Como manter a fluência em inglês?

Então quer dizer que você chegou ao nível avançado em seu curso de inglês ou passou uma temporada fora do Brasil e agora quer manter a fluência em inglês que adquiriu. Isso é excelente! Afinal, você não quer deixar o seu inglês enferrujado, não é mesmo?Mas, o que fazer? Como manter a fluência em inglês? O que fazer para não esquecer o que sabe e continuar aprendendo mais? O que fazer para não enferrujar?

Se você se identificou com pelo menos uma das perguntas do parágrafo acima, continue lendo esta dica. Tenho certeza que ela será útil de alguma forma.

Uma coisa você já tem certeza nessa história: se não praticar, você esquecerá tudo (ou quase) tudo o que aprendeu até agora. Portanto, a principal dica é pratique! Da mesma forma, como você começou praticando, terá de passar o resto da vida praticando. Não tem como escapar disso. Como diz o ditado: practice makes perfect.

Calma aí! Você está no Brasil. Aqui está tudo em português! Ninguém perto de você fala inglês! Então, como praticar inglês nessas condições?

A melhor resposta para isso é: se vire; dê seus pulos. Infelizmente, não tem milagres! Ou você se vira, ou você se vira! Para não parecer grosseria da minha parte, deixe-me explicar melhor.

Saiba que você – só você e mais ninguém – terá de adquirir alguns hábitos que o ajudarão a manter a fluência em inglês. É você e mais ninguém que terá de tomar as rédeas do negócio para continuar com o inglês na ponta da língua. Seguem algumas ideias para ajudar você com isso. Para acrescentar a tudo o que será dito aqui, participe do curso Aprender Inglês Lexicalmente. Ele sem dúvidas ajudará você a aprender a manter a fluência em inglês. Clique aqui e saiba mais!

Ler em Inglês

Ler em Inglês

Read websites. Read news. Read books. Read magazines. READ! READ! READ!

A leitura ajuda você a manter as palavras que sabe e também a aprender novas palavras. Você também terá contato com o modo como as ideias são apresentadas – organizadas – nos textos, como os fatos são relatados, como um assunto puxa o outro. Enfim, ler é uma maneira muito eficaz de manter a fluência em inglês e desenvolver ainda mais essa fluência. Portanto, LEIA!

Uma coisa legal que você pode fazer é ler alguns textos em voz alta. Não tenha vergonha de fazer isso! Ler textos em voz alta ajuda o ouvido e o cérebro a fixarem melhor as informações que estão sendo lidas. Portanto, vá para um cantinho reservado em sua casa e read out loud.

Outra coisa bem bacana é ler um texto e depois fazer um resumo sobre ele. Você pode fazer esse resumo mentalmente (pensando em inglês, claro!) ou em voz alta (falando em inglês mesmo!). Imagine-se tendo de explicar a uma outra pessoa o que você acabou de ler. Isso ajuda você a melhorar a assimilação e sintetização de ideias apresentadas em textos. Enfim, é uma forma de ajudar a manter a fluência em inglês.

Ouvir em Inglês

Ouvir em Inglês

Ouvir é muito importante. Afinal, se você perde a habilidade de compreender o que as pessoas dizem, você terá dificuldades para se comunicar bem. E, como dizia o velho Aberlardo Barbosa (Chacrinha), quem não se comunica se se trumbica.

Para ouvir coisas em inglês, o bom é ir para o Youtube e procurar por palestras em inglês. Há várias sobre os mais variados temas: auto-ajuda, negócios, química, física, biologia, matemática, línguas,dia a dia, etc. You can also watch TV shows on Youtube: interviews, sitcoms, movies and so on. Pick something you like and watch it. Listen to it! Outros site excelente para encontrar palestras é o TED. Aliás, se você ainda não conhece o TED, conheça agora: clique aqui.

Além do Youtube, você pode ir para os sites de notícias – BBC, CNN, ABC, Fox News, Channel 4 e outros tantos – e assistir a entrevistas e documentários que são compartilhados nessas páginas gratuitamente. Tem de tudo! É só escolher o site de sua preferência e aproveitar tudo o que eles oferecem sem cobrar nada por isso.

Ouvir programas de rádio – talk radios, por exemplo – também é uma excelente maneira de manter a fluência em inglês. Para saber mais sobre essa coisa de ouvir rádios, leia a dica Ouvir Rádios Para Melhorar o Inglês.

Escrever em Inglês

Escrever em Inglês

Não se trata de escrever um diário um diário ou um livro em inglês. Se bem que essas são coisas que também ajudam a manter a fluência em inglês. Mas, que tal escrever algo naturalmente e ao longo do seu dia a dia? Essa coisa de escrever naturalmente ajuda a manter a língua inglesa presente em sua vida. Uma maneira de fazer isso é fazendo anotações em inglês. Como assim?

Você vai ao supermercado fazer compras? Então, escreva a sua lista de compras em inglês. Você está em uma aula na faculdade e está tomando notas do que o professor está apresentando? Então, faça as anotações em inglês. Você tem de anotar algo na agenda para lembrar depois? Então, anote em inglês. Você está assistindo a uma palestra em um evento? Então, anote os pontos principais dessa palestra em inglês.

Fazer anotações em inglês ajudará a manter as palavras, expressões e o modo de organizar as ideias sempre fresquinhas em seu cérebro. Experimente fazer isso por um tempo e depois me conte qual foi o resultado. Tenho certeza que você vai gostar!

Se não souber uma palavra ou expressão, anote-a em português mesmo e depois pesquise como ela é dita em inglês. Isso vale para tudo. Se você estiver assistindo a uma palestra sobre o meio-ambiente, poderá não saber todas as palavras em inglês; mas, poderá tirar um tempinho para aprender. Não há dúvidas de que essa é uma maneira interessante de manter a fluência em inglês e aprender coisas novas.

Falar em Inglês

Falar em Inglês

Ok! Até aí tudo bem! Você pode ler em inglês! Você pode ouvir em inglês! Você pode escrever em inglês! Mas, e falar em inglês? Como manter a fluência em inglês na fala? Com quem falar? Com quem bater papo? Com quem ter um dedinho de prosa?

Bom! Aí é um pouco mais complicado. É nessa habilidade que provamos o quanto a pessoa é capaz de se virar nos 30. Eu mesmo já me enrolei com isso. Até que um dia acordei para a vida.

Parei de ficar só lendo, ouvindo e escrevendo e fui atrás de fazer amigos online. Amigos, claro, que também falam inglês. Esses amigos e amigas são falantes nativos e não-nativos de inglês. Pessoas que quando têm um tempinho batem papo em inglês comigo via Skype.

Se você não é muito de bater papo via internet, então veja se tem amigas e amigos próximos a você que também falam inglês. Marque uma social de vez em quando em algum lugar para que vocês possam se encontrar e trocar figurinhas em inglês.

Em algumas cidades do Brasil, há grupos de conversação que se reúnem uma vez por semana ou uma vez por mês. Os encontros podem ser em bares, restaurantes, pizzarias, igrejas, escolas de idiomas, praças, praias… Enfim, o objetivo é reunir uma turma que fala inglês e conversar sem medo. Informe-se a respeito!

Outra dica – maluca, reconheço! – é falar sozinho de vez em quando. Crie um amigo imaginário para bater um papo com ele vez ou outra. Vira e mexe, eu e meu amigo imaginário temos altos papos em inglês sobre política, filosofia, religião, cotidiano, vida alheia, etc. O que não nos falta é assunto para treinar nosso inglês.

Dica Final

Agora, digamos que nenhuma das dicas acima chamou a sua atenção. O que fazer?

Não faça nada! Deixe para lá! Daqui a pouco você vai começar a esquecer o que sabe. Aí, quando perceber que está enferrujando, entre em uma escola de idiomas no nível intermediário e comece praticamente tudo de novo. Você certamente voltará a lembrar o que esqueceu (ou não!).

O segredo para manter a fluência em inglês é manter-se envolvido com a língua. Para isso, é preciso que você crie hábitos que façam com que a língua esteja presente no seu dia a dia. É preciso força de vontade e paciência para isso. Mas, o resultado será recompensador: manter a fluência em inglês e melhorar cada vez mais e mais. E isso é o que você deseja, não é mesmo?

That’s it for now! I hope you’ve enjoyed the tip! Take care! 😉

10 Comentários

  1. Bom dia, Denilso!

    Sou fã do seu site e o acompanho há um tempo, mas é a primeira vez que deixo um comentário. Gostei muito das dicas e fiquei muito satisfeita de ver que é exatamente isso o que tenho feito 🙂

    Passei uma temporada de 8 meses no Canadá, e desde que voltei ao Brasil, de certa forma, minha vida continua sendo em inglês – dos livros que leio até a lista do supermercado. Faço tudo em inglês – exceto ler o INPL e Tecla Sap, rs.

    Gostaria de deixar minha opinião, para que não pensem que você é maluco: falar em inglês sozinho funciona!

    Antes mesmo de eu pensar em fazer intercâmbio, eu já falava sozinha em inglês. Eu sempre tive o hábito de falar sozinha (o que sempre deixou minha mãe de cabelos em pé) e um dia pensei: “Por que não usar isso pra praticar inglês? Eu quero praticar, mas como não tem ninguém pra falar comigo, serve eu mesma…” e te garanto, funcionou! Quando cheguei no Canadá consegui me comunicar normalmente com nativos e meu inglês foi muito elogiado.

    Outra coisa que funcionou bem pra mim: eu falava e usava um gravador (um de celular ou tablet mesmo) pra gravar o que eu dizia. Assim eu conseguia perceber o que estava errando e o que estava acertando, e assim ir melhorando aos poucos: pronúncia, ritmo, entonação, preposições, expressões… eu ainda tenho um “hard time” com as preposições, mas acho que já melhorei bastante!

    Eu escrevo coisas cotidianas em inglês (o que eu aconselho muitíssimo), mas pra quem gosta mais de escrever, criar um blog também é uma ideia legal. Eu criei um blog enquanto estava lá e escrevia em inglês pra praticar. Até ajudei uma menina que estava indo fazer intercâmbio na mesma cidade e na mesma escola. Ela achou meu blog, pegou meu contato e eu esclareci algumas dúvidas e dei também dicas.

    Seja como for, praticando inglês só temos a ganhar!

    Parabéns pelo site! Grande abraço e take care!

    1. Olá, Suzana! Obrigado por seu comentário.

      Eu também tive meus perrengues com esse negócio de falar sozinho. Lembro-me de uma noite (madrugada, para ser mais exato), no qual eu estava estudando e falando inglês comigo mesmo (praticando pronúncia de frases e diálogo).

      Nossa casinha era de madeira e meus pais ouviam o que eu falava. Mas, nessa madrugada eu decidi falar baixo para não incomodar ninguém. Depois de certo tempo, meu pai apareceu com um facão na mão, me chamando para inspecionar o lado de fora da casa; pois, ele ouvira vozes e poderia ser ladrões tentando levar o que não tínhamos.

      A situação foi hilária!

      Claro que ela rendeu boas risadas, mas acima disso rendeu os benefícios de fazer a loucura de falar sozinho.

      Essa coisa de gravar e comparar a voz eu também fazia. Mas, isso demorou um pouco mais. Afinal, quando eu estudava (e sozinho para frisas isso), a tecnologia não era tão avançada. Enfim, gravar-se falando inglês e avaliar as gravações depois e compará-las com gravações anteriores mostram o quanto o aprendiz progredi.

      É preciso tem muita dedicação e força de vontade para fazer essas coisas. Os benefícios são fantásticos. 🙂

  2. Olá, Loren!

    Sim! “Out of the blue” significa “do nada”, “inesperadamente”. Já escrevi sobre isso em uma dica aqui mesmo no site. 🙂

    Keep learning!

    😉

  3. Denilso, muito boas as suas dicas, estou sempre acompanhando o blog, um excelentíssimo trabalho.

    Eu não tenho amigo imaginário, mas eu penso em inglês, quando planejo algo, por exemplo sozinho em casa: “bom..vamos ver o que eu preciso fazer… “(Well, let me see what I need to do…), “acho que desta forma não vai dar certo…” (I think that this way don’t going to work)…e por ai vai, a idéia de escrever é muito boa, tbm faço listas e tudo que escrevo procuro fazer em inglês.

    Uma dica que talvez ajude, pois tem funcionado comigo, eu frequento uma igreja, a minha biblia é em inglês, além de acompanhar a leitura em inglês, presto atenção em quem fala eu faço tradução simultânea de tudo que está sendo dito para o inglês, comecei a fazer quando estava aprendendo inglês e na época meu vocábulário era um pouco limitado, agora consigo traduzir praticamente tudo.

    1. That’s it, Francis! The more you practice, the more you learn and the better you get. Keep doing that and never ever give up! Take care! Oh! And thanks for being an Inglês na Ponta da Língua avid reader . 🙂

      1. You’re welcome Denilson, I do thanks for the the tips and for your dedication, have helped me a lot.

Botão Voltar ao topo