Uso das Palavras em InglêsVocabulário de Inglês

Como dizer sujo em inglês?

Tenho quase certeza que a maioria dos leitores do Inglês na Ponta da Língua (blog) sabem que “sujo” em inglês é “dirty”. Isso todo mundo aprende com apenas alguns meses de estudo de inglês. Mas, você sabia que dependendo do nível ou do tipo de sujeira podemos usar outras palavras?

“Dirty” é o termo geral. Ou seja, quando queremos dizer que está “sujo” podemos usar “dirty” sem problemas. Afinal, ele ajuda a atingir o objetivo. Mas, caso você tenha de dizer algo como “imundo”, “emporcalhado”, “engordurado” e coisas assim, o que você diz? Quais as palavras em inglês para isso?

Quando queremos enfatizar que algo está muito sujo, podemos usar a palavra “filthy”. Isso aí em português é o mesmo que “imundo”, “emporcalhado”, “nojento”. Enfim, é o termos usado para descrever o nível máximo de sujeira.

Como é que se diz

Antes de continuar com outras palavras, deixe-me falar algo interessante sobre a palavra “filthy”. Quando combinada com algumas outras palavras, ela muda o seu significado. Por exemplo, “filthy language” significa “linguagem chula”, “linguagem obscena”. Já “filthy weather” é usado no inglês britânico para dizer que o clima está horroroso (chuva – ou neve – e vento tudo junto). Uma pessoa “podre de rica” pode ser descrita como “filthy rich”.

Caso você queira dizer “enlameado” (sujo com lama), a palavra em inglês deverá ser “muddy”. Já para descrever algo “sujo e engordurado”, diga “greasy”. Tem também o termo “grimy” que equivale a “very dirty” (muito sujo). Quando queremos dizer que algo está sujo e precisa ser lavado (uma peça de roupa por exemplo), aí entra em cena a palavra “grubby” (encardido). No inglês britânico tem “mucky”, que descreve algo sujo e coberto com alguma substância nojenta. “Dusty” é o simples “empoeirado”.

Enfim, nos seus estudos de inglês é sempre bom aprender os sinônimos de algumas palavras. Assim, você terá sempre a palavra certa na ponta da língua. Isso ajuda você a se expressar melhor e deixar bem mais claro o que você quis dizer.

Saiba mais sobre a importância de aprender sinônimos nas páginas 73 a 79 do livro Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário. Nele você aprende muito mais sobre sinônimos, phrasal verbs, expressões, dicas de estudo, gramática, organização de um caderno de vocabulário e muito mais.

Quer aprender mais expressões do dia a dia da língua inglesa? Quer saber como usar expressões comuns naturalmente em inglês? Quer praticar a pronúncia delas e coisas deste tipo? Então conheça o material ENGLISH EXPRESSIONS OF THE DAY clique aqui e baixe uma amostra deste ebook.

Botão Voltar ao topo
Fechar