Como pronunciar o I em inglês?

Se você estuda inglês sozinho (ou mesmo em curso), certamente já se perguntou como pronunciar o I em inglês. Você já se pegou fazer as seguintes perguntas: Como pronunciar o I em inglês? Quais as regras para pronunciar o I em inglês?

Confesso que quando comecei a estudar inglês, eu também tinha essa dúvida. Afinal, a vogal “i” tem sons diferentes e isso me deixava louco. Creio que isso deixa você louco também!

Nesta dica compartilho minhas observações sobre a pronúncia da vogal “i” tanto  como estudante de inglês e quanto como profissional na área de ensino de inglês. Espero ajudar você a se despreocupar com isso e passar a aprender inglês mais naturalmente. Vamos lá!

Os diferentes sons do i

Como pronunciar o i em inglês?Como você já sabe, a vogal “i” costuma nos dar dor de cabeça quando começamos nossos estudos de inglês. Para mostrar isso, leia as palavras abaixo em voz alta:

  • I, time, side, fire, gravity, sight, night, fight, thigh, aisle, hit, ship, sick, think, nit, slit, library, dictionary, fail, contain, train, pile, giant, city, sign, signature, bird, third

Você já teve uma ideia da confusão, não é mesmo? Será que você sabe como pronunciar a vogal “i” nas palavras acima? Você sabia que só aí nesses exemplos a vogal “i” pode ser pronuncia como /aɪ/, /ɪ/, /ə/ ou /ɜː/?

Isso mesmo! São quatro sons diferentes! Portanto, se você até hoje achava que eram apenas dois sons, sinto informar que são mais.

Algumas pessoas tem o hábito de inventar regras para facilitar nessas horas. Não tenho nada contra isso! Até certo ponto essas invenções podem mesmo ajudar. No entanto, é preciso ter sempre em mente que não se trata de regras fixas e eternamente verdadeiras.

Por exemplo, uma dessas “regrinhas” inventadas dizem que quando temos a vogal “i” seguida por uma consoante com vogal “e”, o “i” terá som de /aɪ/. Isso é facilmente verificado nas palavras abaixo:

  • time, side, hide, slide, tide, fire, entire, hire, aside, kite, bite, cite, site, ride, bike

O problema é que essa “regrinha” não funciona com todas as palavras:

  • give, notice, clandestine

Essa infelizmente “regrinha” nem sempre dará certo. Ela pode ajudar, mas não é uma verdade absoluta.

Outra “regrinha” diz que a vogal “i” terá som de “i” – como em português – nas seguintes palavras:

  • hit, city, ship, fit, sit, quit, nit, rib, lit, shit, hip, slick, lick, rim etc.

Aqui é preciso dizer que o som do “i” nessas palavras não é o mesmo som do “i” que temos em português em palavras como índio, sítio, ficar e outras. Portanto, a “regra” não cola. Leia a dica Beach or Bitch e você certamente perceberá que o som é diferente.

Como você pode ver, criar regras para pronunciar o i em inglês não é tarefa das mais fáceis. Então, o que fazer?

Como pronunciar o i em inglês?

Minha dica é que você aprenda sempre a pronunciar as palavras como um todo e não focar apenas na vogal i.

Ou seja, ao se deparar com a palavra “sign”, você deve aprender a pronúncia da palavra inteirinha e não ficar batendo a cabeça com o som do “i” dentro da palavra. Nesse caso, você deve aprender que “sign” é pronunciada como /saɪn/. Ao aprender a palavra “signature”, você deve aprender longo de cara que a pronúncia será /ˈsɪɡnətʃər/. Veja “sign” está presente em “signature”, mas a pronúncia é diferente nos dois casos.

Isso significa que o segredo não está em aprender ou identificar “regrinhas” para pronunciar a vogal “i” em inglês, mas sim em aprender como pronunciar as palavras por completo.

Como pronunciar as palavras em inglês?

Para aprender a pronúncia das palavras, você deve ter um bom dicionário de inglês  e saber como funciona o International Phonetic Alphabet. Claro que você tem também de conhecer esse tal de Alfabeto Fonético Internacional; afinal, aqueles desenhinhos engraçadinhos servem para ajudar você a melhorar a pronúncia em inglês. Se quiser, adquira agora o ebook Pronúncia Básica do Inglês (pdf e áudio) e aprenda todos os sons da língua inglesa.

Outra coisa que pode te ajudar muito são os dicionários online. A maioria deles tem a opção de áudio para você ouvir a pronúncia das palavras tanto em inglês americano quanto britânico. Logo, fica muito mais fácil você ouvir a pronúncia das palavras e saber como elas são realmente pronunciadas.

Leia » 5 Super Dicionários de Inglês Online

Lembre-se: Não é procurando por uma “regrinha” específica que você vai entender como a pronúncia da língua inglesa realmente funciona. Essas regras podem dar certo em um momento; no entanto, você logo perceberá que há várias exceções para complicar sua vida.

Quer continuar aprendendo mais sobre como pronunciar as palavras em inglês, então leia as dicas abaixo:

» Como aprender a pronúncia das palavras em inglês?
» Aprender a pronúncia do inglês
» Por que aprender a pronúncia do inglês é difícil?
» Sobre pronúncia e sotaque em inglês
» Aprender inglês online: dicas e sites

Conclusão

Para encerrar, lembre-se que não tenho nada contra a invenção de regrinhas. Desde que, claro, você esteja ciente que nem sempre elas funcionarão. Por isso, sou a favor de você aprender a pronúncia das palavras inteiras. Afinal, preocupar-se apenas com o fato de como pronunciar o i em inglês não é o bastante para você ficar cada vez mais com seu Inglês na Ponta da Língua.

No livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário, dou muito mais dicas para você aprender inglês de modo mais natural e sem se preocupar com regrinhas de pronúncia e coisas do tipo. Portanto, adquira o livro e aprenda a aprender inglês de um modo diferente.

That’s all for now, guys! Take care!

Artigos Relacionados
Comentários