Aprender Palavras em Inglês: indo além do básico

Todo mundo que decide aprender inglês sabe que uma das principais coisas a se fazer é aprender palavras. Ou seja, melhorar sempre e cada vez mais o vocabulário em inglês. Mas, como é que você pode aprender palavras em inglês de um modo mais natural, dinâmico, significativo? Como aprender palavras em inglês e sair do básico? Continue lendo para aprender.

Houve um tempo no qual aprender palavras em inglês se resumia a decorar uma lista de palavras e seus significados. Lembro-me que eu mesmo fazia isso. Decorava listas e mais listas de palavras corriqueiras: house (casa), bed (cama), tree (árvore), cloud (nuvem), beautiful (bonito), mustache (bigode), book (livro) e assim por diante.

Além das palavras corriqueiras, eu achava o máximo aprender coisas que muita gente não se dava ao trabalho de aprender: nit (lêndea), hamstring (parte de trás da coxa), ingrowing toenail (unha encravada), dandruff (caspa), okra (quiabo). Também adorava aprender palavras esdrúxulas, raras: fathom (entender), jentacular (algo relacionado ao café da manhã), avuncular (relacionado aos tios), anew (novamente), cumbrous (esquisito, estranho, inconveniente), ambsace (azar).

Para mim a diferença entre ser um estudante básico e um avançado estava na quantidade de palavras que eu sabia. Portanto, quanto mais palavras esquisitas eu aprendesse, mais avançado eu seria.

Aprender Palavras em InglêsMeu vocabulário era uma coisa de louco. No entanto, eu mal conseguia falar inglês. Sabia tantas palavras, sabia dar nome a tantas coisas, sabia cada coisa estranhas, mas ainda assim eu não conseguia me comunicar (falar e ouvir) bem em inglês. O sentimento de frustração era enorme.

Um dia – depois de muita leitura – comecei a perceber que o “segredo” não era decorar mais e mais palavras. Eu havia entendido tudo errado! O real segredo era saber usar bem as palavras básicas da língua inglesa. A diferença entre ser um estudante básico e avançado estava (e ainda está) em saber usar as palavras simples: entender seus outros significados, saber usá-las corretamente em outros contexto e, acima de tudo, aprender como essas palavras são usadas em parceria com outras.

Por palavras básicas (simples), estou me referindo a palavras como “way”, “point”, “just”, “only”, “line” e outras tantas. Para facilitar o que quero dizer, tomarei a palavra “line” como exemplo.

A maioria das pessoas ao ver “line” – assim sozinha no mundo – logo pensa que seu significado é “linha”. Os estudantes preguiçosos e acomodados nem se preocupam com “line”. Afinal, é um termo muito simples e básico. Até se parece com a palavra “linha” em português. Portanto, para que dar muita atenção à ela?

Este é o erro da maioria! Pois, há muito mais o que aprender sobre o uso de “line”. Perceba isso lendo as sentenças abaixo e suas equivalências em português:

  • I’m sorry, it’s a bad line and I can’t hear you. (Desculpe-me, a ligação está ruim e não consigo te ouvir.)
  • She hates standing in lines. (Ela odeia pegar filas.)
  • Sometimes, we have to draw the line. (Às vezes, precisamos estabelecer um limite.)
  • This was one of his favourite chat-up lines. (Esta era uma de suas cantadas favoritas.)
  • Rachel was reported to be in line for the job of team manager. (Disseram que a Rachel está prestes a conseguir a vaga de gerente de equipe.)
  • The company’s rapid success means it’s definitely on the right lines. (O rápido sucesso da empresa mostra que ela, sem dúvidas, está no caminho certo.)
  • I need to get a line on what’s really happening. (Preciso descobrir o que está realmente acontecendo.)

Pelos exemplos acima você pode notar que a palavra “line” vai além do simples significado de “linha”, não é mesmo? Podemos ainda aprender inúmeros outros usos da palavra “line”:

  • line of reasoning » linha de raciocínio
  • fishing line » linha de pesca
  • in the line of duty » em serviço, no exercício de suas funções
  • washing line » varal (para secar roupas)
  • drop somebody a line » escrever uma carta ou email para alguém
  • be on the line » estar na reta, estar em risco

Aprender palavras em inglês é uma atividade divertida. Aprender como usar as palavras em inglês em contextos diferentes é uma atividade ainda mais divertida. Além disso, é esse modo diferente de aprender palavras em inglês que fará você ir além do básico.

Saber palavras esquisitas, esdrúxulas e raras é legal. Mas, garanto a você que é ainda mais legal aprender os mais variados usos e significados das palavras simples, básicas, corriqueiras, frequentemente usadas em qualquer bate papo ou texto.

Por mais contraditório que possa parecer, o segredo para ser um usuário avançado da língua está simplesmente no aprendizado significativo das palavras básicas. Quando você aprender isso, seu inglês dará um salto.

Quer aprender mais sobre como aprender palavras de modo mais natural em inglês? Então, tenha em mão os livros “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário” e “Combinando Palavras em Inglês – seja fluente em inglês aprendendo collocations“. Os dois estão disponíveis em todas as livrarias do Brasil e também em formato ebook para Kindle. Clique aqui e saiba mais a respeito.

Gostou desta dica!? Então, deixe seu comentário aí abaixo. Se achar que vale a pena, compartilhe-a no FacebookTwitter e/ou Google+.

Artigos Relacionados
Comentários