Dicas para Melhorar o Vocabulário em Inglês

Perguntei recentemente aos leitores do Inglês na Ponta da Língua quais dicas eles sugerem para quem deseja melhorar o vocabulário em inglês. A pergunta foi feita em nossa página no Facebook e também em nosso perfil no Instagram. Foram várias as respostas dadas.

Decidi então listar algumas delas e assim compartilhá-las com quem não nos acompanha nas mídias sociais. Espero que as ideias dadas por nossos leitores e as dicas complementares que podem ser encontradas no site sejam extremamente úteis para você também melhorar o vocabulário em inglês.

Vamos às dicas!

Ler Muito

Boa parte dos leitores são categóricos em dizer que lê de tudo para melhorar o vocabulário em inglês. O leitor Luiz Fittipalidi escreveu o seguinte:

Ler bastante, mesmo que sejam matérias curtas. E as palavras que não souber procurar num dicionário, de preferência inglês-inglês, procurando o significado no contexto da leitura.

Dicas Para Melhorar o Vocabulário em InglêsEssa dica do Luiz é super legal! Afinal, as palavras podem mudar de significado de acordo com o contexto. Assim, é sempre bom encaixar o significado correto dentro do contexto e evitar as confusões que podem surgir.

Então, faça com a leitora @silnanuvens que enviou a seguinte dica via Instagram:

Read, read and maybe … read a little bit more

Quer mais dicas sobre ler em inglês, então clique nos link abaixo:

Assistir a Seriados e Filmes

A leitora Bia Alarcon escreveu o seguinte:

Vejo seriados em inglês na Sky. Gosto de saber as gírias e expressões do momento.

A dica é muito boa! Pois, seriados e filmes são repletos de expressões e gírias que são comuns entre os falantes nativos de inglês. Mas, se você tem dúvidas sobre como tirar proveito de filmes e seriados, o leitor Lucian Correa manda uma sugestão:

Eu estudo a legenda de algumas séries, pego ela em forma de texto e vou lendo e pesquisando as palavras que não conheço, depois assisto o episódio.

A sugestão dele é parecida com a dica Aprender Inglês com Filmes. Clique aí e leia a dica para saber o que fazer!

O leitor Samuel Vasconcelos Souza deu também uma dica bem bacana:

Anoto as frases dos diálogos das séries que assisto e tento reescrever frases parecidas.

Fazendo isso, o cérebro acaba reencontrando determinadas palavras e expressões. O que ajuda a reter tais palavras e expressões na memória. Tire proveito dos seriados e filmes. Você tem muito a aprender com isso tudo.

Escrever em Inglês

Além de ler, parece que o pessoal também gosta de fazer redações para melhorar o vocabulário em inglês. Foi isso que escreveu a leitora Rayane Lazaro Barros Silva:

Escrever redações de diversos assuntos. Sempre haverá palavras que você não sabe em inglês, você é “obrigado” a pesquisar sobre aquela palavra, afinal você precisa concluir o texto. Resultado: você terá mais facilidade em guardar aquelas palavras estudadas.

O interessante aqui é que ela sugere escrever textos de diversos assuntos. Eu concordo com ela: você pode descrever suas família, seu trabalho, sua vizinhança, você mesmo, seus amigos, sua melhor amiga, sua casa, sua cidade etc. Pode ainda ir para temas mais complexos e aprender o vocabulário (expressões, jargões, palavras, collocations…) de uma determinada área: meio-ambiente, biologia marinha, exército, energia eólica, organização sindical, refugiados e coisas assim. Enfim, a ideia é escrever algo sem pressão. O objetivo é melhorar o vocabulário em inglês e não escrever um romance ou artigo científico.

» Leia também: Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês e Dicas Para Escrever no Business English 

O Uso da Tecnologia

Alguns leitores fazem uso de aplicativos e sites. O leitor Deives Lopes Barbosa deu a seguinte dica:

Ouço músicas pelo app Musixmatch (player de músicas que mostra a letra ao mesmo tempo em que ela toca), sigo páginas internacionais (USA, CANADA, UK) e leio os posts sem o uso do tradutor, costumo usar o Duolingo também.

A leitora Paula Trancolin foi um pouco mais longe. Ela sugeriu uma rede social na qual é possível trocar informações com falantes nativos da língua inglesa. Veja só:

Tem uma rede social chamada Interpals onde a pessoa se cadastra e coloca o idioma que deseja aperfeiçoar e se esta disposta a ensinar o seu idioma. Gostei bastante dessa rede social pois podemos aprender a cultura dos países que falam o inglês com pessoas nativas do lugar.

Marcela Borges Ferreira vai no mesmo rumo,

Converso com estudantes de outros países pelo Skype. Trocar ideias, culturas e o melhor você é obrigado a falar em inglês, não tem moleza.

Como você pode ver a tecnologia deve ser usada para ajudar você a melhorar o vocabulário em inglês. São inúmeros os sites e aplicativos que podem ser usados gratuitamente. Use a tecnologia a seu favor. Se quiser conhecer outros sites e aplicativos para estudar inglês, leia as dicas abaixo:

Ouvir Músicas

Essa é também uma das maneiras favoritas de grande parte dos estudantes de inglês. Um dos que sugeriu isso foi o Giovani Vasconcelos:

Ouço músicas em inglês e canto ao mesmo tempo, assim pratico um pouco.

Essa ideia de cantar ao mesmo tempo ajuda você a desenvolver a sua pronúncia em inglês. O seu cérebro tem de estar ligado no vocabulário, na pronúncia, no ritmo e tudo mais. A minha dica no entanto é que você escolha músicas fáceis, mais calmas, mais lentinhas. Se você inventar de cantar um rap, sinto muito! Você poderá ter problemas! 🙂

» Leita também: Dicas Para Aprender Inglês Ouvindo Músicas

Outras Dicas

Algumas pessoas sugeriram ser curioso, ter um bom dicionário e usá-lo, acompanhar blogs e sites com dicas de inglês, envolver-se com a língua inglesa etc. Enfim, foram várias as dicas dadas. Bem que eu gostaria de publicar todas elas aqui. Mas, não dá! Infelizmente!

Mas, caso você ainda tenha tempo, é só ler as dicas sugeridas por cada leitor na postagem feita no Facebook. Você certamente encontrará algo que para você poderá funcionar bem.

Para encerrar, agradeço a todos que tiraram um tempinho para responder a pergunta feita no Facebook e no Instagram. A participação dos leitores é fundamental para que o Inglês na Ponta da Língua continue ativo. Thank you so much! Ah, se você quiser dar sua dica, escreva-a na área de comentários aí abaixo. 🙂

O Inglês na Ponta da Língua quer saber! E aí!? Qual sua dica para melhorar o vocabulário em #inglês? O que você faz para…

Posted by Inglês na Ponta da Língua on Wednesday, October 14, 2015

Etiquetas

Um Comentário

  1. Olá! Tenho uma pergunta. Conhece algum site que tenha as legendas em forma de texto?
    Gostaria de saber pra poder estudar as legendas antes de assistir?

    Acho que assim me ajudará BASTANTE.

    Obrigado pela atenção!

Botão Voltar ao topo