05 Livros Para Professores de Inglês | Formação de Teachers

Professor Denilso, quais são os livros para professores de inglês em início de carreira que o senhor recomenda a leitura?

Essa é uma pergunta que recebo frequentemente por aqui. Aliás, essa é uma pergunta que eu escuto muito desde o ano de 1999 quando comecei a atuar de modo mais profissional formação de professores de inglês aqui no Brasil.

05 Livros para Professores de Inglês

Confesso que há vários livros que eu gostaria muito de recomendar. Mas decidi escolher apenas 05 que servirão de base para sua atualização profissional. Não só isso, mas também para você começar a repensar a sua prática de ensino.

Vamos às indicações!

1️⃣ An A–Z of ELT

Este livro é na verdade um dicionário de termos usados na área de ensino de inglês. Caso você não saiba, o nome que damos a essa área no mundo é TESOL (Teaching English for Speakers of Other Languages).

Embora as definições sejam resumidas, o autor, Scott Thornbury, define cada termo de modo objetivo e claro.

Portanto, se você deseja ter uma ideia sobre temas como affordance, priming, methodology, approaches, phrase, communicative approach, lexical approach, discourse, co-operative principle e muitos outros termos da nossa área, esse livro deve fazer parte de sua estante. Você irá consultá-lo frequentemente.

2️⃣ Approaches and Methods in Language Teaching

Esse é um dos clássicos na área. Os cursos de Letras deveriam ter esse livro como leitura obrigatória.

Nele Jack Richards e Theodore Rodgers apresentam os principais métodos e abordagens de ensino de línguas.

Primeiro, eles fazem um breve histórico do ensino de línguas de modo geral. Então, em uma tentativa cronológica, discorrem sobre os métodos e abordagens que fazem (ou fizeram) parte do universo de ensino de línguas até o momento.

Eles abordam sobre Oral Approach and Situational Language Teaching, Audiolingual Method, Total Physical Response, Whole Language, Community Language Learning, Communicative Language Teaching, Lexical Approach, Task-Based Language Teaching, Post-Methods Era e muito mais.

Enfim, se você acha que sabe algo sobre methods and approachs, garanto que você não sabe quase nada se ainda não leu este livro.

3️⃣ Techniques and Principles in Language Teaching

Diane Larsen-Freeman e Martin Anderson apresentam os conceitos e processos fundamentais dos principais métodos e abordagens no ensino de línguas.

Diferentemente do livro anterior, neste os autores analisam cada método e abordagem do ponto de vista teórico e prático.

Ou seja, primeiro eles fazem uma análise teórica de cada abordagem ou método. Levantam os pontos chaves e as teorias que fundamentaram cada abordagem. Depois, eles apresentam modelos de como as aulas são dadas dentro de cada método e abordagem. Isso ajuda o professor a ter uma ideia de como colocar em prática o que aprende.

Eles também apresentam os pontos críticos (vulneráveis) para que o leitor possa continuar suas pesquisas e assim descobrir por si só quais métodos e abordagens são mais adequados para seu público e sua prática pedagógica.

É um livro que ajuda você a começar a pensar e a seguir pensando criticamente ao longo da sua jornada profissional.

4️⃣ The Practice of English Language Teaching

Jeremy Harmer apresenta neste livro vários temas voltados à pratica de ensino de inglês.

O autor aborda temas como a língua inglesa no mundo, os diferentes tipos de inglês (variantes), o que é a língua inglesa, uma descrição dos professores e alunos nos dias de hoje, os contextos de aprendizagem, os métodos e abordagens mais populares atualmente, a questão dos erros e a correção, ensino da pronúncia, do vocabulário, da gramática, das quatro habilidades comunicativas, o uso da tecnologia em sala de aula…

Enfim, esse é um livro para você tomar conhecimento sobre inúmeros temas essenciais para a prática de ensino de inglês como um todo.

Trata-se de um livro abrangente e que sozinho introduz o novo profissional nos assuntos mais importantes no ensino de língua inglesa.

5️⃣ Teaching by Principles

Esse é também é um dos clássicos na formação de professores de inglês ao redor do mundo. Leitura obrigatória em praticamente todos os cursos de TESOL. H. Douglas Brown mostra ao leitor os fundamentos da prática pedagógica de ensino de língua inglesa.

Entre os vários temas já citados acima, Brown também aborda o desenvolvimento do material de ensino de inglês, o gerenciamento de sala de aula, o ensino integrado das quatro habilidades, os contextos políticos, institucionais e sócio-culturais no ensino de inglês, a responsabilidade social do professor de inglês, avaliação do ensino e aprendizado e outros mais.

Trata-se de um livro tão completo quanto os demais. Por essa razão, eu o recomendo aqui também para você que deseja ser um profissional sério e arrojado na área.

🔴 Qual livro ler primeiro?

Esses são apenas 5 livros para professores de inglês que considero como básicos na formação dos profissionais de ensino. Mas qual você deve ler primeiro?

Confesso a você que eu não sei qual você deve ler primeiro! Acredito que isso fica a seu critério!

Eu mesmo não os li por uma ordem específica! Eu os li conforme tinha dinheiro para ir comprando.

Entre um e outro, eu fui lendo outros livros também. Livros que me ajudaram a me tornar o profissional que sou hoje.

Portanto, há sem dúvidas muitos outros livros a serem recomendados. Mas, por enquanto, esses aí são os que considero essenciais para você começar a entender melhor o fantástico mundo do ensino de inglês como segunda língua.

That’s all for now!

Take care and keep learning!

Etiquetas

Um Comentário

Botão Voltar ao topo