Formação de Professores de Inglês :: 6 Artigos Para Ler e Refletir

A Formação de Professores de Inglês sempre foi um tema abordado ao longo dos 15 anos de existência do blog Inglês na Ponta da Língua.

Essa preocupação não existe apenas por causa do blog. Esse é um assunto que abordo desde 1999, ano em que comecei a atuar também como teacher trainer.

Os blogs não são um canal relevante dentro do universo acadêmico (curso de Letras ou Linguística e afins). Mas, isso nunca me impediu de expor ideias, apresentar novas teorias no ensino de língua inglesa, falar sobre Linguística Geral e também Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa.

Graças a esse trabalho já tive – e continuo tendo – o privilégio de palestrar em parceria com a Oxford University, escrever textos para o site do dicionário da Macmillan, colaborar com artigos para a Richmond, realizar workshops em parceria com a Cambridge University e Longman Pearson.

Enfim, uma forma de mostrar que a formação de professores de inglês é uma temática relevante para este blog e este que vos escreve.

Assim sendo, quero relembrar aqui 06 artigos que podem colaborar na sua formação de professor de inglês.

Formação de Professores de Inglês

Vale dizer que além dos 06 artigos listados abaixo, há ainda outros. Você pode usar a ferramenta de buscas deste site para encontrar esses outros textos também voltados para a formação de professores de inglês.

Vamos à lista que considero essencial.

1. Como começou o ensino de inglês no Brasil?

Se você tem curiosidade em saber como o ensino de língua inglesa teve seu início no Brasil, este é o texto a ser lido. Nele procurei fazer um resumo histórico de como o ensino de inglês começou a ganhar espaço em terras tupiniquins. Leia, aprenda e divirta-se!

2. Método ou Abordagem: qual a diferença?

Você já se perguntou qual a diferença entre Método e Abordagem no Ensino de Lingua Inglesa? Já chegou ao ponto de achar que é tudo a mesma coisa? Usa as duas palavras como se fossem uma única coisa?

Este é o artigo que vai ajudar você a entender a diferença e assim começar a usar cada termo de modo mais apropriado dentro da área.

3. Como Criar um Método de Ensino de Inglês

Será que criar um método de ensino de inglês é algo simples? O que é preciso pensar na hora de se criar um método de ensino? Quais os passos a serem seguidos? O que não pode ser deixado de fora?

Enfim, está pensando em criar um método, leia este artigo para saber por onde começar.

4. Lexical Approach: o que é e quais seus fundamentos?

Muito se fala sobre Abordagem Comunicativa – Communicative Language Teaching – nos meios acadêmicos. Mas, outras abordagens foram sugeridas ao longo do tempo. Uma das mais notórias é a Abordagem Lexical (Lexical Approach).

Quase 30 anos após sua apresentação ao mundo, ela aos poucos tem conquistado seu espaço no Brasil. Ainda é ma compreendida; no entanto, está sendo trazida à luz e jogando luz na cabeça de muitos professores de inglês. Como eu a pesquiso e trabalho com ela desde 1997, garanto a você que este é o artigo de introdução ao assunto que vai fazer você repensar o que sabe sobre ensino e aprendizado de língua inglesa.

5. Importância de Ensinar Chunks of Language (Lexical Approach)

Um dos pontos centrais dentro da Abordagem Lexical, os chunks of languageou formulaic language – precisam ser bem entendidos para evitar confusões.

Quando a Communicative Language Teaching começou a ser desenvolvida na década de 1970, o conceito de functions se tornou bastante conhecido. Os chunks of language estão ligados a esse conceito, mas eles ampliam a ideia de modo exponencial.

Neste artigo, mostro o que são chunks of language e a importância e impacto que eles causam no ensino e aprendizado de inglês.

6. Novas tecnologias para aprender inglês!? Precisamos mesmo de algo novo?

A internet trouxe muitas tecnologias que são usadas a favor dos professores e alunos de inglês. São inúmeros os aplicativos, sites, fóruns, sites, plataformas de vídeo, etc., que prometem ajudar os alunos a aprender inglês.

Neste artigo, discuto se precisamos de novas tecnologias para aprender inglês. Será que as existentes já não são suficientes? Além disso, será que está realmente faltando uma nova tecnologia ou o que está faltando é outra coisa? Leia e entre na conversa!

Conclusão

Estes são apenas 6 textos que você pode ler aqui no blog para ajudar na formação de professores de inglês.

Para encerrar, lembre-se que há outros artigos para professores de inglês. Há textos falando sobre memória, ensino de gramática, uso da língua materna, ensino lexical e muitos outros.

Tire um tempo para encontrar e ler esses outros textos.

E se gostar, compartilhe com seus colegas – professores em formação e já in-service. Tenho certeza que agradecerão você por isso.

That’s all for now! Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios