Aprenda a Escutar em Inglês

Segue o primeiro listening do blog! O áudio apresentado aqui é bem básico! Você vai ouvir o diálogo entre duas pessoas (Robert Chartrand e Bill Pellowe).

Aconselho você primeiro ouvir o diálogo. Você irá ouvi-lo duas vezes: a primeira é um pouco rápida, já a segunda será mais lenta – muito lenta mesma. Procura identificar algumas palavras e expressões que você conheça! Não se desespere! O negócio é entender algumas coisas! Com calma e paciência! Nada de afobação!

Depois que você ouvir o diálogo falado lentamente, pare! Se quiser volte e escute novamente! Faça isto quantas vezes quiser! Quanto mais você ouvir, mais detalhes você identificará!

Bom, para ouvir o áudio clique aqui!

Depois que você APENAS ouvir o diálogo – quantas vezes quiser – leia o script que segue:

B: Hi Robert! What’s up?
R: I’m going to the U.S. next week.
B: Oh, really? I didn’t know that. Where are you going?
R: I’m going to Tampa.
B: Where’s that?
R: In Florida.
B: What are you going to do there?
R: I’m going to visit my family. My grandmother lives there.
B: That sounds nice. When are you leaving?
R: On Saturday March 11th.
B: How long are you staying?
R: A couple of weeks.

Escute o diálogo mais algumas vezes, agora lendo acompanhando o script! Depois que fizer isto com o texto todo! Foque sua atenção às seguintes expressões – às expressões e não às palavras:

What’s up? (como vai? como cê tá? E aí? – bem informal está expressão!)
I’m going to… next week. (vou para… semana que vem)
Oh, really? (É mesmo? Verdade? Do vera? Do rocha? Sério? E é? – significa tudo isto!)
I didn’t know that. (Eu num sabia disso)
Where are you going? (Onde cê vai?)
Where’s that? (Onde fica isso? Onde é isso?)
What are you going to do…? (Que qui cê vai fazê?)
That sounds nice! (Parece legal!)
How long are you staying? (quanto tempo cê vai ficá?)

Lembre-se de prestar atenção somente a estas expressões e a nenhuma outra mais! Só nestas! Repita-as quando o cara falar e você ouvir! Se quiser pode até falar junto com o camarada! Enquanto ele fala você fala junto em voz alta! No começa dá uma certa bagunça, mas depois você vai conseguindo sincronizar sua voz com a dele! Veja que ele fala “gonna” ao invés de “going to“. Procure notar outras coisas interessantes no modo como eles falam! Deixe a ansiedade de lado e veja o que acontece!

Muito bem! E agora o que fazemos!? Nada demais! Apenas escute o diálogo mais uma vez sem ler o script! Apenas escute! Ao escutar visualize as palavras, as expressões que você deve focar sua atenção! Escute quantas vezes quiser! Nada de preguiça! Faça isto para seu próprio bem!

Pronto! Se você seguiu as instruções e dicas dadas até aqui você já deve ter ficado craque em ouvir este diálogo! Ele é simples é básico mesmo! Mas o que é que você quer? Ouvir uma entrevista da Madonna com o Larry King na CNN? Calma que você chega lá! É do básico que se começa!

No final do arquivo que você abriu, há uma atividade de repetição! O cara fala para você ficar repetindo. Os textos são estes:
Where are you going?
To Rock Island.
Where’s that?
In Illinois.
When are you leaving?
On Monday February 2nd.
How long are you staying?
For a month.
Where are you going?
To Abbotsford.
Where’s that?
In British Columbia, Canada.
When are you leaving?
On Thursday November 1st.
How long are you staying?
For four years.

Já no final mesmo ele faz perguntas para você responder! Seja criativo invente! Minta! Neste caso é por uma boa causa e você não está aprontando com ninguém! Veja como você se sai, o roteiro é este:

Where are you going?
…………….
Where’s that?
…………….
When are you leaving?
…………….
How long are you staying there?
…………….

Depois desta simples aula de listening! Deixe um comentário aí para eu saber como você se saiu! Não me decepcione! Quero mesmo saber! VUma última dica: anote as expressões que você deve focar em vários papéis e espalhe-os por sua casa! Toda vez que vê-los repita as expressões para fixá-las na memória!

Texto e aúdio tirados do http://www.eltpodcast.com
Artigos Relacionados
Comentários