O uso de did e didn’t no Past Simple

Já publiquei aqui no site várias dicas sobre o Past Simple. Mas, curiosamente, vivo recebendo perguntas sobre o uso de did e didn’t no Past Simple. Afinal, quando devemos usar did e didn’t no passado em inglês? Quais são as regras? Caso você queira mesmo saber, continue lendo a dica.

Did e Din’t: erro comum

O uso de did e didn’t no Past Simple é bem simples. Mas, antes de falar sobre como usar cada uma delas, listo abaixo algumas sentenças que são erros frequentes cometidos por estudantes brasileiros quando o assunto é o uso de did e didn’t. Veja,

  • I didn’t liked that.
  • Did she went to the party?
  • They didn’t studied very hard.
  • Did you got a good grade?

As sentenças acima estão escritas de modo errado. Esses erros são muito comuns entre estudantes de inglês no Brasil (e em várias outras partes do mundo também). Por quê? Onde será que está o erro?

Did e Didn’t: o correto

O Uso de Did e Didn'tDid é geralmente usada em inglês para indicar que a sentença ou está na forma interrogativa (é uma pergunta) ou é uma sentença negativa (tem um “não” nela).

Na negativa esse “não” pode ser escrito ou como did not ou como didn’t (a forma abreviada de did not). Quando usada assim, dizemos que o did apenas auxilia (ajuda) na formação de uma sentença interrogativa ou negativa. Isso significa que nós não traduzimos a palavra did (ela é apenas um acessório necessário para deixar tudo mais bonitinho do ponto de vista gramatical).

Dessa forma, quando did é usada, o verbo principal (o que comunica a ideia central da sentença) não precisa ser escrito no passado. Ou seja, ele deve manter a sua forma original (a forma base). Para ficar mais claro, compare as sentenças a seguir:

  • I didn’t liked that (errado) – I didn’t like that (correto)
  • Did she went to the party? (errado) – Did she go to the party? (correto)
  • They didn’t studied very hard. (errado) – They didn’t study very hard. (correto)
  • Did you got a good grade? (errado) – Did you get a good grade? (correto)

Observe a diferença nos verbos em destaque. Na forma correta usamos a palavra “did” e o verbo principal fica sempre escrito na sua forma normal (ele não muda de acordo com as regras).

Did e Didn’t: em sentenças

Veja agora como isso tudo fica ao compararmos as sentenças afirmativa, negativa e interrogativa:

  • She went to the party. (Ela foi à festa.) [o verbo principal – go – foi escrito em sua forma no passado – went]
  • She didn’t go to the party. (Ela não foi à festa.) [o verbo principal – go – manteve sua forma, pois usamos o didn’t]
  • Did she go to the party? (Ela foi à festa?) [o verbo principal – go – manteve sua forma, pois usamos o did]

Lembre-se: somente nas sentenças afirmativas devemos usar as formas dos verbos irregulares ou com “–ed”. Nas negativas ou interrogativas usamos o did e o resto continua tudo normal. Caso queira saber mais sobre verbos irregulares e regulares, leia a dica Verbos Irregulares x Verbos Regulares.

De forma bem resumida, esse é o uso de did e didn’t no Past Simple. Mas, antes de encerrar a dica, aprenda mais uma coisinha.

Inscreva-se em nossa área Premium

Did: verbo principal

  • She did a good job.
  • Did she do a good job?
  • She didn’t do a good job.

E agora!? Por que usamos did na sentença afirmativa?

Isso aconteceu porque nesse caso did é o verbo principal da sentença. Se ele for deixado de fora a sentença fica sem sentido: “she _ a good job” (ela _ um bom trabalho). Podemos pensar em algo como: “ela tem um bom trabalho“, “ela oferece um bom trabalho“, “ela completou um bom trabalho“, “ela concluiu um bom trabalho“, “ela fez um bom trabalho“. Sem o verbo principal – did – não sabemos o que a pessoa quer dizer: “ela fez um bom trabalho“. Por isso temos de usar did  na sentença afirmativa acima. Ele é essencial para que a sentença tenha significado.

Nos demais casos a lógica é a mesma das demais sentenças da dica. O uso de did e didn’t é necessário por serem sentenças negativas e interrogativas.

Espero que isso tenha ficado bem claro. Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato com a gente pelo Facebook. Será um prazer responder às suas dúvidas e assim deixar esta dica mais completa.

Artigos Relacionados
Comentários