Dicas Para Aprender Inglês

Como Memorizar Palavras em Inglês :: dicas para não esquecer

Como memorizar palavras em inglês? Como aprender novas palavras em inglês e não esquecer? Como melhorar a memória no inglês?

Aprender um novo idioma requer muito de nossa memória – ou memórias. Afinal, precisamos decorar palavras, frases, phrasal verbs, idioms, regras gramaticais e muito mais.

O problema é que nos tempos de hoje a memória de muita gente parece insistir em não querer reter novas informações. Então, surgem as frustrações e desistências.

Se você chegou nesse ponto, calma! Não precisa desistir e nem se achar burro!

O que você precisa é treinar a memória para que ela se torne uma esponja de reter informações.

Como memorizar palavras em inglês?

Em meu primeiro livro – Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar seu vocabulário –, eu dou várias dicas e atividades para que sua memória seja ativada o tempo todo – mesmo quando não estiver estudando inglês. Abaixo compartilho algumas das dicas dadas no livro e outras que ficaram de fora.

Aprenda algumas coisas para você saber como memorizar palavras em inglês.

1) Organize as Palavras em Contexto

Fazer uma lista de palavras sem muita lógica não ajuda muito.

Por exemplo, onde está a lógica em decorar essa lista de palavras: driver, orange, eat, drink, mustache, door, pencil, paper, chair, house?

Elas não fazem parte de um contexto específico.

Portanto, a ideia é que se você quiser fazer uma lista de palavras, faça uma lista de palavras organizadas por tópicos.

Ou seja, faça uma lista de Kitchen Utensils (utensílios de cozinha) na qual você coloca palavras como: fork, spoon, knife, plate, skimmer, ladle, cup, glass, table, etc. Você pode ainda deixar essa lista mais organizada: utensílios usados para comer algo, utensílios usados para beber algo, utensílios usados para fazer/preparar comida.

Você pode criar inúmeras listas de contextos específicos. Isso ajudará seu cérebro a reter as palavras de modo mais organizado. O cérebro adora organização!

2) Aprenda Chunks of Language

Muitas palavras e phrasal verbs são facilmente memorizados se você aprender alguns chunks of language com elas.

Por exemplo, você aprende que car é carro. Mas, em seu caderno de vocabulário pode fazer anotações assim:

  • drive a car (dirigir um carro)
  • rent a car (alugar um carro)
  • buy a car (comprar um carro)
  • a brand new car (um carro zerinho, um carro novinho)
  • get in the car (entrar no carro)
  • a fast car (um carro rápido, veloz)

Ao aprender um phrasal verb, você pode aprender palavras com as quais o phrasal verb é frequentemente usado:

  • come up with a new idea (sair com uma ideia nova)
  • pull over the car (parar o carro no acostamento)
  • thumb through a book (folhear um livro)

Esse tipo de chunk of language é conhecido como collocations e você pode aprender mais sobre isso lendo a dica Collocations: desenvolva seu vocabulário e sua fluência em inglês.

Há ainda outros tipos de chunks que ajudam a memória a reter frases e expressões com palavras específicas em inglês. Então, aprenda tudo o que puder sobre chunks of language.

3) Use a Técnica da Repetição Espaçada

Embora algumas pessoas apresentem a spaced repetition (repetição espaçada) como uma grande novidade ou o grande segredo para se aprender inglês, saiba que isso não é nada novo.

» Leia mais: Sistema de Repetição Espaçada no Inglês

Essa técnica de memorização existe desde que as pessoas começaram a querer aprender algo. Trata-se até mesmo de uma técnica natural.

Como funciona?

De modo bem resumido, digamos que você aprende uma nova palavra – book, por exemplo. Você a anota em seu caderno juntamente com uma combinação como an interesting book.

Após uma ou duas horas, você revê essa palavra tenta lembrar seu significado e também o chunk que anotou. Você pode até fazer uma sentença mentalmente: It’s an interesting book ou I’m reading an interesting book.

Antes de ir dormir, você revê essa palavra mais uma vez e tenta lembrar seu significado, collocation, sentença(s) de exemplo e tudo mais. Depois, no dia seguinte você a revê mais uma vez. Aí deixa passar dois ou três dias e tenta se lembrar novamente. Você vai aumentando o espaço de tempo para rever a informação.

Como você pode ver a repetição (reencontro com a informação) ocorre em espaços diferentes de tempo (espaçada). Por isso, ela é chamada de repetição espaçada.

Há inúmeros aplicativos para smartphones que ajudam nisso. Um dos mais mencionados dentro do ensino de inglês online é o Anki. Mas, há muitos outros. Aliás, alguns aplicativos de cursos de idiomas também fazem isso.

4) Use Imagens

Em seu caderno de vocabulário, você pode colar figuras que remetam às palavras ou chunks que você deseja memorizar.

Por exemplo, eu colocaria a imagem de um carro no meio da página em meu caderno e ao redor dessa imagem eu escreveria algumas palavras que podem ser usadas com ela (collocations como visto acima).

Em relação às expressões idiomáticas em inglês (idioms), eu procuraria uma imagem que tivesse a ver com a expressão e a colocaria no caderno. Digamos que você deseja aprender a expressão hot under the collar (zangado, furioso, com raiva, p. da vida). No Google, você encontra uma imagem com uma pessoa demonstrando que está quente abaixo do colarinho (tradução literal) ou uma imagem de alguém extremamente zangado (sentido real da expressão). Imprima a imagem encontrada e cole-a no caderno juntamente com a expressão e alguns exemplos com ela. Clique aqui para ver isso no Instagram.

Quando eu estudava inglês, o Google não existia. Então, eu procurava imagens em revistas ou tentava desenhar algo que remetesse à expressão ou palavra.

5) Word Games

Criar joguinhos mentais ou nos quais você usa apenas um papel e caneta é também uma tática muito simples. Isso você pode fazer em qualquer lugar: no ônibus indo para o trabalho, na fila do banco, na sala de espera do dentista, etc.

Em meu livro, eu cito alguns desses jogos. Um deles eu chamo de Word Chain (corrente de palavras). Ele é super simples! Para começar, você precisa apenas pensar em uma palavra. Aí, você tem de pensar em uma palavra que comece com a última letra da palavra anterior.

» tablE » EngineeR » ReaD » DentisT » TodaY » YelloW » WednesdaY » YeS » StudenT » TomatO » OrangE » ElephanT » TalK » KnoW » WherE » End » …

A ideia aí é apenas fazer o cérebro lembrar das palavras. Você pode até tentar criar uma sentença curta com a palavra que pensar.

Outro jogo de palavras que ensino em meu livro pode ser visto na dica Atividade Para Treinar o Vocabulário em Inglês.

São vários os jogos mentais que você pode ter à sua disposição para colocar em prática o inglês que está aprendendo. Sua memória vai se fortalecer e muito com isso!

Conclusão

Essas são apenas algumas das ideias que você pode colocar em prática para entender como memorizar palavras em inglês.

Veja que a ideia não é apenas memorizar palavras, mas sim como colocar em prática o que você estuda/aprende no dia a dia. Afinal, o pouco que você aprende hoje vai se somar com o que aprender amanhã e assim por diante.

Não adianta achar que você vai aprender inglês fluente apenas lendo regras gramaticais, fazendo atividades de gramática e decorando as 2000 palavras mais usadas em inglês.

Para aprender de verdade, você precisa usar o que sabe em vários momentos do seu dia a dia. Seja mentalmente ou colocando em uma folha de papel. Pratique e sua memória ficará muito boa.

Etiquetas
aprender inglês dicas para aprender inglês memória
Botão Voltar ao topo
Fechar