Melhorar o Listening

Há na internet um grande número de sites com dicas para melhorar o listening (audição) em inglês. Cada site procurar dar materiais com dicas de como ouvir, o que prestar atenção, voltar o aúdio, etc. Todas as dicas são válidas. Afinal, para aprender algo devemos experimentar o que pode dar certo com a gente.

No entanto, as pessoas parecem esquecer do lado comportamental que um estudante de inglês como segunda língua tem ao aprender inglês. Esse lado emocional está (e estará) presente em todos os momentos. Não tem como fugir! Logo, temos também de prestar atenção a eles quando queremos fazer algo para melhorar o listening.

Esse lado comportamental pode atrapalhar muito e estar ciente sobe eles ajuda a vencer algumas barreiras. Veja abaixo alguns dos problemas que eu acredito serem os possíveis causadores de dificuldades na hora de ouvir algo em inglês (principalmente em atividades e exames).Depois de ler esta dica, leia também mais Dicas Para Melhorar o Listening em Inglês.

» ANSIEDADE

Melhorar o ListeningNa maioria das vezes, você como aluno fica ansioso. Isso é normal! O problema é que sua ansiedade pode criar bloqueios no cérebro. Geralmente, ocorre o seguinte diálogo interno “nossa, vou ter de ouvir isto mesmo? Mas, eu nunco entendo nada! Então, estou lascado!“. Este modo de pensar já registra no seu inconsciente que você é incapaz de ouvir bem em inglês. Isso atrapalha muito! Portanto, procure quebrar está ansiedade, relaxe, escute o texto naturalmente, não se afobe, não se desespere. Simplesmente, deixe o áudio tocar, o filme passar, a pessoa falar. Você está aprendendo! Você ainda não é um especialista no assunto! Acredite, até mesmo quem fala inglês com naturalidade comete erros vez ou outra (com menor frequência, mas comete!). Deixe a ansiedade de lado!

» DESESPERO

Esse parece ser uma continuação do ponto anterior, mas não é! Ao ouvir um texto, diálogo, etc., você talvez se desespere ao achar que o cara fala rápido demais ou talvez por que não entendeu uma palavra dita. Isso é normal no aprendizado. Mais uma vez relaxe! O que seu professor (ou prova) quer é que você identifique algumas informações aqui e ali! Principalmente aquelas que ele está trabalhando na sala de aula! Ele não quer que você no final da atividade faça um relatório detalhado sobre o que ouviu! Apenas as informações necessárias, solicitadas em uma atividade. Identifique o que a atividade (questão da prova) quer e foque nisso. Se você não entender algo, não se desespere. O contexto poderá ajudar você a compreender boa parte do que precisa.

» PÉSSIMO HÁBITO

Você talvez tenha o péssimo hábito de querer traduzir palavra por palavra. Aí, ao ouvir quer também ouvir palavra por palavra. Mas as coisas não são bem assim! Você precisa acostumar-se a ouvir expressões completas, combinações de palavras (collocations), sentenças frequentemente usadas em situações corriqueiras, etc. Claro que aprender palavras isoladas ajuda; porém, não é assim que a comunicação real ocorre. Ir além das palavras isoladas fará com que você se acostume a ouvir e a falar mais rápido! Mas, lembre-se: isso não vai acontecer de uma hora para outra. Você precisa se envolver com a língua. Saiba mais sobre isso participando curso Aprender Inglês Lexicalmente.

» PREGUIÇA

Como eu disse antes a internet está repleta de recursos para ajudar você a ouvir inglês: podcasts, YouTube, arquivos para download, sites de rádios [Leia: Ouvir Rádios Para Melhorar o Inglês] e televisão. São inúmeros os recursos. O problema é que as pessoas têm preguiça de procurar coisas que sejam úteis ao aprendizado. Elas têm preguiça de entrar em um site ou blog que pode ajudá-las a se organizar com um bom material de estudos. Lembre-se: quem quer realmente aprender algo precisa arregaçar as mangas e meter a mão na massa.

» PERDA DE TEMPO

A internet está aí para ajudar e não para roubar o nosso tempo! Então, é bom começar fazendo melhor uso desta ferramenta excepcional! Você está aqui agora lendo esta dica, isso significa que você está aproveitando seu tempo com algo útil! Aproveite também o tempo para ouvir inglês. Enquanto está aí conectado, baixe um arquivo de aúdio e fique ouvindo-o mesmo que você não entenda tudo. Fique ouvindo apenas, isso faz com que seus neurônios se acostumem com os sons da língua inglesa! Aos poucos as coisas vão se conectando com mais facilidade e quando você perceber estará entendendo muito mais do que antes. [Leia: Arranjar Tempo para Estudar Inglês]

Enfim, nem sempre a culpa é do cara que fala rápido demais, ou do fato de você não saber uma palavra ou outra. Na maioria das vezes a culpa é sua mesma e insconscientemente você não percebe isso! Se você se encaixa em algum destes pontos aí acima, tome uma atitude! Mude o seu comportamento e aos poucos perceba as diferenças que você terá no seu aprendizado.

That’s all for now!

Artigos Relacionados
Comentários