Dicas para Melhorar o Vocabulário em Inglês

Perguntei recentemente aos leitores do Inglês na Ponta da Língua quais dicas eles sugerem para quem deseja melhorar o vocabulário em inglês. A pergunta foi feita em nossa página no Facebook e também em nosso perfil no Instagram. Foram várias as respostas dadas.

Decidi então listar algumas delas e assim compartilhá-las com quem não nos acompanha nas mídias sociais. Espero que as ideias dadas por nossos leitores e as dicas complementares que podem ser encontradas no site sejam extremamente úteis para você também melhorar o vocabulário em inglês.

Vamos às dicas!

Ler Muito

Boa parte dos leitores são categóricos em dizer que lê de tudo para melhorar o vocabulário em inglês. O leitor Luiz Fittipalidi escreveu o seguinte:

Ler bastante, mesmo que sejam matérias curtas. E as palavras que não souber procurar num dicionário, de preferência inglês-inglês, procurando o significado no contexto da leitura.

Dicas Para Melhorar o Vocabulário em InglêsEssa dica do Luiz é super legal! Afinal, as palavras podem mudar de significado de acordo com o contexto. Assim, é sempre bom encaixar o significado correto dentro do contexto e evitar as confusões que podem surgir.

Então, faça com a leitora @silnanuvens que enviou a seguinte dica via Instagram:

Read, read and maybe … read a little bit more

Quer mais dicas sobre ler em inglês, então clique nos link abaixo:

Assistir a Seriados e Filmes

A leitora Bia Alarcon escreveu o seguinte:

Vejo seriados em inglês na Sky. Gosto de saber as gírias e expressões do momento.

A dica é muito boa! Pois, seriados e filmes são repletos de expressões e gírias que são comuns entre os falantes nativos de inglês. Mas, se você tem dúvidas sobre como tirar proveito de filmes e seriados, o leitor Lucian Correa manda uma sugestão:

Eu estudo a legenda de algumas séries, pego ela em forma de texto e vou lendo e pesquisando as palavras que não conheço, depois assisto o episódio.

A sugestão dele é parecida com a dica Aprender Inglês com Filmes. Clique aí e leia a dica para saber o que fazer!

O leitor Samuel Vasconcelos Souza deu também uma dica bem bacana:

Anoto as frases dos diálogos das séries que assisto e tento reescrever frases parecidas.

Fazendo isso, o cérebro acaba reencontrando determinadas palavras e expressões. O que ajuda a reter tais palavras e expressões na memória. Tire proveito dos seriados e filmes. Você tem muito a aprender com isso tudo.

Escrever em Inglês

Além de ler, parece que o pessoal também gosta de fazer redações para melhorar o vocabulário em inglês. Foi isso que escreveu a leitora Rayane Lazaro Barros Silva:

Escrever redações de diversos assuntos. Sempre haverá palavras que você não sabe em inglês, você é “obrigado” a pesquisar sobre aquela palavra, afinal você precisa concluir o texto. Resultado: você terá mais facilidade em guardar aquelas palavras estudadas.

O interessante aqui é que ela sugere escrever textos de diversos assuntos. Eu concordo com ela: você pode descrever suas família, seu trabalho, sua vizinhança, você mesmo, seus amigos, sua melhor amiga, sua casa, sua cidade etc. Pode ainda ir para temas mais complexos e aprender o vocabulário (expressões, jargões, palavras, collocations…) de uma determinada área: meio-ambiente, biologia marinha, exército, energia eólica, organização sindical, refugiados e coisas assim. Enfim, a ideia é escrever algo sem pressão. O objetivo é melhorar o vocabulário em inglês e não escrever um romance ou artigo científico.

» Leia também: Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês e Dicas Para Escrever no Business English 

O Uso da Tecnologia

Alguns leitores fazem uso de aplicativos e sites. O leitor Deives Lopes Barbosa deu a seguinte dica:

Ouço músicas pelo app Musixmatch (player de músicas que mostra a letra ao mesmo tempo em que ela toca), sigo páginas internacionais (USA, CANADA, UK) e leio os posts sem o uso do tradutor, costumo usar o Duolingo também.

A leitora Paula Trancolin foi um pouco mais longe. Ela sugeriu uma rede social na qual é possível trocar informações com falantes nativos da língua inglesa. Veja só:

Tem uma rede social chamada Interpals onde a pessoa se cadastra e coloca o idioma que deseja aperfeiçoar e se esta disposta a ensinar o seu idioma. Gostei bastante dessa rede social pois podemos aprender a cultura dos países que falam o inglês com pessoas nativas do lugar.

Marcela Borges Ferreira vai no mesmo rumo,

Converso com estudantes de outros países pelo Skype. Trocar ideias, culturas e o melhor você é obrigado a falar em inglês, não tem moleza.

Como você pode ver a tecnologia deve ser usada para ajudar você a melhorar o vocabulário em inglês. São inúmeros os sites e aplicativos que podem ser usados gratuitamente. Use a tecnologia a seu favor. Se quiser conhecer outros sites e aplicativos para estudar inglês, leia as dicas abaixo:

Ouvir Músicas

Essa é também uma das maneiras favoritas de grande parte dos estudantes de inglês. Um dos que sugeriu isso foi o Giovani Vasconcelos:

Ouço músicas em inglês e canto ao mesmo tempo, assim pratico um pouco.

Essa ideia de cantar ao mesmo tempo ajuda você a desenvolver a sua pronúncia em inglês. O seu cérebro tem de estar ligado no vocabulário, na pronúncia, no ritmo e tudo mais. A minha dica no entanto é que você escolha músicas fáceis, mais calmas, mais lentinhas. Se você inventar de cantar um rap, sinto muito! Você poderá ter problemas! 🙂

» Leita também: Dicas Para Aprender Inglês Ouvindo Músicas

Outras Dicas

Algumas pessoas sugeriram ser curioso, ter um bom dicionário e usá-lo, acompanhar blogs e sites com dicas de inglês, envolver-se com a língua inglesa etc. Enfim, foram várias as dicas dadas. Bem que eu gostaria de publicar todas elas aqui. Mas, não dá! Infelizmente!

Mas, caso você ainda tenha tempo, é só ler as dicas sugeridas por cada leitor na postagem feita no Facebook. Você certamente encontrará algo que para você poderá funcionar bem.

Para encerrar, agradeço a todos que tiraram um tempinho para responder a pergunta feita no Facebook e no Instagram. A participação dos leitores é fundamental para que o Inglês na Ponta da Língua continue ativo. Thank you so much! Ah, se você quiser dar sua dica, escreva-a na área de comentários aí abaixo. 🙂

O Inglês na Ponta da Língua quer saber! E aí!? Qual sua dica para melhorar o vocabulário em #inglês? O que você faz para…

Posted by Inglês na Ponta da Língua on Wednesday, October 14, 2015

Artigos Relacionados
Comentários