Melhorar o Listening

Há na internet um grande número de sites com dicas para melhorar o listening (audição) em inglês. Cada site procurar dar materiais com dicas de como ouvir, o que prestar atenção, voltar o aúdio, etc. Todas as dicas são válidas. Afinal, para aprender algo devemos experimentar o que pode dar certo com a gente.

No entanto, as pessoas parecem esquecer do lado comportamental que um estudante de inglês como segunda língua tem ao aprender inglês. Esse lado emocional está (e estará) presente em todos os momentos. Não tem como fugir! Logo, temos também de prestar atenção a eles quando queremos fazer algo para melhorar o listening.

Esse lado comportamental pode atrapalhar muito e estar ciente sobe eles ajuda a vencer algumas barreiras. Veja abaixo alguns dos problemas que eu acredito serem os possíveis causadores de dificuldades na hora de ouvir algo em inglês (principalmente em atividades e exames).Depois de ler esta dica, leia também mais Dicas Para Melhorar o Listening em Inglês.

» ANSIEDADE

Melhorar o ListeningNa maioria das vezes, você como aluno fica ansioso. Isso é normal! O problema é que sua ansiedade pode criar bloqueios no cérebro. Geralmente, ocorre o seguinte diálogo interno “nossa, vou ter de ouvir isto mesmo? Mas, eu nunco entendo nada! Então, estou lascado!“. Este modo de pensar já registra no seu inconsciente que você é incapaz de ouvir bem em inglês. Isso atrapalha muito! Portanto, procure quebrar está ansiedade, relaxe, escute o texto naturalmente, não se afobe, não se desespere. Simplesmente, deixe o áudio tocar, o filme passar, a pessoa falar. Você está aprendendo! Você ainda não é um especialista no assunto! Acredite, até mesmo quem fala inglês com naturalidade comete erros vez ou outra (com menor frequência, mas comete!). Deixe a ansiedade de lado!

» DESESPERO

Esse parece ser uma continuação do ponto anterior, mas não é! Ao ouvir um texto, diálogo, etc., você talvez se desespere ao achar que o cara fala rápido demais ou talvez por que não entendeu uma palavra dita. Isso é normal no aprendizado. Mais uma vez relaxe! O que seu professor (ou prova) quer é que você identifique algumas informações aqui e ali! Principalmente aquelas que ele está trabalhando na sala de aula! Ele não quer que você no final da atividade faça um relatório detalhado sobre o que ouviu! Apenas as informações necessárias, solicitadas em uma atividade. Identifique o que a atividade (questão da prova) quer e foque nisso. Se você não entender algo, não se desespere. O contexto poderá ajudar você a compreender boa parte do que precisa.

» PÉSSIMO HÁBITO

Você talvez tenha o péssimo hábito de querer traduzir palavra por palavra. Aí, ao ouvir quer também ouvir palavra por palavra. Mas as coisas não são bem assim! Você precisa acostumar-se a ouvir expressões completas, combinações de palavras (collocations), sentenças frequentemente usadas em situações corriqueiras, etc. Claro que aprender palavras isoladas ajuda; porém, não é assim que a comunicação real ocorre. Ir além das palavras isoladas fará com que você se acostume a ouvir e a falar mais rápido! Mas, lembre-se: isso não vai acontecer de uma hora para outra. Você precisa se envolver com a língua. Saiba mais sobre isso participando curso Aprender Inglês Lexicalmente.

» PREGUIÇA

Como eu disse antes a internet está repleta de recursos para ajudar você a ouvir inglês: podcasts, YouTube, arquivos para download, sites de rádios [Leia: Ouvir Rádios Para Melhorar o Inglês] e televisão. São inúmeros os recursos. O problema é que as pessoas têm preguiça de procurar coisas que sejam úteis ao aprendizado. Elas têm preguiça de entrar em um site ou blog que pode ajudá-las a se organizar com um bom material de estudos. Lembre-se: quem quer realmente aprender algo precisa arregaçar as mangas e meter a mão na massa.

» PERDA DE TEMPO

A internet está aí para ajudar e não para roubar o nosso tempo! Então, é bom começar fazendo melhor uso desta ferramenta excepcional! Você está aqui agora lendo esta dica, isso significa que você está aproveitando seu tempo com algo útil! Aproveite também o tempo para ouvir inglês. Enquanto está aí conectado, baixe um arquivo de aúdio e fique ouvindo-o mesmo que você não entenda tudo. Fique ouvindo apenas, isso faz com que seus neurônios se acostumem com os sons da língua inglesa! Aos poucos as coisas vão se conectando com mais facilidade e quando você perceber estará entendendo muito mais do que antes. [Leia: Arranjar Tempo para Estudar Inglês]

Enfim, nem sempre a culpa é do cara que fala rápido demais, ou do fato de você não saber uma palavra ou outra. Na maioria das vezes a culpa é sua mesma e insconscientemente você não percebe isso! Se você se encaixa em algum destes pontos aí acima, tome uma atitude! Mude o seu comportamento e aos poucos perceba as diferenças que você terá no seu aprendizado.

That’s all for now!

27 Comentários

  1. Denilso,A dica do Lexical Approach está funcionando muito bem comigo. Gostei da nova abordagem que você prega do seu site. Acredito que o listening tem muito a ver com isso: assimilar estruturas inteiras. Agora só falta o seu livro para completar os meus estudos. ;-)Keep up the good work!

  2. Hello Denilso!!!guy! Eu adorei o assunto de hoje :)Valeu pelas dicas!!!!Eu tenho alguns podcasts e videos aqui, mas eu raramente escuto, *preguiça*, mas eu gosto bastante de escutar CD's que é uma coisa ótima tbm 🙂 antes de entrar no curso eu já sabia algumas pequenas coisas escutando os CD's, cantando junto, pegando as traduções na net…Enfim… vou começar a escutar mais coisas e praticar o meu listening… *xô preguiça* :)Tk care:*

  3. huauhahuauhah se ele quiser.. pode… mas eu deixei so por conat do desneho e non da obra td pela idade.. hehehehe… ele eh lindo, non!?besos!

  4. Nossa blog Show de bola
    precisava de uma ferramenta dessas tpw
    estimula as pessoas eu so apaixonado por lingua inglesa
    intendo bem lendo so q ouvindo depois de um bom tempo assistindo seriados eu to começando a pega as coisas

    Vlww pelas dicas ae..

  5. Listening é algo mais, do q simplesmente ouvir, é como a diferença entre ouvir e escutar, tentando clarear escutar é ouvir atentamente…..seems bullshit… estudei neuroaudiologia por vários anos por isso to tentando explicar.listening é como seu cérebro está processando aquilo q ouve( processing auditory system)as vezes conseguimos ouvir tudo mas um barulho ou ruido de fundo faz com q percamos todo o conteúdo…não sei se ajudei ??? é possível melhorar sim com treinamento, caso alguém tenha interesse é possivel indicar alguns skills

  6. Amei assunto listening,melhor dizendo amo de passagem,pq a coisa é complicada mas eu consigo!Sinceramente tem vezes que dá vontade de gritar e sair correndo quando não entendo o que estou ouvindo em inglês. Mas após todas estas dicas tenho certeza que me controlarei e serei perseverante em aprender.Agora é difícil mas chegará a hora que vou tirar de letra… é só me empenhar.Muito obrigado pela dica!

  7. Muito esclarecedor o post. De fato, as pessoas (es estou entre elas!) não têm métodos definidos para a aquisição do listening, e isso dificulta o aprendizado. Não se sabe por onde começa e nem por quais caminhos seguir.Vlw, Denilso, pelas dicas.

  8. …caracas…estou encantada com a fluencias das palavras. Denilson, vc é "10"dez.Considere-se feliz por saber passar adiante seus conhecimentos.

  9. Denilso, Recentemente eu achei um site muito bom para melhorar o "listening", ele mostra o dialogo de 2 pessoas de um determinado assunto (em inglês), no fim ele explica o dialogo e coloca para ouvir denovo, em velocidade normal. Lembrando,é tudo em inglês,é preciso ter uma noção básica da pronuncia das palavras para entender, se não conseguir e só clicar no tema e aparecera o texto…O Site é http://www.eslpod.com (English as a Second Lnguage)E eu queria aproveitar e pedir ajuda,se não incomodo, minha fala e meu "listening" são bons de mais, mas não consigo compreender um texto em inglês,você tem algum conselho ou algum site que ajude a desenvolver o "reading" ? ^^Obrigado

  10. NOOOOOOOOOOOOSSA ,justamente o que eu queria, tipo eu me vi na primeira dica, eu penso que é dificil, esta super certo meu, parabéns, párabéns e muitao obrigado !

  11. Adorei a dica, heheh é o que já vinha fazendo! Estou vendo que estou no caminho certo.Take care, Bye, Bye.Vivi.

  12. This site is relly wonderful.NOTE: you would put great videos in English! All right? Too indicate sites :)bye bye

  13. Ola Denilso, eu ja acesso este blog ha algum tempo e pela primeira vez me manifesto. Eu praticamente vivo aqui nos Estados Unidos por que em um ano passo 8 meses entre Miami New York e Loa Angeles e escuto logico inges o dia todo o tempo todo eeeeeeeeeeeee caramba nao entendo quase nada pq nao sei escutarrrrrrrrrrr aaahahahahleio tudo dirijo faço compras em market, CVS, MAS NAO CONSIGO UM DIALAGO MAIOR. Entao tudo o que vc diz eh a mais pura verdade,fluencia nao se compra se adquire com muito esforço. estou teclando aqui de Los Angeles.

  14. quero fazer retificacoes Los Angeles e escuto logico ingles.desculpe ai acho que tava como muito sono quando escrevi tb com esse frio.

  15. Mais um pra dizer que era tudo o que precisava ouvir…kkkk…Mas, fazer o que. Vc acabou de falar tudo o que queria ouvir talvez dos meus professores do curso de ingles e que nenhuma falou até hj. Estou desesperado pq agora em outubro estou indo passar uns meses em Pittisburgh (U.S.A) e não escuto bem, não falo bem, enfim… Talvez eu me encaixe no pessimo habito e na preguisa. Valeu pela dica!

  16. Era tudo que ja ouvi e precisava ouvir DE NOVO. Morei na Irlanda um ano.. e nao aproveitei pq tb nao sabia e n tinha vontade de ouvir… mas quem sabe no Brasil.. na empresa com os indianos em aprendo ne? kkk Valeu pelas dicas!!

  17. I am very happy with this article specially because all points showed by the Author are true. When we are talking about "listening comprehension", We must have within the mind the following warning: Paying attention to the context that is being spoken.

  18. parabéns ao site pelo que têm feito pelos estudantes! Sou prof de inglÊs e sempre indico o site !! Sou um amante da lingua inglesa!

  19. Denilson parabéns pelas explicações mano ou melhor falando as dicas que vc passou, com certeza vc nasceu para ensinar, e isso é pra poucos… thank very much a great hug….

  20. Denilson quando ouço em inglês eu não compreendo tudo, mais sempre intendo o principal da conversa, mas o que me deixa com raiva é que se eu ovir o vídeo várias vezes eu começo a intender cada vez mais. Por que eu não intendo pela primeira vez que ouço o vídeo tudo que entendo depois de várias?

    1. Johnny,

      Você precisa ouvir mais e mais e mais. Eu também não consegui entender tudo na primeira vez que ouvia. De tanto me envolver com a língua, eu hoje não tenho problemas com isso. Portanto, como dizem em inglês, "practice makes perfect" (prática leva à perfeição).

      😉

  21. Joabson,

    Você precisa se organizar! Só isso! E ir com calma!

    😉

Botão Voltar ao topo