Características da Pronúncia do Inglês Falado

Você sabe quais são a características da pronúncia do inglês falado que todo estudante deve aprender desde o começo dos estudos de inglês?

Neste artigo vou te ensinar quais são essas 5 características e como elas ajudam no desenvolvimento do seu listening em inglês.

Isso mesmo!

Não pense que estudar pronúncia em inglês é para ajudar você a falar como um nativo. O objetivo inicial é ajudar você a e ender o inglês falado (spoken English).

Portanto, siga lendo (assista ao vídeo) para entender tudo isso direitinho.

Características da Pronúncia do Inglês Falado

Só para você saber logo quais são essas características da pronúncia do inglês falado, aí estão elas:

  • word and sentence stress
  • intonation
  • weak and strong pronunciation
  • reductions
  • linking sounds

Continue lendo para aprender melhor sobre elas e entender por que são essenciais desde o começo dos seus estudos de inglês.

Word and Sentence Stress

Word stress nada mais é do que a sílaba tônica de uma palavra.

Quando a gente percebe a sílaba tônica sendo dita, conseguimos identificar o que a pessoa está dando mais ênfase em sua fala. Sem contar que se não entendermos isso, podemos interpretar as coisas de modo errado às vezes.

Um exemplo disso está na palavra record. Se você colocar ênfase na primeira sílaba – REcord –, o significado será “recorde” (substantivo); mas, se colocar a ênfase na última sílaba – reCORD –, aí estará dizendo “gravar“, “registrar” (verbo). Esse é apenas um exemplo bem simples de como word stress é importante no aprendizado de inglês.

Aprender word stress não é nada difícil. Na dica Alfabeto Fonético Internacional, eu falo como você pode aprender isso: os dicionários mostram a sílaba tônica por meio do código fonético. Você pode também ler uma dica mais completa sobre esse assunto em O que é Word Stress.

Já o sentence stress tem a ver com a palavra que damos ênfase em uma sentença em inglês.

Por exemplo, a sentença “She bought a red dress at the mall”  muda o sentido quando a ênfase é colocado em uma palavra ou outra. Leia mais sobre esse assunto na dica O que é Sentence Stress.

Vale ainda dizer que word e sentence stress nos ajudam perceber a intonation correta no inglês falado. Assim, esse é o nosso próximo tópico.

Intonation

De modo bem simples, intonation tem a ver com o ritmo da fala. O modo como a voz sobe e desce – por assim dizer – muda o sentido do que está sendo dito e “informa” o estado de espírito da pessoa em uma conversa.

A entonação dada a um simples “No!” pode fazer com que este “no!” signifique “sim“, “talvez” ou “no“.

A primeira vez que ouvi alguém falando isso, eu achei muito estranho. No entanto, conforme fui progredindo nos estudos, eu percebi o que aquilo queria dizer. Se eu tivesse aprendido isso desde o começo, eu não teria sido tão mal compreendido nos primeiros anos de aprendizado de inglês.

Em inglês, os principais tipo de entonação são falling intonation e rising intonation. Há claro as combinações feitas com elas. Portanto, é fundamental aprender a produzi-las (speaking) e também reconhecê-las (listening). Afinal, é com a intonation correta que deixaremos claro nossas intenções ao dizer algo.

Weak and Strong Pronunciation

Quando eu comecei a estudar inglês, eu aprendi que a palavra “have” era pronunciada como /hæv/ (ou ‘rév’). Mas, muitas vezes ao ouvir um áudio, eu lia (via) a palavra “have“, mas não a ouvia sendo pronunciada do modo como eu havia aprendido. Muitas vezes, ela parecia sumir na fala.

Depois de um bom tempo, eu aprendi que nós nos acostumamos a ouvir apenas a pronúncia forte (strong pronunciation) das palavras, mas ignoramos a pronúncia a fraca (weak pronunciation). No caso de “have“, são duas weak forms: /həv/ e /əv/ (alguns dicionários incluem também o /v/ como uma weak pronunciation de have).

Essa weak pronunciation das palavras é a mais comum na fala do dia a dia. Por isso que sempre ficamos com a sensação de não ter ouvido uma certa palavra. Afinal, elas são “engolidas” ao serem pronunciadas dentro de uma sentença. Em um texto nós lemos (vemos) a palavra, mas na pronúncia ela meio que some.

Ao perceber as weak pronunciations das palavras (conjunções, preposições, verbos auxiliares, modal verbos), conseguimos entender a razão pelas quais as reductions ocorrem.

Reductions

Reduction ocorre quando uma palavra – ou palavras – são aglutinadas formando uma palavra só.

Por exemplo, “I’m going to” vira “Imma” ou “Imna“. Assim, vamos ler,

  • I’m going to help her.

Mas, na fala ouviremos,

  • Imma help’er.

Note a redução de “I’m going to…” para Imma e a pronúncia fraca de her que é ‘er.

Essas reductions são coisas com as quais vamos percebendo conforme nos envolvemos mais e mais com a língua inglesa. Elas ajudam ainda mais a desenvolver o listening.

Todas essa características da pronúncia do inglês falado vão se juntar à próxima por meio dos linking sounds

Linking Sounds

Esta característica refere-se ao modo como os sons se conectam para dar mais naturalidade à fala. 

Um exemplo disso em português é quando dizemos rapidamente algo como “O que você está fazendo aqui?“. Se você prestar atenção no modo como isso é dito naturalmente no dia a dia, vai perceber que falamos assim: “Que qui cê tá fazen[d]u aqui?“. 

Eu sei que você pode até torcer o nariz para isso e discordar. Pode achar feio ou errado. Mas, o fato é que no dia a dia, esse é o modo como falamos e nem nos damos conta.

Em inglês, isso acontece também. Por isso ficamos com a sensação de que as pessoas falam rápido demais. Tudo isso está relacionado aos linking sounds, algo que deveria ser ensinado desde cedo a todos que desejam aprender inglês.

Para entender quais são as regras e exemplos de linking sounds, clique aqui.

A Importância Disso Tudo

Infelizmente, a maioria das escolas de inglês não ensinam isso a seus alunos e alunas de nível básico. Para mim, como especialista na área, isso é um erro. Afinal, aprender essas 5 coisas ajuda não só no desenvolvimento do speaking, mas também no do listening.

Se os alunos são expostos a essas informações desde o começo de um curso de inglês, eles certamente falarão com mais naturalidade e confiança. Não se preocuparão tanto com os sons da língua inglesa. Pois, aprenderão desde cedo que certos sons realmente são engolidos na fala.

Por exemplo, se você acha difícil pronunciar “months“, aprenda desde cedo que todo mundo fala algo como “manc“.

Além na ajuda ao desenvolvimento da fluência falada, aprende-se também a ouvir inglês de modo mais natural. Afinal, todos aprenderão que o inglês falado é diferente do escrito. Assim, todos saberão que ao ouvir inglês certas coisas acontecem para deixar tudo mais fluído.

That’s all for now! take care and keep learning!

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