Usar o Anki Para Aprender Inglês vale a pena?

Usar o Anki para aprender inglês vale a pena? Será que o Anki pode mesmo ajudar você a aprender inglês? Afinal, o que é esse tal de Anki? Se você estão procurando a resposta a essas perguntas, continue lendo. Depois de ler esta dica, leia também Google Tradutor é Bom? Será que podemos confiar?

O que é o Anki?

O Anki é um software gratuito que ajuda a memorizar qualquer coisa mais facilmente. Ele implementa um conceito chamado SRS (Spaced Repetition System) que combate a “malvada” curva do esquecimento, aumentando, assim, a nossa eficiência nos estudos.” [Fonte: site oficial do Anki no Brasil]

Simplificando isso tudo aí, o Anki é um programa que você instala em seu computador ou um app que baixa em seu smartphone. A função desse programa é ajudar você a memorizar as coisas que deseja aprender. O Anki pode ser usado para tudo. Ele não serve apenas para aprender inglês. Tudo depende das suas necessidades e interesses. Mas, nosso interesse aqui é saber como usar o Anki para aprender inglês. Então, vamos lá!

» Leia também: Aplicativos para Aprender Inglês

Usar o Anki Para Aprender Inglês (1)

Usar o Anki Para Aprender InglêsNo aprendizado (estudos) de inglês o Anki serve como uma ferramenta de apoio que ajudará você a memorizar expressões, collocations, chunks of language, phrasal verbs, gírias, palavras soltas etc.

Dentro do Anki, você cria um deck (baralho). Não se preocupe! Isso é só o nome dado dentro dele! Esse deck (baralho) pode ser chamado, por exemplo, de phrasal verbs em inglês. Depois de criado o deck, você criará os cards (cartas) dentro dos decks. Assim, digamos que você encontrou o phrasal verb run into em uma sentença:

  • I RAN INTO your mom at the mall last night.

Você aprende no momento que ran into, forma de run into no passado, significa “encontrei” (run into = encontrar por acaso). Você então colocará essa sentença toda no card e não apenas o phrasal verb isolado. Em um outro espaço na mesma tela, você escreverá a tradução da sentença:

  • Eu ENCONTREI sua mãe no shopping ontem à noite.

Essa informação ficará no deck que você salvou como phrasal verbs em inglês. Dentro desse deck, você cria mais cards. Todos eles tendo um phrasal verb como foco de aprendizado.

Usar o Anki Para Aprender Inglês (2)

De tempos em tempos, você abre o Anki em seu computador e escolhe o deck phrasal verbs em inglês para estudar. O programa vai mostrar os cardsum por vez. Primeiro, ele mostra a sentença em inglês. Sua tarefa é usar a memória para lembrar o significado (o sentido ou a tradução) daquela frase. Claro que o foco está nos phrasal verbs em contexto.

Você então confere a resposta e o Anki mostrará o outro lado do card no qual você anotou a tradução. Nesse momento, você terá as opções “errei”, “bom” e “fácil”. Se errou – ou teve muita dificuldade para lembrar –, clique em “errei”. Se acertou, mas ainda não está muito seguro, clique em “bom”. Se acertou e está certo de que aprendeu, clique em “fácil”.

Concluído os cards e as respetições, o Anki vai encerrar o deck. Depois é só esperar o momento certo que ele mostrará aquele deck novamente para que você o estude. Você deve abrir o programa ou o app todos os dias. Ou seja, isso deverá ser incorporado à sua rotina de estudos.

Você pode criar quantos decks quiser. Basta focar em algo que queira memorizar e assim criar o deck com os cards correspondentes. Apenas cuide para não encher de conteúdo e depois não saber o que estudar primeiro. Ou seja, o segredo não é quantidade de decks, mas sim a qualidade como você estuda.

Usar o Anki Para Aprender Inglês vale a pena?

Sim, vale a pena! Eu acredito que tudo aquilo que você usar bem para auxiliar nos seus estudos de inglês vale muito a pena. Portanto, usar o Anki para aprender inglês é uma boa. Trata-se de uma ferramenta útil. Claro que ele não responderá a todas suas expectativas em termos de ser fluente em inglês, mas é algo que ajudará nessa caminhada.

Para tirar mais proveito do Anki, você precisa saber como registar as informações (o que coloca nos cards) inteligentemente. Não adianta anotar apenas palavras soltas, fora de contexto. O ideal é que você anote as sentenças e coloque a palavra que deseja aprender em negrito, letras maiúsculas, cor diferente ou o que achar melhor. Assim, você visualiza o que focar.

O ideal ainda é que você anote chunks of language e até mesmo frases usadas em contextos diferentes. Enfim, isso é o que os participantes do nosso curso aprendem. Portanto, se você quiser aprender mais, considere participar do curso Aprender Inglês Lexicalmente. Clique aqui para saber mais a respeito.

Outras funcionalidades do Anki

Há uma série de outras funcionalidades do programa. Na internet, você encontra vários tutoriais sobre como usar o Anki.

Uma funcionalidade excelente do Anki é que você pode sincronizá-lo com o app em seu smartphone. Para isso você precisa criar uma conta (é grátis!) e colocar seus dados de acesso tanto no programa em seu computador e no app em seu smartphone. Assim, todos os decks e cards estarão com você em todos os cantos. Não tem como fugir do aprendizado, pois você só terá de pegar o celular para repassar as sentenças anotadas no Anki.

Para Android, o app é o Ankidroid (gratuito). Para iPhone, o app oficial é o AnkiMobile Flashcards (custa US$24,99 – sim para usuários de iPhone não é gratuito! Não sei o porquê dessa injustiça!). Usuários de iPhone, que não queiram pagar pelo app, podem usar o Ankiweb pelo navegador do celular. Não é a mesma coisa que ter o aplicativo, mas quebra o galho! Há outros apps similares ao Anki, mas esses genéricos não sincronizam as informações com o Anki oficial.

Artigos Relacionados
Comentários