Como Aprender a Pronúncia das Palavras em Inglês?

Afinal, como aprender a pronúncia das palavras em inglês? Ou como aprender a pronunciar corretamente as palavras em inglês? Se você se faz essas perguntas, continue lendo para ler minha dica a respeito e assim ajudar você a aprender a pronúncia das palavras em inglês.

Uso de Dicionários

Houve uma época na qual os dicionários de inglês vinham com a pronúncia aportuguesada das palavras. Assim, a palavra “by” trazia ao seu lado a pronúncia escrita da seguinte maneira [bái]. O mesmo valia para “house” [ráus], “paper” [pêiper], “chair” [tchér], “book” [búq] e assim por diante.

Claro que alguns sons não tinham (e nem tem ainda) como serem aportuguesados. Palavras que possuíam o “th”, por exemplo, vinham com os sons de “f”, “s”, “z” ou “d”. Isso não retratava bem os sons do famoso “th” em inglês. O mesmo vale para os sons diferentes entre “beach” e “bitch”. Os dicionários então tiveram de mudar.

Com a chegada da teconologia, os dicionários (vendidos em livrarias) passaram a ser comercializados com os famosos CD-ROMs. Isso facilitou e muito a vida de quem estuda inglês. Pois, era só colocar o CD no computador, instalar o que tivesse de ser instalado e todo o conteúdo do dicionário, incluindo a pronúncia das palavras em inglês, estava à disposição sempre que desejasse.

Aprender a Pronúncia das Palavras em InglêsAlguns desses dicionários vinha (e ainda vem) com ferramentas que gravam a sua voz – o modo como você pronúncia a palavra – e comparam com a pronúncia do falante nativo no CD (que pode ser britânico e/ou americano). Alguns desses dicionários disponíveis no mercado são:

  • Longman Dicionário Escolar Inglês/Português – Português/Inglês (nível básico e pré-intermediário)
  • Dicionário Oxford Escolar Para Estudantes Brasileiros de Inglês (nível básico e pré-intermediário)
  • Password – English Dictionary For Speakers Of Portuguese (nível básico e pré-intermediário)
  • Collins Cobuild Advanced Dictionary of American English (nível intermediário e acima)
  • Oxford Advanced Learner’s Dictionary (nível intermediário e acima)
  • Longman Dictionary of Contemporary English (nível intermediário e acima)
  • Macmillan English Dictionary (nível intermediário e acima)

Dicionários Online

Caso você seja daqueles que não quer comprar um dicionário para tê-lo em casa e prefere usar a internet, o que fazer? Felizmente, há na web inúmeros recursos para estudantes de todos os níveis. Não tem como reclamar!

A grande maioria dos dicionários de inglês pode ser acessada gratuitamente na internet. Um exemplo é o Macmillan Dictionary Online. Ao acessá-lo você poderá digitar a palavra que deseja aprender, ler suas definições e usos e ouvir a pronúncia. Para isso basta clicar no ícone de áudio que está geralmente abaixo da palavra [veja a imagem abaixo].

Aprender a Pronúncia das Palavras em Inglês

O dicionário online da Macmillan é apenas um exemplo. Saiba que há ainda inúmeros outros.

Outro site que pode ajudar muito é o Howjsay. Ao acessá-lo você pode digitar uma palavra ou mesmo uma frase, esperar a página carregar e ouvir a pronúncia. Depois é só clicar sobre a palavra/frase e ouvir quantas vezes quiser. Sobre as frases, vale dizer que essas devem ser frases pequenas e comuns em inglês: “what’s up?“, “how can I help you?“, “can I call you back?“, “I’ll put you through“, “you’re kidding“, etc.

Canais no Youtube

Você pode ainda assistir aos inúmeros vídeos gratuitos disponíveis no Youtube que trazem dicas de pronúncia para todos os estudantes de inglês. Um dos canais que recomendo é o Rachel’s English. Vale a pena dedicar um tempinho para ouvir as dicas da Rachel e assim ir melhorando a sua pronúncia em inglês. [Leia mais sobre pronúncia na dica Aprender a Pronúncia do Inglês]

Alfabeto Fonético da Língua Inglesa

Pronúncia Básica do Inglês (ebook)Além disso tudo, você pode dedicar tempo para aprender o Alfabeto Fonético Internacional. Esse alfabeto é uma forma interessante de você visualizar como as palavras são pronunciadas. Concordo que os símbolos usados no tal alfabeto sejam estranhos e pareçam complicados; mas, saiba que com um pouco de prática e dedicação, você aprenderá cada um rapidinho.

Portanto, aprenda-o. Nada de ficar reclamando, achando que é difícil. Com o tempo você saberá como ele funciona e perceberá que aprender a pronúncia das palavras em inglês com ele é muito mais fácil. Você pode adquirir o ebook Pronúncia Básica do Inglês e aprender o alfabeto fonético da língua inglesa sem complicações. Saiba mais clicando na imagem ao lado.

Inglês Britânico ou Inglês Americano?

Calma aí! As dicas que dei acima são de inglês britânico ou inglês americano?

Se você está no nível básico ou intermediário e ainda perde tempo com esse tipo de pergunta, sinto informar que você talvez demorará muito tempo para aprender a pronúncia do inglês. Já escrevi aqui uma dica na qual eu afirmo que o importante é você aprender inglês. Depois que tiver um bom conhecimento da língua, faça um curso de pronúncia voltado para o inglês britânico, americano, australiano, canadense, sul-africano, etc. Você decide! Preocupar-se com isso no começo dos estudos é, de certa forma, uma grande perda de tempo. Aprenda inglês e só depois dedique-se a uma variante específica da língua.

Por fim, lembre-se: você não aprenderá a pronúncia das palavras em inglês da noite para o dia. Aliás, você não vai falar inglês como um americano de uma hora para outra (talvez isso nunca aconteça!). Algumas palavras podem ser fáceis, outras nem tanto. Mas, entenda que aprender a pronúncia da língua inglesa leva tempo, esforço e dedicação. Algumas pessoas podem aprender o som do “th” mais rápido que você; outras poderão levar anos ou mesmo nunca conseguir. Não desanime! Dedique-se! Fortaleça os pontos fortes e os pontos fracos melhorarão aos poucos ou nem serão percebidos quando você falar inglês com alguém.

Essas são as dicas que tenho para você que deseja aprender a pronúncia das palavras em inglês ou mesmo a pronúncia do inglês de modo geral. Até a próxima! 😉

Artigos Relacionados
Comentários