Verbos Irregulares e Verbos Regulares

Qual a diferença entre os verbos irregulares e o verbos regulares em inglês? O que são verbos regulares? O que são verbos irregulares? Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia esta dica.

Para início de conversa anote aí que não há nos livros de gramática uma parte que trate apenas dos verbos regulares. Por quê? Pelo simples fato deles serem muitos e por não serem difíceis de serem aprendidos. Ou seja, a maior parte dos verbos em inglês é regular. Mas afinal, o que é um verbo regular?

Verbos Regulares

Você certamente já deve ter estudado (ou estar estudando) o tempo verbal conhecido como Simple Past. Então, você já sabe que nesse tempo verbal devemos acrescentar -ed ao verbo:

  • work – worked
  • talk – talked
  • study – studied
  • dance – danced
  • play – played
  • add – added
  • like – liked
  • start – started

Verbos Irregulares e Verbos RegularesAs mesmas regras do Past Simple valem quando temos de escrever os verbos no Past Participle (Particípio Passado). A ‘regra’ é quase geral: a maioria dos verbos em inglês recebem a partícula -ed para indicar que estão no Simple Past ou no Past Participle. Como esses verbos são escritos de acordo com a regra podemos chamá-los de regulares.

[Leia » Regras do Past Simple em Inglês]

Verbos Irregulares

Acima você ficou sabendo que os “verbos regulares” são todos aqueles que no Past Simple ou Part Participle recebem o -ed. Eles seguem as regrinhas e, portanto, são fáceis de aprender.

Já os verbos irregulares são aqueles verbos que no Past Simple e no Part Participle são escritos de modo diferente. Ou seja, a tal regrinha do -ed não funciona com eles. Esses verbos são escritos como se fossem outra palavra. Como eles são escritos de modo diferente, não seguem a regra, eles são chamados de verbos irregulares. Veja alguns exemplos abaixo:

  • have – had – had [não escrevemos haved]
  • go  went  gone [não escrevemos goed]
  • get  got  got/gotten [não escrevemos getted]
  • do  did  done [não escrevemos doed]
  • say  said  said [não escrevemos saied]
  • know  knew  known [não escrevemos knowed]
  • give  gave  given [não escrevemos gived]

A forma como você vê acima é visto na maioria das escolas como tabela de verbos irregulares. Essa tabela é formada por três colunas. Na primeira coluna encontra-se o verbo em sua forma natural (have, go, get, do, etc.). Na coluna do meio (segunda coluna), você encontra o modo como o verbo é escrito no Simple Past (had, went, got, did, etc.). Na terceira coluna está o modo como o verbo deve ser escrito no Past Participle (had, gone, got/gotten, done, etc.).

[Baixe: Tabela de Verbos Irregulares]

Irregular ou Regular?

Uma dúvida comum entre alunos de inglês é a seguinte: e se o verbo não está na tabela de verbos irregulares, o que é que eu faço?

Caso você se veja diante dessa situação é só lembrar que se o verbo não está na tabela, ele é um verbo regular. Ou seja, no Simple Past e no Past Participle, ele é escrito com -ed. Vamos ver alguns exemplos.

Será que o verbo jump (pular, saltar) é regular ou irregular?

Se você der uma olhada na lista de verbos irregulares, perceberá que jump não está nela; portanto, jump é um verbo regular. Então, é só acrescentar o -ed a ele para deixá-lo no Simple Past ou Past Participle: jumped. Para isso você precisa saber das regrinhas para acrescentar -ed.

E o verbo break!? Ele é regular ou irregular!?

Recorrendo à lista de verbos irregulares, encontramos break. E na lista vemos que no Past Simple devemos escrever broke e no Past Participle devemos escrever broken. Logo, break é um verbo irregular.

Como aprender isso?

A melhor coisa a fazer é aprender cada verbo e suas formas como palavras novas e conforme você for se envolvendo com a língua inglesa. Nada de tentar decorar listas e mais lista de verbos. Lembre-se que decorar mecanicamente uma lista de verbos só serve para treinar a memória.

Vá com calma! Há verbos que são mais comuns que outros. Por exemplo, os verbos have, do, get, make, come, go, be e outros são muito mais usados que outros verbos (creep, shine, spill, weep, hide, etc). Portanto, acostume-se com a forma irregular dos verbos mais comuns, os mais frequentes. Nada de ficar decorando uma lista sem sentido.

That’s all for now! Espero que esta dica tenha ajudado você a entender melhor o que são verbos irregulares e regulares. Até a próxima! 🙂

Artigos Relacionados
Comentários