Para Professores de Inglês

05 Livros Para Professores de Inglês

No vídeo [Tag] Livros em Inglês, eu mencionei um livro como sendo um dos que me abriu a mente para seguir a carreira de ELT Professional (profissional em ensino de língua inglesa): The Non-Native Teacher, de Péter Médgyes. Por causa do vídeo, várias professoras de inglês enviaram emails pedindo outras recomendações de livros para professores de inglês.

Portanto, entre os vários livros que posso recomendar, fiz uma lista de 5 livros que considero essenciais para quem deseja dar os primeiros passos na profissão. São livros que tratam do assunto de ensino de língua inglesa de modo geral. Ou seja, abordam temas como: ensino de gramática, ensino de vocabulário, processo de aprendizado, comportamentos de alunos e professores, métodos, abordagens, ensino das quatro habilidades, gerenciamento de sala de aula, prática pedagógica, a língua inglesa no mundo e muito mais. Vamos aos títulos e assim você entenderá melhor cada um deles!

An A–Z of ELT

Este livro é na verdade uma espécie de dicionário de termos usados na área de ensino de inglês (TESOL). Embora as definições sejam resumidas, o autor, Scott Thornbury, define cada termo de modo objetivo e claro. Se você deseja ter uma ideia sobre affordance, priming, methodology, approaches, phrase, communicative approach, lexical approach, discourse, co-operative principle e muitos outros termos, esse livro deve fazer parte de sua mesa de trabalho.

Approaches and Methods in Language Teaching

Esse é um dos clássicos na área de ensino de inglês. Os autores Jack Richards e Theodore Rodgers discorrem sobre os principais métodos e abordagens de ensino de línguas. Eles iniciam com um breve histórico do ensino de línguas e então – meio que cronologicamente – apresentam os métodos e abordagens que fazem (ou fizeram) parte do universo de ensino de línguas até o momento: Oral Approach and Situational Language Teaching, Audiolingual Method, Total Physical Response, Whole Language, Community Language Learning, Communicative Language Teaching, Lexical Approach, Task-Based Language Teaching, Post-Methods Era e muito mais.

Techniques & Principles in Language Teaching

Diane Larsen-Freeman e Martin Anderson apresentam os conceitos e processos fundamentais dos principais métodos e abordagens de ensino de línguas. Diferentemente do livro anterior, neste os autores analisam cada método e abordagem do ponto de vista teórico e prático. Eles também apresentam modelos de como as aulas são dadas dentro de cada método e abordagem. Eles também apresentam os pontos críticos (vulneráveis) para que o leitor possa continuar suas pesquisas e assim descobrir por si só quais métodos e abordagens são mais adequados para seu público e sua prática pedagógica.

The Practice of English Language Teaching

Jeremy Harmer apresenta neste livro vários temas voltados à pratica de ensino de inglês. O autor aborda fatos referentes à língua inglesa no mundo, diferentes tipos de inglês, o que é a língua inglesa, descrição dos professores e alunos nos dias de hoje, contextos de aprendizagem, métodos e abordagens mais populares, a questão dos erros e a correção, ensino da pronúncia, do vocabulário, da gramática, das quatro habilidades comunicativas, o uso da tecnologia em sala de aula e muitos outros temas essenciais para a prática de ensino de inglês. Trata-se de um livro abrangente e que sozinho introduz o novo profissional nos assuntos mais importantes no ensino de língua inglesa.

Teaching by Principles

Também é um dos clássicos na formação de professores de inglês ao redor do mundo. Leitura obrigatória em praticamente todos os cursos de TESOL. H. Douglas Brown mostra ao leitor os fundamentos da prática pedagógica de ensino de língua inglesa. Entre os vários temas citados acima, ele também aborda o desenvolvimento de material de ensino de inglês, gerenciamento de sala de aula, a história dos métodos e abordagens, estratégias de ensino, o ensino integrado das quatro habilidades, contextos políticos, institucionais e sócio-culturais no ensino de inglês, a responsabilidade social do professor de inglês, avaliação do ensino e aprendizado etc. Trata-se de um livro tão completo quanto os demais; portanto, indispensável para o profissional sério e arrojado da área.

Esses são apenas 5 livros para professores de inglês que considero como básicos na formação dos profissionais de ensino. Agora, a pergunta é:

Qual livro ler primeiro?

Confesso a você que eu não sei qual você deve ler primeiro! Acredito que isso fica a seu critério!

Eu mesmo não os li por uma ordem! Eu os li conforme tinha dinheiro para ir comprando um outro outro. Alguns eu peguei emprestado e depois – quando as coisas foram melhorando – eu comprei para ter sempre ao meu lado. Pois, são livros excelentes e que servem de guia para o desenvolvimento profissional sério e focado no público alvo.

Como eu disse, há muitos outros livros a serem recomendado. Mas, por enquanto, esses aí são os que considero essenciais para você começar a entender melhor o fantástico mundo do ensino de inglês como segunda língua. Prometo fazer uma lista com outros livros para que você professora (ou professor) possa ir se aperfeiçoando cada vez mais.

Até a próxima!

Etiquetas
dicas para professores de inglês ELT Development formação de professores livros de inglês
Botão Voltar ao topo
Fechar