Phrasal Verb: Figure Out

Figure out é de longe um dos phrasal verbs mais usados no inglês americano. Bastar você assistir a um seriado ou filme para notar como figure out é usado quase a todo instante. Portanto, nesta dica você vai aprender o uso e significado deste phrasal verb. Então, é só continuar lendo para ficar com ele na ponta da língua.

De modo bem simples figure out significa entender, compreender. Perceba isso, lendo os exemplos a seguir:

  • I can’t figure that out. (Não consigo entender isto.)
  • I can’t figure out why you did that. (Não consigo entender porque você fez isto.)
  • I’ve never been able to figure Maria out. (Eu nunca consegui entender a Maria.)
  • We couldn’t figure out what was wrong. (A gente não conseguiu compreender o que estava errado.)

Porém, como vários phrasal verbs, figure out tem ainda outros significados. E sendo ele um dos mais usados no inglês americano é bom sabermos bem de alguns outros usos. Veja as sentenças abaixo:

  • Try to figure out a way to do it. (Tente descobrir um jeito de fazer isto.)
  • We’re going to figure out a way to help. (A gente vai descobrir um jeito de ajudar.)

Phrasal Verb: Figure OutNos dois exemplos acima, a tradução para o phrasal verb foi descobrir. Porém, vale lembrar que em português brasileiro é muito comum usarmos a palavra achar (encontrar) neste contexto: “tente achar um jeito de fazer isto” e “a gente vai achar um jeito de ajudar“. Outra coisa curiosa é que com este sentido “figure out” está sempre perto da expressão “a way” (um jeito, um modo).

Caso a palavra que esteja por perto de figure out seja problem, aí o equivalente em português será resolver, solucionar. Veja os exemplos:

  • Let’s figure that problem out, ok? ( Vamos resolver este problema, tá bom?)
  • Can you help me figure out this problem? (Dá pra você me ajudar a solucionar este problema?)

Como você pode ver, não é nada complicado. No geral, os significados são parecidos. Agora é só aprender a usar o phrasal verb corretamente. Lembre-se que aprender phrasal verbs em contexto é a melhor maneira para aprendê-los. Portanto, fique atento para quando encontrar figure out em textos ou mesmo escutá-lo em filmes, músicas, seriados, etc. Anote e veja como ele foi usado e tente incorporá-lo ao seu inglês.

That’s all for now! Take care!

Artigos Relacionados
Comentários