Fonética: os sons da língua inglesa

Essa não é bem uma dica de pronúncia como você talvez imagine. Mas, tenho certeza que você gostará do assunto. Afinal, ele está relacionado aos sons da língua inglesa. Portanto, se você curte fonética e quer saber mais sobre os sons da língua inglesa, continue lendo.

Se quiser, poderá ler também as dicas abaixo e continuar aprendendo mais:

Nesta dica quero falar sobre uma ferramenta gratuita que ajudará você a entender bem os sons da língua inglesa. Trata-se do site Phonetics: The sound of English, desenvolvido e mantido pelos departamentos de Línguas, Ciências da Comunicação e Tecnologia da Universidade de Iowa, Estados Unidos.

Clicando no link do parágrafo anterior, você já entrará direto na página voltada para os sons da língua inglesa. Você deverá ver algo como na imagem abaixo.

Os Sons da Lingua Inglesa

É nessa janelinha aí que tudo acontece. Claro que vai depender do seu nível de curiosidade ou plano de estudos. Os nomes dentro da janela são bem técnicos, afinal o site foi desenvolvido por linguistas e foneticistas. Mas, isso não vai impedir de você aprender os sons da língua inglesa. Afinal, estão todos aí. desde as vogais até as consoante e ditongos. Tudo!

A melhor coisa a fazer para entender o site é clicar onde dá para clicar e ver o que tem dentro de cada parte. Por exemplo, clicando na palavra VOICE, duas opções aparecerão: voiced e voiceless. Se você clicar em voiced, a janela ficará como na imagem a seguir:

Voiced Sounds in English

» Leia e ouça a dica: Pronúncia de -ed em inglês

Nessa janela, aparecem todos os sons da língua inglesa conhecidos como voiced. Aí, tudo o que você tem de fazer é clicar em um som que queira praticar. Digamos que a sua ideia seja praticar o som /m/. Então, clique nele e a janela abaixo abrirá.

The sound /m/

Na imagem, note que a marcação está no som /m/. Logo, esse é o som que será mostrado e praticado. No desenho é possível ver como o som /m/ é produzido em inglês. Para facilitar, tem um botão play, que ao ser clicado mostrará como o som é produzido. Caso você queira ver o som parte por parte, é só marca a opção “step-by-step description“. Na outra coluna, na que aparece o rosto de uma mulher, temos um vídeo para mostrar também como o som é produzido (basta clicar no play). Por fim, há três palavras com o som /m/ no começo, no meio e no fim de cada uma.

Tudo isso é repetido com cada um dos sons da língua inglesa. Portanto, você poderá sair clicando nos som que desejar e assim ir ficando com seu inglês na ponta da língua. O melhor é que isso está disponível gratuitamente e serve de ferramenta de estudos para qualquer um.

Uma dica para você aproveitar bem esse site é focar em apenas um ou dois sons por vez. Geralmente, as pessoas dizem “esse som eu sei” ou “esse é fácil” e vão logo para outros. No final, acabam se perdendo e não aprendem nada. Então, vá com calma! O site estará ali o tempo todo. O pessoal da universidade não tem o interesse de tirá-lo do ar tão cedo.

Não se preocupe com os termos técnicos usado. Procure focar nos sons que estão representados pelos símbolos usados no alfabeto fonético internacional. Isso ajudará você a encontrar o som que deseja. Enfim, o jeito é esmiuçar esse site e aproveitá-lo ao máximo.

Essa é a dica pessoal! Um site para ajudar você a aprender os sons da língua inglesa. Espero que tenham gostado! 😉

 

Artigos Relacionados
Comentários