O que significa em português?

O que significa It Girl?

Algumas garotas inteligentes e leitoras deste site enviaram emails pedindo para que eu falasse [explicasse] sobre o o que significa it girl. Elas dizem que as it girls causam e arrasam com seu carisma, charme, inteligência, finesse, tendências e tudo mais necessário para formar uma garota em uma it girl. Mas, afinal, o que significa it girl? Que expressão é essa? De onde saiu? Para que serve? Continue lendo para aprender mais essa com a gente.

A romancista britânica Elinor Glyn [1864 – 1943] foi quem primeiro usou o termo it como um eufemismo para sex appeal. Nas palavras dela,

‘IT’ is that quality possessed by some which draws all others with its magnetic force. With ‘IT’ you win all men if you are a woman – all women if you are a man. ‘IT’ can be a quality of the mind as well as a physical attraction.

Traduzindo:

‘IT’ é aquela qualidade que alguns possuem e que faz com que todas as outras pessoas sejam atraídas por sua força magnética. Tendo o ‘IT’, você conquista todos os homens se você é uma mulher – todas as mulheres se você é um homem. ‘IT’ pode ser uma qualidade do espírito assim como uma atração física.

De forma mais resumida, quando em revistas de moda e coisas do gênero você lê que uma garota é uma it girl, isso significa que se trata de uma garota [mulher] que possui carisma, charme, elegância, finesse, inteligência… Uma it girl cativa as pessoas ao seu redor, ela influência de modo positivo aqueles e aquelas que estão em seu raio de atuação.

Vale dizer aqui que uma it girl, de acordo com as especialistas, não se faz com roupas de grife. Logo, ser uma it girl não tem nada a ver com possuir uma ‘bolsa Chanel + sapato Louboutin + mergulho na Daslu‘. Isto porque o conceito it girl não está nas grifes [nas marcas]. Ser uma it girl vai além disso.

It girl é mais uma daquelas expressões que deve ser compreendidas a partir do seu conceito, da ideia que transmite, do que representa. Logo, o termo it girl é algo que precisa sem internalizado com seu conceito sem a necessidade de traduções ao pé da letra e equivalências esdrúxulas.

Portanto, minhas leitoras, a expressão em inglês continuará sem tradução. Assim como nos rendemos aos pés das it girls temos também de nos render aos pés da expressão em si. Ou seja, temos de entender o que a expressão representa e não tentarmos achar uma tradução exata para ela.

Para encerrar saiba que o termo ‘it boy‘ também existe, mas é ainda pouco conhecido. Por favor, não confundam ‘it boy‘ com sinônimo de homossexual. Caso você queira se aprofundar ainda mais no conceito de ‘it girl‘ recomendo que leia o excelente site ItGirls por Ale Garattoni, lá certamente você entenderá ainda mais o que significa o termo it girl.

10 Comentários

  1. Denilso, você conhece os chocolates "It Coco" e "It Banana" da Garoto? Veja aqui

  2. Na música “She’s Madonna” de Robbie Williams, ele diz ” I love you baby, but face it she’s Madonna”, esse ‘It” tem a ver com esse it de “it girl”? ou tem outro significado? Fiquei curiosa! Obrigada!

    1. Não Arlanne, o it em “face it” não tem nada a ver com o it de “It Girl”. Em “face it” o significado é de “encare isso… ela é a Madonna”. O “It” de “it girl” não tem tradução para o português e trata-se de um conceito conforme descrito no texto. 😉

  3. Bem, eu acho que uma tradução ao pé da letra, diz muito mais do que representa essa “gente” do que qualquer conceito! Sabemos que o pronome “It” é utilizado para coisas e animais, ao passo que “he”(ele) e “She”(ela) é utilizado para pessoas. Pergunto então ao Sr. Denilson de Lima, em qual destas “categorias” se enquadram essas patricinhas e mauricinhos da vida ?

Botão Voltar ao topo
Fechar