Importância de Ensinar Chunks of Language (Lexical Approach)

Hello guys, how are you all doing?

Dias atrás, me enviaram um email perguntando qual a importância de ensinar chunks of language. Achei a pergunta interessante. Afinal, esse assunto tem se tornado cada vez mais comum entre teachers of English. Mas, infelizmente, muita gente ainda olha com certa desconfiança para ele.

Essa desconfiança acontece, pois todos pensam saber o que são chunks of language. Mas, a verdade é que apenas acham saber e por isso não reconhecem a real importância do assunto.

O que são chunks of language?

Para começar, chunks of language é um nome que temos usados cada vez menos para nos referirmos a esse tema. Hoje o termo mais comum é FORMULAIC SEQUENCES (FS).

De acordo com Wray (2000) aprendemos que

“[A Formulaic Sequence is] a sequence, continuous or discontinuous, of words or other meaning elements, which is, or appears to be, prefabricated: that is stored and retrieved whole from the memory at the time of use, rather than being subject to generation or analysis by the language grammar.

Ou seja, FS é um conjunto de palavras que é armazenado na mente (memória) do falante de modo natural e que é puxada da memória de modo automático para ser usada no momento real da interação comunicativa. Essa sequência não é formada por meio de análise gramatical e nem mesmo palavra por palavra.

Exemplos de Formulaic Sequences

Em se tratando de língua inglesa, podemos citar os seguintes exemplos:

  • by the way (polyword)
  • for the most part of (polyword)
  • trenchant criticism (collocation)
  • strike up a conversation (collocation)
  • haste make waste (proverb)
  • if I were you, I’d… (skeleton sentence)
  • so far so good (institutionalized expression)
  • long time no see (institutionalized expression)
  • how old a re you? (fixed sentence)
  • safe and sound (binomial)
  • take the bull by the horns (idiom)
  • day in, day out (phrase)
Ensinar Chunks of Language

Enfim, os exemplos são inúmeros. Estima-se que as 2000 palavras mais comuns da língua inglesa gerem cerca de 250 mil a 300 mil combinações, ou seja, formulaic sequences

Em parentêses, encontram-se algumas categorias de Formulaic Sequences usadas para fins de pesquisa e também pedagógicos.

Mas, qual  importância disso no ensino de inglês?

Umas das maiores contribuições do estudo nessa área é a do desenvolvimento da fluência oral (speaking) e, consequentemente, da melhora do listening.

Estudos realizados por vários professores e pesquisadores mostram que learners expostos a formulaic sequences ao longo dos seus estudos apresentaram uma melhora significativa nas habilidades de speaking e listening. Claro que há também melhoras nas duas outras hablidades: reading e writing. No entanto, os estudos visam sempre comprovar os resultados nas habilidades que os learners dizem ter mais dificuldades para desenvolver.

Além disso, estudos também comprovaram que os learners que se conscietizam em aprender FS tornam-se mais autônomos e capazes de continuar aprendendo nos mais variados ambientes, dentro e fora de sala de aula.

Há também estudos que relatam a melhora na memória dos learners, independentemente da idade. Ou seja, aprender FS ajuda na capacidade de retenção e recuperação dos itens adquiridos. Logo, se a memória retém o conteúdo de forma mais satisfatória, a recuperação (o uso) desses itens no ato comunicativo será muito mais natural.

Enfim, são inúmeros os benefícios do ensino por meio da teoria de Formulaic Sequences. Nos últimos 30 anos, pesquisadores e professores têm se juntado no mundo todo para comprovar os benefícios da teoria lexical.

Claro que tem muito a ser dito sobre isso! Tem muito a ser discutido! Tem muito a ser estudado! Portanto, se você – professora ou professor de inglês – deseja aprender muito mais sobre tudo isso, participe do curso online COMO ENSINAR INGLÊS LEXICALMENTE. Mude o modo como seus alunos aprendem inglês.

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