Dicas Para Aprender Inglês

Quanto tempo deve durar um curso de inglês?

Em 2008, escrevi o postA Melhor Escola de Inglês do Brasil“. Nele dei dicas para que você, cliente em busca de uma boa escola de idiomas, avalie bem sua própria escolha e não caia no conto do vigário. No final do texto, uma das dicas que dei, foi “avalie se a escola está interessada na formação de alunos autônomos“.

Em outras palavras, procurei enfatizar que

a escola, por meio de seus profissionais, deve ensinar, capacitar, e orientar os alunos a aprenderem inglês utilizando os recursos disponíveis dentro e fora da sala de aula.

Assim, os alunos saberão como continuar a desenvolver o conhecimento adquirido enquanto estavam no curso e a atingir maiores níveis de fluência como eternos aprendizes da língua inglesa.

Escrevi ainda na dica que um curso de inglês não deve durar “mais do que 2,5 ou 3 anos“. Se passar disso, desconfie! Esse trecho dá dica causa várias interpretações errôneas e confusões também. Portanto, vou explicar melhor.

Minha intenção ao escrever essa parte da dica foi a seguinte:

se em até 2,5 ou 3 anos a escola na qual você estuda não tiver ensinado, capacitado, orientado você a aprender inglês através das inúmeras ferramentas disponíveis para que você possa continuar aprendendo inglês sozinho depois de um tempo, desconfie pois você pode estar em uma péssima escola.

tempo-de-duracao-curso-de-inglesA intenção não foi a de dizer que um curso de inglês para ser bom deva durar apenas 2,5 ou 3 anos. A ideia central era afirmar que 2,5 ou 3 anos é um período de tempo essencial para que a escola ajude você a entender a língua até determinado ponto (nível avançado, conquista de uma certificação internacional, etc.). Após esse período de tempo, o aluno deverá se sentir seguro e satisfeito com o inglês adquirido até então. Assim, ele – o aluno – deverá ser capaz de perceber que se quiser se desligar da escola, ele saberá perfeitamente bem o que fazer depois (continuidade dos estudos, o aprendizado contínuo).

Para chegar a esse ponto, o aluno deverá seguir as orientações dadas pela escola: fazer atividades, participar de atividades extras oferecidas, ler textos em inglês na internet, ler livros com dicas de inglês ou outros em inglês, conversar em inglês com seus colegas do curso (e outros que sabem falar), ouvir inglês sempre que possível. Enfim, envolver-se com a língua inglesa o máximo possível. O trabalho, no entanto, é mais do aluno do que da escola, que apenas orienta o aluno e o prepara para continuar sozinho após determinado ponto.

Perguntas que podem ser feitas ao escolher um bom curso de idiomas são:

  • Essa escola irá me preparar para continuar aprendendo inglês ao longo da vida, ou me venderá livros e mais livros passando a ideia de que estou preso a ela e sou dependente dela por toda a vida?
  • Quantas pessoas estão fora dessa escola hoje falando inglês fluentemente e continuam aprendendo a língua por conta própria?

Seu curso pode até durar mais de 3 anos, mas aí a opção de continuar será sua. Geralmente, nesses casos há sempre um objetivo maior a ser alcançado: um exame de proficiência internacional como CAE ou CPE, por exemplo, ou ainda outro voltado para falantes proficientes da língua. Afinal, dependendo do objetivo de cada pessoa o tempo a ser investido será muito maior.

Por outro lado, se o seu curso durar de 12 a 18 meses é altamente recomendável que você veja a quantidade de horas que dedica aos estudos de inglês fora da sala de aula. Nesses casos, o tempo investido semanalmente deverá ser superior ou igual a 8 horas. Portanto, se sua escola oferece apenas 2 horas semanais de aulas, você deverá estudar 6 horas (ou mais) em casa. É aqui que as orientações da escola entram em cena; ela, a escola, deverá dar dicas do que você deve fazer em casa para aprimorar o que tem aprendido e também tirar proveito dos recursos disponíveis (livros, revistas, dicionários, internet, televisão, etc.) que ajudarão você a aprender inglês.

Para finalizar, volto à pergunta título desse post: “quanto tempo deve durar um curso de inglês?” A resposta é:

pode durar o tempo que o aluno achar necessário. O importante não é o tempo de duração do urso, mas sim o tempo que o aluno dedicará para se envolver cada vez mais com a língua.

Logo, a grande pergunta na verdade deve ser a seguinte:

quanto tempo VOCÊ dura (dedica) estudando inglês?

Para encerrar, recomendo que você leia também o excelente texto da professora Angela Ventura, no qual ela também aborda este assunto. Para isso leia o artigo “Quanto tempo dura um curso de inglês?” em seu excelente blog Basic Idea.

Etiquetas
aprender inglês sozinho como aprender inglês
Botão Voltar ao topo
Fechar