Frases em inglês? Como formar!? Aprenda aqui!

Como formar frases em inglês!? Será que existe uma dica milagrosa para ajudar com essa coisa de frases em inglês!? Essas perguntas são muito comuns entre inúmeros estudantes de inglês. Geralmente, quem faz essa pergunta já sabe algumas (ou muitas) coisas em inglês, mas se enrola na hora de criar frases. Portanto, se você tem essa dúvida, continue lendo este texto.

Como formar frases em inglês?

De modo geral, a melhor maneira para aprender como formar frases em inglês é, desde cedo, aprender frases e ir fazendo pequenas alterações nelas para ir se acostumando com as estruturas.

Assim, você aprende não só como formar frases em ingles, mas aprender também a gramática de modo bem natural. Sem contar que por ainda ir usando a criatividade para criar novas frases sempre que quiser.

Para não ficarmos só na teoria, vamos à prática. Segue abaixo uma dica que sempre dei – e ainda dou – a todos os estudantes que me fazem essas perguntas.

Pratique essa ideia

Digamos que você acabou de aprender a frase “What’s your name?“. Você pratica esse “what’s your name?” até ficar com ele na ponta da língua. Depois que souber bem, ao invés de deixá-la de lado, começa a brincar com a frase. Para isso, comece trocando a palavra “name” por outras palavras que façam sentido na frase. Escreva isso em seu caderno e vá se acostumando com a estrutura. Por exemplo:

  • What’s your favorite color?
  • What’s your last name?
  • What’s your address?
  • What’s your email address?
  • What’s your phone number?

Como formar frases em inglês?Veja que a estrutura inicial – what’s your – foi mantida. Somente o final foi trocado para que você pudesse criar uma nova frase e praticar o vocabulário que já sabe.

Você pode fazer isso com qualquer frase que considerar interessante ao longo dos seus estudos de inglês. Veja outro exemplo:

  • He goes to work by car.
  • He goes to work by bus.
  • He goes to work by bike.
  • He goes to work by taxi.

Você pode mudar o local para onde a pessoa vai ou mudar a pessoa (sujeito da frase):

  • He goes to university by car.
  • She goes to school by bus.
  • She goes to London by plane.
  • She goes to church by bike.

Conforme você for aprendendo mais e mais frases em inglês, você poderá fazer esse tipo de alterações para se acostumar com o fato de como formar frases em inglês.

Um problema comum

O problema dos estudantes de inglês nessa coisa de como formar frases em inglês está no fato deles sempre querer saber o(s) porquê(s) da estrutura gramatical (qual é a regra?). Se ao invés de ficarem preocupados com os detalhes das frases, passassem a prestar atenção ao contexto, ao significado e ao modo como certas estruturas são usadas, as coisas ficariam mais simples.

Por exemplo, tem gente que entra em desespero quando aprende que “I’ll have…” significa “Eu quero…“. Afirmam que isso simplesmente não dá para entrar na cabeça. Para mim isso é bobagem! Pois, o que a pessoa tem de aprender é que usamos “I’ll have…” quando falamos a um garçom em um restaurante (ou lanchonete) o que vamos querer. Temos então de aprender o significado (Eu quero…), o contexto (usado por um cliente em um restaurante ou lanchonete) e a estrutura natural (gramática de uso) em inglês (I’ll have…). Nada de se preocupar com o porquê de usarmos “will” e se podemos trocar por “going to“.

  • I’ll have the special.
  • I’ll have a hamburger.
  • I’ll have an orange juice.
  • I’ll have a slice of pizza.

Conclusão

Usando a criatividade você será capaz de ir observando outras mudanças que podem ser feitas dentro de inúmeras frases que for aprendendo. Se errar em alguma, você certamente aprenderá o certo uma hora outra e terá a chance de continuar escrevendo/falando do jeito certo.

Essa dica vale para simplesmente todos os níveis de aprendizado de inglês. Quanto mais cedo você começar a fazer isso, mais rápido e fácil será para você entender como formar frases em inglês.

Você pode ainda tentar acrescentar novas palavras a uma frase simples e assim aumentá-la. Por exemplo, você escreve a frase “I live in a house“. Agora pode acrescentar mais palavras a ela para dar uma melhorada:

» I live in a big house.
» I live in a comfortable house.
» I live in a beautiful house.
» I live in a modest house.
» I live in a very big and comfortable house.

Tudo o que escrevi acima pode ser encontrado em mais detalhes em meus três livros – Inglês na Ponta da Língua, Gramática de Uso da Língua Inglesa e Combinando Palavras em Inglês. Esse livros estão à venda em todo o Brasil (livrarias físicas e sites de vendas). Além dos livros, você pode ainda aprender muito mais participando do curso online Aprender Inglês Lexicalmente. Nele há muito mais dicas relacionadas ao aprendizado natural de inglês e o desenvolvimento da fluência. Se estiver interessado em participar, clique aqui para se inscrever.

Artigos Relacionados
Comentários