Você já esteve em…?

Vou incluir aqui no blog, de agora em diante, algumas “frases” que podem ser completadas da forma como você bem quiser. Não se preocupe com a gramática ou com a tradução das palavras e coisas assim. Preocupe-se apenas com a frase e seu significado geral, ok? É a isto que eu me refiro como aprender gramática através das palavras no livro Inglês na Ponta da Língua. Uma característica bastante marcante no Lexical Approach e tão mal compreendida por professores de língua inglesa.

A primeira frase a ser apresentada aqui é “have you ever been to…?” [réviu éver bin tchu – procure pronunciar tudo de modo rápido; caso tenha dificuldades pronuncie as palavras de trás para frente: tchu… bin… bin tchu.. éver… éver bin tchu… réviu… réviu éver bin tchu… – me conte depois como foi a experiência de pronunciar esta frase!]

Bom, “have you ever been to…?” significa “você já esteve/foi em/a [local] alguma vez?”, veja um exemplo:

  • Você já foi a São Paulo alguma vez? Have you ever been to São Paulo?
  • Você já esteve em Porto Velho alguma vez na vida?Have you ever been to Porto Velho?
  • Você já foi ao McDonald’s alguma vez?Have you ever been to McDonald’s?

O uso do “ever” nesta frase dá certa ênfase a ela. É como se eu estivesse querendo saber se alguma vez na vida você já foi a tal lugar. Caso não queira dar esta ênfase basta tirar o “ever” e dizer apenas “have you been to…?”:

  • Have you been to Vitória?Você foi a Vitória?
  • Have you been to Churrascaria do Sul already?Você já foi a Churrascaria do Sul?

Na última sentença acima observe que foi utilizado o “already” para dar o sentido de “”. Mas neste caso não temos aquela ênfase do “alguma vez na vida”. Eu estou apenas querendo saber se você já foi lá.

Então lembre-se: sempre que quiser saber se alguém já esteve em determinada cidade, ponto turístico, restaurante, bar, shopping, cinema, etc, etc basta dizer “have you ever been to…?”; “have you been to…”; ou “have you been to … already?”. Será que ficou claro? Espero que sim! Do contrário e só deixar suas dúvidas na área de comentários e a gente vai te ajudando, ok?

See you tomorrow! Take care!

Artigos Relacionados
Comentários