Como dizer Eu sei como é isso em inglês?

Digamos que um amigo seu, em um bate papo, comece a falar das dificuldades pelas quais ele está passando em relação a alguma situação. Ele relata os fatos e tudo que envolve o momento complicado. Após ele concluir, você percebe que já passou por situação semelhante. Então, para demonstrar simpatia e empatia, você olha para o amigo e diz “é… eu sei como é isso!”.

Sua intenção é de ser solidário com o seu amigo. Afinal, como já passou por situação semelhante sabe exatamente como ele está se sentindo. Nessas situações o uso da expressão “eu sei como é isso!” é muito comum. Além dela, nós também dizemos “já passei por isto antes!” ou “eu sei como você se sente/está se sentindo”. Certamente, há outras expressões semelhantes, mas acredito que essas sejam as mais comuns para nós.

Em casos semelhantes, você, em inglês, pode simplesmente dizer “I know how you feel” ou “I know how you’re feeling”. Nada demais! Afinal, ambas têm tudo a ver com o nosso “eu sei como você está se sentindo”.

No entanto, caso você queira fazer a diferença e falar de modo mais natural e do jeito como eles geralmente falam, você pode usar a expressão “Been there too!”. Não se preocupe com gramática normativa nesse momento e muito menos em traduzir a expressão palavra por palavra. Eles realmente falam assim!

O que você deve entender é que na gramática de uso é assim que a língua funciona. Logo, aprenda que a expressão “been there too!” equivale a “eu sei como é isso!”. Ela serve justamente para demonstrar empatia com alguém que está passando por uma situação complicada e você está dizendo que sabe bem o que é estar numa situação complicada como a que ele está relatando.

Outra possibilidade em inglês é dizer “I’ve been through this before”. Ou ainda, “been there, done that”.

Como você pode ver, há várias opções para dizer “eu sei como é isso” em inglês. Portanto, escolha uma e tenha-a sempre na ponta da língua. Use-a sempre que tiver a oportunidade. Afinal, practice makes perfect.

Veja que na maioria das expressões acima fazemos uso do Present Perfect. A melhor maneira de aprendermos esse tempo verbal em inglês é por meio do uso. Ou seja, nada de decorar regras e termos técnicos; aprenda o uso prático do tempo verbal. Caso queira aprender mais sobre o Present Perfect na gramática de uso da língua inglesa leia as dicas abaixo:

» Como aprender o Present Perfect?
» A diferença entre o Present Perfect e o Past Simple
» O uso de “always” com o Present Perfect
» O uso de “since” e “for” com o Present Perfect
» Present Perfect: “eu já enjoei de…”

Artigos Relacionados
Comentários