Aprender Inglês Ouvindo Música

Será que é possível aprender inglês ouvindo música? Alguns estudiosos dizem que é sim possível. Outros dizem que não. A verdade é que há modos diferentes de ver isso. Nesta dica vamos falar e compartilhar algumas dicas sobre como aprender inglês ouvindo músicas.

Aprender inglês só ouvindo músicas não é algo altamente recomendado por vários especialistas. Afinal, cada estilo de música – rap, rock and roll, blues, pop, etc. – possue um linguajar próprio. Isso significa que não dá para aprender o inglês para fins comunicativos só ouvindo músicas.

No entanto, é possível usar as músicas para ajudar no desenvolvimento do seu inglês. Afinal, as músicas estimulam o cérebro a reconhecer palavras e expressões. Além disso, o modo como sentenças e expressões são pronunciadas ajuda o aprendiz a perceber o que chamamos de connected speech.

Para ajudar você a aprender inglês ouvindo músicas, seguem abaixo algumas dicas que podem ser úteis no seu aprendizado.

» ESCOLHA UMA MÚSICA QUE VOCÊ GOSTE
Isso é óbvio, não é mesmo? Se você gosta de ouvir gospel, certamente não usar ouvir um rap. Portanto, escolha músicas que você realmente curte. Pode ser um estilo – rock, rap, gospel, pop, blue, etc. -ou um artista favorito. O importante é escolher algo que seja prazeroso para você.

Aprender Inglês Ouvindo Música» COPIE A LETRA DA MÚSICA
Atualmente há inúmeros websites que disponibilizam as letras das músicas. Logo, depois que escolher uma música, procure e imprima a letra dela. Eu geralmente recomendo que as pessoas copiem a letra à mão. Isso faz com que você aprenda o modo como as palavras são escritas. Então, deixe a preguiça de lado e copie a letra em seu caderno para poder melhorar a escrita em inglês.

» PRESTE ATENÇÃO AOS CHUNKS
Depois de copiar a letra da música para o seu caderno, leia a letra com atenção. Enquanto você lê, observe as frases (sentenças, expressões) sendo usadas. Observe também as combinações de palavras. Não foque nas palavras de modo isolado. Procure enxergar as palavras em conjunto. Por exemplo, na canção One and Only, da Adele, encontramos vários chunks (sentenças, frases, expressões, combinações) que são muito mais úteis ao aprendizado do que ver apenas as palavras isoladamente [Aprenda mais sobre isso em Aprender Inglês com Música: Firework de Katy Perry]:

  • Just thinking of… (Só pensando em…)
  • Why it’s taken me so long (Por que me tomou tanto tempo)
  • I don’t know why I’m… (Não sei por que eu estou…)
  • You’ll never know if… (Você nunca vai descobrir se…)
  • I dare you to… (Desafio você a… | Duvido que você…)
  • give me a chance (me dê uma chance)

» NÃO FOQUE NAS REGRAS GRAMATICAIS
Ao estudar a letra de uma música não foque na gramática. Afinal, os compositores não costumam escrever músicas pensando no Present Continuous, no Past Simple, no Present Perfect, nos Phrasal Verbs, etc. Eles escrevem as canções pensando em como usar as palavras para expressar um sentimento. Eles também escrevem suas canções pensando no ritmo, cadência, tempo, etc. Portanto, nada de usar a letra das músicas para ficar fazendo análises aprofundadas da gramática da língua inglesa. Tenha também em mente que às vezes eles cometem erros propositadamente. Leia mais a respeito em “O Inglês das Músicas”.

Aprender Inglês com Músicas

» APRENDA A PRONÚNCIA COMO UM TODO
Ao usar a letra de uma música para aprender inglês, não foque na pronúncia das palavras de modo isolado. Procure perceber a pronúncia como um todo. Aprenda sobre o connected speech e veja isso acontecendo nas músicas. Por exemplo, na música Scream & Shout, Will.I.Am e Britney Spears, você não escuta all eyes on us sendo pronunciado palavra por palavra: “ól aiz on ãs”. O que se ouve é algo como “ó lai zon nãs” (tente ler isso o mais rápido possível). Fique de ouvido atento ao modo como eles pronunciam tudo junto e não separadamente.

» CUIDADO COM AS TRADUÇÕES ONLINE
Não confie cegamente nas traduções das músicas na internet. Alguns sites apenas dizem ter a tradução de uma música para ganhar visitas. Muitas vezes as traduções são feitas por tradutores online; logo, não é algo 100% confiável. Para entender isso melhor leia a dica “Como dizer nem que eu morra em inglês?”.

Acho que é isso! Depois que você estudar a letra de uma música seguindo as dicas acima, procure ouvi-la de modo natural. Ou seja, ouça-a apenas por ouvir. Esse ouvir sem obrigação, apenas por prazer, fará com que os chunks e a pronúncia sejam internalizados  naturalmente em sua memória.

Por fim, lembre-se que além das músicas, há ainda outros recursos (filmes, textos, livros, etc.) para ajudar você a aprender inglês. Portanto, diversifique! Não fique preso somente às músicas. Aprender inglês ouvindo músicas é apenas um dos vários modos de aprendizado que você tem à sua disposição.

That’s all for now! Espero que tenha gostado das dicas sobre como aprender inglês ouvindo músicas! Qualquer coisa, deixe seu comentário abaixo ou junte-se a nós em nossa página no Facebook. Take care!

Artigos Relacionados
Comentários