas não apenas palavras isoladas)!

See you tomorrow!

3 Comentários

  1. Olá Denilso!Acabei de conseguir o seu livro, ainda estou nas primeiras páginas, mas já posso dizer que ele é o máximo!!!Parabéns pela obra!

  2. ola está é a primeira vez que visito o blog e, sinceramente é muito legal; quanto ao aprendizadoa gramática sou um pouco obsessivo quanto ao aprendizado da tal, acho que mesmo sem ser um professor ou alguém que irá utilizá-la é de muita importancia seu conhecimento,sem desconciderar a sua dica que é muito legal

  3. Tem uma música da Gwen Stefani(Early Winter) que ela canta: ''And I never was, I NEVER WAS ONE FOR CRYING''…e pra mim naum tinha sentido…agora têm: ''E eu nunca fui, EU NUNCA FUI DE CHORAR''.Entaum, só que no post tá escrito '' I was never one for''Dá no mesmo??…ou foi erro?

Botão Voltar ao topo