Qual o melhor método para aprender inglês?

Confesso a você que quando alguém me pergunta qual o melhor método para aprender inglês, eu travo. Não que eu não entenda de métodos de ensino e aprendizado de inglês. O problema é que essa pergunta é um tanto quanto complicada para responder.

Para ajudar você com isso, vou antes desfazer algumas confusões (crenças erradas) que muita gente – estudantes e até mesmo professores – tem sobre essa coisa de método. Vamos lá!

O que é método?

Para começar a entender isso, deixe-me dizer o que não é método:

  • Método não é um escola de idiomas. Na verdade, toda escola de idiomas tem um método. Muitas vezes duas ou mais escolas podem usar o mesmo método.
  • Método não é um livro usado em curso. Os livros (chamados de coursebooks) são apenas instrumentos utilizados dentro de um método. O livro faz parte do método, mas não é o método propriamente dito.
  • Método não é o mesmo que metodologia. Método é o modo como o ensino/aprendizado deve acontecer. Metodologia refere-se ao estudo das práticas pedagógicas como um todo. Isso envolve até mesmo a relação alunos/professores dentro da sala de aula.
  • Método não é abordagem. Abordagem (approach, em inglês) refere-se ao conjunto de crenças teóricas sobre a natureza da linguagem e do modo como as línguas são aprendidas/adquiridas. Todo método é desenvolvido levando em conta conceitos estabelecidos por uma abordagem. Isso significa que de uma só abordagem podem ser criados vários métodos.

Qual o Melhor Método Para Aprender Inglês?Mas afinal, o que é método?

De modo bem simples, um método responde à pergunta “como?“. Ou seja, digamos que minha linha de ensino se enquadra nas teorias da abordagem comunicativa (Communicative Approach, atualmente chamada de Communicative Language Teaching). Assim, eu começo a perguntar como posso colocar as ideias/crenças dessa abordagem em prática.

  • Como a língua é vista dentro dessa abordagem?
  • Como a língua pode ser ensinada de acordo com essa abordagem?
  • Como as pessoas aprender uma segunda língua conforme essa abordagem?
  • Como ensino gramática levando em conta os princípios dessa abordagem?
  • Como desenvolvo um passo a passo para as aulas tendo como base essa abordagem?

Assim, dizemos que método é o plano sistemático usado para apresentar (ensinar) a língua. O método é o passo a passo seguido pelos professores e aulas para que os objetivos de aprendizado sejam alcançados.

Qual o melhor método para aprender inglês?

Falando francamente, o melhor método para aprender inglês não existe. Infelizmente!

Do ponto de vista profissional (técnico, linguístico, científico…), o melhor método é aquele que satisfaz as necessidades e perfil de cada aprendiz. Ou seja, o que existe são vários métodos e cabe a você estudante de inglês identificar aquele com o qual mais se identifica.

Se você acha que para aprender inglês é preciso estudar a gramática formal de cabo a rabo, então procure uma escola (ou professor) que foque apenas na gramática formal. Caso você queira aprender a se comunicar inglês de modo natural sem focar tanto na gramática formal (mas sim na gramática de uso e ainda assim falar tudo certo), então procure uma escola ou professor que ofereça aulas assim. Enfim, conheça primeiro o método sendo oferecido e opte por aquele com o qual você se sente à vontade.

Eu conheço pessoas que adoram o CCAA. Dizem que o CCAA é a melhor escola, o melhor método. Por outro lado, conheço pessoas que odeiam o CCAA e amam a Cultura Inglesa. Outras dizem que o CNA é 100% melhor. Enquanto alguns dizem que o CNA não presta e que a melhor é o Yázigi. Uns dizem que nenhuma escola presta e que o melhor é ter um professor particular. Outros já criam seu próprio método e estudam sozinhos.

Enfim, a escolha do melhor método para aprender inglês (ou da melhor escola, professor, curso etc) é uma questão pessoal. Vai da identificação de seu estilo de aprendizado com o método de ensino oferecido.

Para dar certo é preciso que você siga o método. A escola ou o professor não podem fazer nada sem a sua participação. Aliás, posso até dizer que o melhor método para aprender inglês é você mesmo. Suas atitudes, seu envolvimento com a língua, sua disciplina, seu desejo de aprender cada vez mais e mais, seu empenho para fazer as tarefas, sua disposição e coisas assim farão a diferença.

O resto é apenas uma ajuda que você tem à sua disposição para alcançar o seu objetivo de falar inglês. Isso significa que o problema nem sempre está em encontrar o melhor método, mas sim em encontrar em você as melhores atitudes para que você aprenda no seu ritmo e do seu jeito (método).

Como desenvolver um método?

 Melhor Método Para Aprender InglêsJá que o método depende muito de cada estudante, então como é que você mesmo – aí no conforto de sua casa – pode desenvolver seu próprio método para aprender inglês?

Como dito acima, tudo depende da sua motivação, força de vontade, dedicação, persistência e coisas assim. Coisas que você está cansado de saber.

Juntando isso tudo e mais algumas outras coisas – materiais, livros, revistas, filmes, músicas, internet etc. – você deve  fazer algumas perguntas que servirão de ajuda para você manter o rumo e progredir cada vez mais. Essas perguntas são:

  • Como estudar a gramática?
  • Como estudar vocabulário?
  • Como praticar o listening?
  • Como praticar o writing?
  • Como praticar o speaking?
  • Como praticar o reading?
  • Como avaliar o progresso nos estudos?
  • Como colocar em prática tudo o que aprendo?

Enfim, ao pensar em como fazer, você estará desenvolvendo o seu método de estudo. Se você estuda em escola (seja física ou online), você também poderá ter o seu método aliado ao método da escola. Nesse caso, a pergunta é “Como posso ir além daquilo que a escola me oferece?“.

Felizmente, aqui no Inglês na Ponta da Língua – ao longos desses oito anos de existência na internet – você poderá encontrar muitas dicas que responderão às perguntas sobre como desenvolver o seu método de estudos levando em conta cada uma das perguntas acima. Visite o site, use a ferramenta de busca e encontre o seu melhor método para aprender inglês.

Artigos Relacionados
Comentários