Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês

No livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário, eu dou uma série de dicas para o estudante treinar o vocabulário em inglês constantemente. São atividades, jogos, brincadeiras, etc., simples que podem ser feitas em qualquer local usando apenas uma folha de papel e uma caneta/lápis.

As atividades sugeridas tem por objetivo estimular o cérebro e assim mantê-lo focado na tarefa de aprender inglês. Em outras palavras são atividades para ajudar a memorizar as palavras.

Abaixo compartilho uma atividade que você poderá colocar em prática hoje mesmo e em qualquer local que estiver. Essa atividade pode ser feita por estudantes de qualquer nível de inglês: básico, intermediário e avançado. Para isso basta variar um pouquinho para deixá-la mais complicada e adequada ao seu nível.

Material Necessário:

Inglês na Ponta da LínguaApenas uma folha de papel em branco e um lápis/caneta. Você vai precisar também de cinco a dez minutinhos de seu corrido dia para fazê-la. [Sabe aquele tempo que você perde navegando sem rumo na internet!? ou ainda aquele tempo mudando os canais da TV sem saber o que realmente assistir!? Então, aproveita esses minutinhos para fazer essa atividade e assim ficar cada vez mais com seu inglês na ponta da língua.]

»» Se quiser saber mais sobre como arrumar tempo para estudar inglês, leia a dica Arranjar Tempo Para Estudar Inglês.

Procedimento:

No centro da folha de papel escreva uma palavra em inglês. Pode ser qualquer palavra: house, computer, dictionary, student, book, magazine, bicycle… Depois de escrevê-la, use-a como ponto de partida para escrever outras palavras que você conseguir colocar. Vai ficar parecido com um palavras-cruzadas. Veja o exemplo abaixo.

Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês

Veja que usei a palavra HOUSE como ponto de partida. Depois fui escrevendo mais e mais palavras. Puxei da memória as palavras que eu sei para ir aumentando a lista. Isso pode parecer simples, mas de modo natural estimula o cérebro a manter as palavras sempre ativas na cabeça.

Complicando um Pouquinho

Para deixar essa atividade um pouquinho mais difícil, você pode usar um tópico para escrever apenas palavras relacionadas a ele. Nos dois exemplos abaixo, eu usei os tópicos countries (países) e moods (estado de espírito, humor). As palavras de partida foram justamente as palavras que dão nome a cada tópico e a partir delas escrevi apenas palavras relacionadas ao tópico. Veja as imagens:

Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês II

O tema COUNTRIES é bem comum entre os níveis básicos. Claro que você poderá incluir outros para treinar o vocabulário em inglês: parts of the house, sports, musical instruments, parts of car, clothes, kitchen utensils, etc. Já na imagem abaixo temos algo mais intermediário/avançado. Nela usei o tema moods e, portanto, só escrevi palavras que servem para descrever o humor/estado de espírito das pessoas. Os níveis mais avançado podem fazer uso de tópicos mais específicos: environment, arts, cinema, fashion world, soccer/football e assim em diante.

Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês III

Outra maneira de complicar essa atividade é indo para o lado das combinações de palavras, o que chamamos de collocations. Tema que abordo melhor outro livro de minha autoria: Combinando Palavras em Inglês – seja fluente em inglês aprendendo collocations. Se quiser, participe do curso Collocations: aprenda a combinar palavras em inglês.

Nessa outra versão, você pode escolher uma palavra qualquer e, como antes, escrevê-la no centro do papel. Depois, a partir da palavra escolhida, você deverá escrever apenas palavras que combinam com ela.

Por exemplo, na imagem abaixo escolhi a palavra attention (atenção) para ser meu ponto de partida. Então, escrevi palavras que combinam com attention: careful attention, constant attention, pay attention, give attention, focus attention on, catch attention, international attention, demand attention, special attention, etc. Veja como ficou!

Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês IV

Para ficar ainda mais interessante, você pode escrever alguns exemplos com as combinações que escreveu.

  • How many times do I have to ask you to pay attention? (Quantas vezes vou ter de pedir para você prestar atenção?)
  • I tried to attract the waiter’s attention. (Tentei chamar a atenção do garçom.)
  • The ability to focus attention on important things is a defining characteristic of intelligence. (A habilidade de focar a atenção em coisas importantes é uma característica marcante de inteligência.)
  • We should give special attention to this issue. (Nós deveríamos dar atenção especial a esse assunto.)

E aí o que achou!? Gostou dessa atividade!? Se você quiser mais atividades simples assim, adquira já o livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário. Lembrando que o livro está à venda em todo Brasil e também na internet.

Agora, não perca tempo! Comece a usar essa atividade hoje mesmo para melhorar o seu vocabulário em inglês e assim ir ficando com o inglês na ponta da língua do jeito que você quer. Ah! Agora que você já tem uma atividade para treinar o vocabulário em inglês, aprenda também uma Atividade Para Desenvolver a Fluência em Inglês. Até a próxima! 🙂

Artigos Relacionados
Comentários