Ouça Inglês o dia TODO!

Essa dica vem do professor Eduardo Souto, administrador do blog Você Pode Falar Inglês.  Na dica, ele dá algumas dicas para quem quer melhorar o listening, uma das habilidades mais difíceis de ser dominada por estudantes de inglês. Vamos ver o que ele tem a nos ensinar! Espero que goste!

Todos nós sabemos que nos Estados Unidos as crianças começam a ter um bom nível de inglês logo cedo. Por que será? Simples e óbvio! Lá eles vivem em contato diário com o idioma, assim como nós assistimos nossos desenhos de criança em português, as crianças lá assistem todos os desenhos deles em inglês. Além disso, eles também escutam/ouvem pessoas se comunicando sempre em inglês. Enfim, eles estão em contato com o inglês o tempo todo.

Pesquisas mostram que todas as pessoas são capazes de aprender um novo idioma. Não se trata de um  dom que apenas poucas pessoas nascem com ele. Tudo depende de muito estudo, por menor que seja a parcela de tempo que você emprega nos estudos, o envolvimento diário com a língua será essencial no desenvolvimento da tão sonhada fluência.

Imagine que uma criança nos Estados Unidos esteja aprendendo Português. Digamos que ela tenha apenas duas horinhas de contato com a língua portuguesa. Será que a fluência dela se desenvolveria bem? Claro que não! Seria um caminho tortuoso, demorado e até mesmo frustrante.

Portanto, saiba que você precisa encontrar tempo para ouvir em inglês o máximo que puder. Você provavelmente conhece alguém que fez um intercâmbio de seis semanas ou mais e voltou falando um bom inglês, correto? Isso aconteceu porque essa pessoa ficou ouvindo inglês o dia todo e se envolveu com a língua de modo natural. Esse é o segredo para desenvolver a fluência e se motivar para aprender cada vez mais e mais.

Saiba que para falar um idioma você precisa ouvir, ouvir e ouvir!

Assim como um bebezinho que não está estudando, não está lendo livros, está apenas deitado no berço ouvindo músicas, conversa dos adultos e coisas do gênero. Depois de um tempo e de uma certa repetição das palavras, ele passa a entender as palavras (e combinações mais complexas) e em seguida passa a reproduzi-las naturalmente. Assim como esse bebê, você tem o mesmo dispositivo a seu favor!

Em outra palavra, não dê folga ao seu ouvido, ouça músicas, seriados, filmes, podcasts e outros tantos materiais disponíveis no mercado. Se você está lendo esta dica significa que você tem acesso à internet; logo, use um período de tempo para que você possa ouvir inglês. Se começar a ouvir inglês com certa frequência no seu dia a dia, você conseguirá se comunicar muito mais rápido do que alunos que fazem apenas aulas duas aulinhas por semana.

Espero que este texto sirva como um conscientizador de que você necessita entrar mais em contato com o idioma que você quer aprender, caso contrário, você estará nadando contra a corrente! Para saber mais sobre como melhorar o listening, leia as dicas abaixo e lembre-se que seu aprendizado e desenvolvimento depende apenas de você mesmo. So, do something!

Artigos Relacionados
Comentários