O que significa MERRY em MERRY CHRISTMAS?

O que significa MERRY? O que quer dizer MERRY? Qual o significado de MERRY? Qual a tradução de MERRY em português? Como usar MERRY em inglês?

Publiquei um vídeo (reel) em meu perfil no Instagram falando sobre HAPPY CHRISTMAS.

Ou seja, a ideia do vídeo era dizer aos seguidores que não tem nada de errado em falar HAPPY CHRISTMAS. Afinal, é uma outra maneira de desejarmos um Feliz Natal em inglês.

Muitos então deixaram comentários querendo saber o que significa MERRY e por que dizem MERRY CHRISTMAS. Para esse pessoal, dedico esta publicação aqui no site.

Siga lendo para entender!

O que significa MERRY?

Uma rápida olhada em um dicionário de inglês, a gente logo descobre que MERRY é o mesmo que HAPPY.

O que significa MERRY

Assim, MERRY significa alegre, feliz, contente. Enfim, é um sinônimo de HAPPY.

Agora, os dicionários também vão dizer que MERRY, com esse sentido, é uma palavra comumente usada no mundo literário.

Isso significa que MERRY não mais é uma palavra que as pessoas usam normalmente no dia a dia. Na verdade, ela já foi muito usada; mas, como o passar do tempo, ela foi caindo em desuso e hoje aparece muito mais na literatura.

Ok! Mas, o MERRY CHRISTMAS? Isso não é algo muito comum no dia a dia?

O que significa MERRY CHRISTMAS?

A expressão MERRY CHRISTMAS existe desde os anos de 1500.

O primeiro registro escrito dessa expressão está em uma carta de 1534. Nela o bispo John Fisher deseja um Merry Christmas a Thomas Cromwell, que era ministro-chefe do rei Henrique VIII.

A canção de Natal “We wish you a Merry Christmas“, quem também é dos anos 1500, ajudou a popularizar a expressão.

Mas, naqueles tempos, o Natal não era algo tão comercial – e nem tão celebrado – como nos dias de hoje. Então, HAPPY CHRISTMAS e MERRY CHRISTMAS eram usadas indistintamente pelo público.

Em 1834, o autor Charles Dickens publicou o livro A Christmas Carol (Um conto de Natal). No livro, em certo ponto, o sobrinho do Sr. Ebenezer Scrooge diz “A Merry Christmas, uncle! God save you!” (Um Feliz Natal, tio. Que Deus o proteja!).

Esse livro foi praticamente o livro mais comentado e vendido naquela época (um best-seller). Portanto, os comerciantes aproveitaram a onda e começaram a fazer cartões de Natal com os dizeres “Merry Christmas“.

Foi a partir daí que nosso Merry Christmas começou a se tornar cada vez mais popular no período de Natal. E, claro, resistindo até os dias de hoje.

Em resumo, a gente fala Merry Christmas por ser diferente e ter essa coisa natalina no termo.

Mas, você também pode falar Happy Christmas sem problemas. Aliás, você pode falar outras frases de Natal em inglês e assim fugir do padrão.

Onde mais usamos MERRY?

O termo MERRY, costuma aparecer em algumas expressões em inglês. Mas, por serem expressões às vezes desconhecidas para muitos, as pessoas nem prestam atenção.

Em parques de diversões – ou mesmo playgrounds –, as crianças podem brincar em um merry-go-round, que também é conhecido como roundabout (UK) ou carousel (US). No Brasil, chamamos apenas de carrossel.

Em inglês, quando queremos dizer “Quanto mais, melhor“, a expressão é “The more, the merrier“. O merrier nessa expressão nada mais do que a palavra MERRY no superlativo em inglês (merry + er).

Algumas pessoas usam a expressão go/be on my merry way para dizer que estão de saída de um local. Portanto, “Don’t worry! I’m on my merry way” significa “Não se preocupe! Eu estou de saída!

Essa mesma expressão tem ainda o sentido de “continuar fazendo o que estava fazendo“. Por exemplo você chega em um local e as pessoas não te dão atenção e continuam fazendo o que elas estão fazendo. Então, você diz “Well, they went on their merry way and paid no attention to me” (Eles continuarão fazendo o que estavam fazendo e não me deram nenhuma atenção).

That’s it!

Prontinho! Agora você já sabe o que significa MERRY e também, de quebra, aprendeu algumas expressões a mais com essa palavrinha.

Se pegar um dicionário e pesquisar, tenho certeza que poderá aprender mais algumas coisas interessantes. 😉

So, take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo