Por que o I é maiúsculo em inglês? Aprenda aqui!

Por que o I é maiúsculo em inglês? Por que o pronome I é sempre escrito em letra maiúscula em inglês? Você já se perguntou o porquê disso? Qual é a lógica – a explicação – para que o pronome I (eu) em inglês seja sempre escrito em maiúscula? Continue lendo para aprender!

Por que o I é maiúsculo em inglês?

Indo direto ao ponto, não há uma teoria 100% correta sobre o porquê do pronome I ser sempre maiúsculo em inglês. Assim, apresento abaixo algumas teorias existentes. Claro que tenho a minha preferida – a que considero mais exata –, então vamos a elas.

A Teoria do Egocentrismo

Uma das teorias que muita gente espalha é a que eu chamo de Teoria do Egocentrismo.

De acordo com alguns ditos estudiosos no assunto, as pessoas no passado tinham um ego muito inflado. Se achavam melhor que os outros. Assim, passaram a escrever o pronome I em maiúsculo simplesmente para demonstrar superioridade sobre os demais.

Alguns dizem que a moda começou com os escritores. Pois, esses eram detentores do poder da escrita e das ideias. Outros dizem que era uma imposição de membros das altas cortes, pois eles com seus títulos pomposos eram mais importantes que os demais.

Por conta dessa teoria boba e sem muita lógica, muita gente passa essa informação como se fosse verdadeira. Para reforçarem isso, chegam a dizer algo como “os americanos se acham melhor que todo mundo então é por isso que o I é maiúsculo”. O problema dessa afirmação é que a língua inglesa não foi inventada pelos americanos. Eles já a receberam assim. Portanto, essa teoria fajuta não se sustenta.

Nada de espalhar isso por aí, por favor!

A Teoria Gramatical

Por que o I é maiúsculo em inglês?Algumas pessoas costumam dizer que o I é maiúsculo por causa da gramática. Dizem isso e saem correndo. Ou, pior, dizem que é assim mesmo e pronto.

Infelizmente para esses , eu tenho uma má notícia: a língua inglesa nunca teve um órgão para regulamentar a língua. Ou seja, nunca tiveram uma Academia Inglesa de Letras para dizer o que deve e o que não deve ser correto.

Portanto, nunca houve um decreto real – ou algo do tipo – dizendo que o pronome I deve ser sempre escrito com letra maiúscula. O fato é que isso só virou uma convenção depois de muito tempo e simplesmente por conta da teoria que segue abaixo.

A Teoria Histórica

Essa teoria é a que considero mais correta e verdadeira. Ela explica de modo mais curioso por que o pronome I é maiúsculo em inglês. Vamos entendê-la!

Ao longo do desenvolvimento da língua inglesa, o pronome pessoal eu era ic ou ich (parecido com o alemão). Em certo ponto da história, o “c” e o “ch” saíram da palavra e ficou apenas o “i”.

Naqueles tempo tudo era escrito à mão; portanto, os escritores da época tinham de ser cuidadosos na hora de escrever algo. Eles tinham de ser detalhistas e prestar bem atenção no que faziam. Assim, tente imaginar  o problema que era escrever um simples i (minúsculo) nos materiais daquela época.

Sendo minúsculo, o i poderia se perder com o tempo. Ou seja, devido ao manuseio do material, o i poderia se apagar facilmente e a mensagem não ser interpretada corretamente. Outro problema é que sendo minúsculo o i poderia ser confundido com um simples traço ou borrão de tinta no papel. Enfim, a interpretação do texto ficaria prejudicada.

Para resolver esses problemas, o pessoal teve a brilhante ideia de simplesmente aumentar um pouquinho o risco do i. Assim, ficaria mais fácil de percebê-lo no texto. Instituiu-se assim que o i, quando sozinho em uma sentença, deveria ser um pouco mais longo.

Como o pronome pessoal eu em inglês – I – era a única palavra importante quando sozinha acabou que assim ficou. O tempo foi passando e o mundo todo herdou o costume de escrever o i sempre um pouco maior (maiúsculo).

É provável que os escritores daqueles tempos nem se importassem se o i estava sendo escrito de modo maiúsculo ou minúsculo. Na verdade, o desejo deles era resolver dois problemas que o texto poderia ter se escrevessem um simples i pequeno. Para eles foi apenas uma solução inteligente para um problema existente.

Nos dias de hoje

Atualmente, todos nós aprendemos que o pronome I deve ser sempre escrito com letra maiúscula. Convencionou-se uma certa regrinha gramatical que aconteceu por acaso.

O curioso é que está se tornando cada vez mais comum encontrarmos o pronome I sendo escrito com letra minúscula em texto informais: emails, mensagens em mídias sociais, bate papo em aplicativos de mensagens, etc. Há uma certa tendência de que no futuro escrever o pronome I com letra minúscula se tornará algo comum e aceitável. Afinal, a língua inglesa não possui uma academia de letras para ficar ditando regras no que pode e que não pode em relação ao uso da língua.

Entendeu por que o I é maiúsculo em inglês? Se gostou, leia também a dica Por que Won’t e não Willn’t. Por enquanto, é isso! Até a próxima! 😉

Artigos Relacionados
Comentários