The Lexical Approach (A Abordagem Lexical)

O texto abaixo explica rapidamente o que é a Abordagem Lexical [Lexical Approach]. O texto não tem absolutamente nada a ver com a escola de idiomas Lexical. Vale dizer que a referida escola só tem de Lexical o nome; no entanto, ela não segue muitos dos princípios descritos na Abordagem Lexical.

Michael Lewis ao ter publicado The Lexical Approach: the state of ELT and a way forward [LTP, 1993] não apenas cunhou o termo Lexical Approach (Abordagem Lexical), mas também colocou em xeque uma das mais sólidas bases do ensino de língua estrangeira: a Gramática.

Em toda a sua obra permeia a ideia de que “a língua consiste de léxico gramaticalizado, não de gramática lexicalizada”. Ou seja, Lewis declara que a base de uma língua é o Léxico [vocabulário] e não a estrutra gramatical.

Em outras palavras, Lewis afirma que um dos maiores erros no ensino de língua estrangeira é ter como verdade absoluta e inquestionável o fato de que adquirir conhecimento gramatical [regras e termos técnicos] em conjunto com algumas palavras isoladas seja o suficiente para uma efetiva comunicação e aquisição de fluência na língua alvo.

O nome Lexical Approach mostra que trata-se de uma abordagem e não de um método. Entender a distinção entre método e abordagem é essencial, pois, ao contrário do que pensam muitos, a Lexical Approach não foi concebida para tomar o lugar das demais abordagens existentes e muito menos para tirar de vez a gramática da sala de aula.

Lexical Approach

A Lexical Approach quando bem compreendida e inserida em um curso de idiomas simplesmente auxilia a Abordagem Comunicativa bem como o método que, porventura, se baseia nos fundamentos da Lexical Approach.

A Lexical Approach oferece ao professor maiores e melhores possibilidades de ensinar determinado assunto. Ela torna a aquisição do Léxico [vocabulário] muito mais dinâmica, prática, e significativa para o aluno. Há, portanto, uma completa guinada na forma como o aprendiz adquire e usa a língua alvo.

Cumpre observar que através da Lexical Approach é proposta a ideia de que a proficiência em uma língua estrangeira é adquirida e desenvolvida mais rapidamente ao se dar total ênfase no ensino e aprendizado de combinações de palavras [collocations], ou mais precisamente, dos Lexical Items (Itens Lexicais), também conhecidos como Chunks of Language.

Para se compreender bem a Lexical Approach é extremamente necessário saber o que é Gramática e o que é Léxico. Além disto é fundamental deixar de lado toda a tradição gramático-normativa que nos é passada pelas faculdades, pelos cursos de inglês, pelos treinamentos, pela crença popular, ou seja, pelo sistema “gramatiqueiro” como um todo.

A Lexical Approach pode revolucionar o modo como você encara o vocabulário de uma língua. Mais que isto: pode revolucionar o modo como você aprende inglês. Afinal, ela ajudará você a compreender o que é vocabulário, a aprender gramática através do vocabulário e muito mais. Para saber mais sobre isto leia “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário em inglês”, um guia básico e prático sobre a Lexical Approach.

Artigos Relacionados
Comentários