Pronúncia do Inglês

Dicas Para Aprender a Pronúncia do Inglês

Dicas para aprender a pronúncia do inglês! Quais são as melhores dicas para quem quer aprender a pronúncia do inglês? Será que há regras para aprender a pronúncia do inglês? Neste texto, vou compartilhar algumas dicas com vocês que querem aprender a pronúncia do inglês.

Desde que esse texto foi publicado aqui, muitas outras dicas foram escritas. Portanto, vamos fazer um apanhado geral do que já foi publicado durante nossos 11 anos de história. Afinal, o tema aprender a pronúncia do inglês nunca sai de moda. Então vamos lá!

Dicas para Aprender a Pronúncia do Inglês

Listo abaixo algumas dicas para aprender a pronúncia do inglês que considero serem importantes para estudantes de inglês em qualquer nível. Ou seja, as dicas servem tanto para quem está começando a aprender inglês quanto para quem já sabe inglês e continua aprendendo cada vez mais e mais.

A Pronúncia das Palavras

A primeira dica que sempre dou é aprender a pronúncia das palavras assim que você a encontra. Claro que você não vai fazer isso com todas as palavras que encontrar, mas sim com aquelas que achar importante ou interessante aprender no momento dos estudos.

Por exemplo, digamos que hoje você se deparou com a palavra “mayor“. Geralmente, as pessoas se preocupam com seu significado – prefeito – e julgam que a pronúncia seja fácil. Ou seja, quando se trata da pronúncia as pessoas tentam adivinhar como deve ser. Assim, acabam aprendendo errado.

A dica então é: não aprenda só o significado. Veja no dicionário que a pronúncia mais comum de “mayor” é parecida com “mér“. Ou seja, “mayor” rima com “chair“. Nunca deixe para aprender a pronúncia depois de algum tempo! Procure aprender sempre no momento em que aprender a nova palavra. Se deixar para depois, você terá mais dificuldades.

Você pode ler mais sobre isso na dica Como Aprender a Pronúncia das Palavras em Inglês. Caso esteja com um pouco mais de pressa, você pode também acessar os dicionários de inglês online e assim ouvir a pronúncia das palavras: Macmillam Dictionary, LDOCE Online, Merriam-Webster e Oxford Dictionaries são alguns dos que recomendo.

Repita! Repita! Repita!

Dicas para Aprender a Pronúncia do InglêsSempre que for aprender a pronúncia de uma palavra, repita-a em voz alta várias vezes.  Assim, você se acostuma com o som e com o modo de falar a palavra. Acho que não preciso falar muito sobre essa questão de repetição. Ela tem a ver com praticar. Logo, como você bem sabe, a prática leva à perfeição. Mas, não adianta repetir apenas a palavra isolada (sozinha), fora de contexto. Isso nos leva a mais uma de minhas dicas para aprender a pronúncia do inglês.

Faça Frases e Contextualize!

Repetir a palavra sozinha nem sempre é uma boa ideia. Portanto, eu sempre recomendo que meus alunos escrevam sentenças com as palavras que querem aprender a pronunciar e leiam essas sentenças em voz alta. Isso ajuda o seu cérebro a se acostumar com and novas palavras em contexto: acompanhada de outras palavras – collocations e chunks of language.

O legal de fazer isso é que além de aprender na palavra nova, você vai também praticar a pronúncia das outras palavras. Indo um pouco mais além, você vai aprender como montar frases em inglês e até mesmo a gramática de uso da língua inglesa. Ou seja, você estará aprendendo inglês de uma maneira muito mais dinâmica. Deixando de lado, aquela ideia de ficar decorando apenas palavras soltas e depois tentando juntar tudo. Enfim, se você ler as dicas que indiquei acima, você terá uma ideia do que estou falando.

Não Procure Regras!

Se você é o tipo de estudante que quer saber quais as regras da pronúncia em inglês, eu recomendo que você pare com isso. Não procure por regras ou padrões. Também não caia no erro de achar que uma letra será sempre pronunciada do mesmo jeito. Isso, infelizmente, não é possível em inglês. A letra ‘i‘, por exemplo, não é pronunciada sempre do mesmo jeito. Basta ler a dica Como Pronunciar o i em Inglês para perceber isso. O segredo é se acostumar com as palavras por inteiro e evitar essa coisa de regras.

Alguns exemplos que gosto de citar sempre são “said” e “paid“. O “ai” nelas é pronunciada de formas diferentes. Em, “said” o som é de “é”: séd; já em “paid” é “ei”: peid. Portanto, evite criar regras! Caso queira saber mais sobre as regras da pronúncia em inglês, assista ao vídeo abaixo. Do contrário, pule o vídeo e continue lendo a dica.

Seja Paciente!

Infelizmente, não há uma dica milagrosa para que você consiga aprender a pronúncia do inglês da noite para o dia. É preciso ser paciente! A gente aprende um pouco a cada dia e vi melhorando. Vamos aprendendo com os erros e ganhando confiança com os acertos. Aliás, vale ressaltar aqui que errar é algo totalmente normal. Mas, o anormal é continuar cometendo sempre os mesmos erros.

Só para citar um exemplo, lembro-me que demorei um bom tempo para aprender a pronunciar ‘going‘ corretamente. Várias vezes eu era lembrado de que a pronúncia correta era parecida com ‘gouing‘ e não ‘góingui‘. Eu achava tudo estranho, mas aprendi a falar do jeito certo. Hoje em dia, ao me deparar com uma palavra nova faço justamente o que eu disse acima. Conheço inúmeras pessoas que fazem as mesmas coisas. Enfim, no final o que importa mesmo é a dedicação e a prática constante. Do contrário, você não vai aprender a pronúncia do inglês corretamente.

Para finalizar, veja abaixo os outras dicas sobre a pronúncia da língua inglesa que são úteis ao seu aprendizado. That’s all for now, guys! So, take care and keep learning!

Etiquetas
aprender inglês sozinho dicas para aprender inglês pronúncia do inglês
Botão Voltar ao topo
Fechar