Pensar em Inglês!? Como!?

Algumas pessoas – tanto pela internet quanto ao vivo – costumam me fazer a seguinte pergunta: “Denilso, o que é que eu faço para pensar em inglês?

Sinceramente, se eu tivesse a resposta, não estaria aqui agora! Estaria curtindo uma vida de bilionário e fazendo aquilo que nós todos desejamos: nada e ainda assim ganhar muito dinheiro.

Digo isto porque simplesmente não há uma fórmula mágica que ajudará você a pensar em inglês de uma hora para outra. Não é uma questão de ir dormir hoje e acordar amanhã pensando em inglês. Não é como ligar a tecla SAP de uma televisão e pronto! Aprender uma língua – aprender para valer – é algo que leva tempo, paciência, esforço, tentativas, erros, acertos, etc.

Aprender a pensar em uma língua estrangeira é algo que será refletido na sua habilidade de falar e escrever a língua. E isto acontecerá quando você não tiver de ficar traduzindo mentalmente o que quer dizer ou escrever. Mais especificamente falar!

Para que isto aconteça são preciso duas coisas: motivação e determinação. Sobre motivação acredito que você já está careca de saber que para tudo na vida deve-se estar motivado a fazer. Se for obrigado, forçado, contra vontade… Esqueça! É você que tem que querer, não os outros!

Quanto a determinação, você pode começar a se acostumar a fazer algumas coisas:

  1. Ao ver um objeto, procure dar o nome dele em inglês. Por exemplo, você vê um livro sobre a mesa e logo pensa em ‘the book is on the table’ (por mais bobo que isto pareça, você estará fortalecendo as conexões neurais dentro se sua cabeça; assim, seus neurônios estarão fazendo musculação e lembrando das coisas). Pare por alguns instantes e diga, em inglês, o nome dos objetos que estão sobre a sua mesa agora. Acostume-se a fazer isto em qualquer lugar!
  2. Quando aprender uma sentença/frase em inglês, procure memorizá-la e usá-la sempre que possível. Por que é que você acha que tem um monte de gente por aí que sabe dizer: ‘the book is on the table‘, ‘what’s your name?‘, ‘my name’s…’? Pode parecer loucura, mas eles aprenderam a frase completa; por isto são capazes de entendê-las automaticamente.
  3. Escute músicas. Pegue a letra e acompanhe a canção. Escolha uma e memorize a letra e cantarole junto! Pense nas expressões usadas na música! Identifique-as! (Não é engraçado quando escutamos uma música várias vezes e acabamos gravando-a na memória e cantando mesmo sem querer?)
  4. Descreva mentalmente as pessoas e as situações, em inglês. Esta dica é idêntica à primeira! A diferença é que aqui a coisa é mais complexa! Aqui você deve começar a descrever seu dia-a-dia, as pessoas ao seu redor, a espera no banco, o ambiente na sala do dentista, o caminho de volta para casa, a conversa que teve com uma amiga, etc.

Enfim, estas dicas só funcionarão se você estiver motivado e determinado a aprender [a pensar em] inglês. Porém, não vá ficar aí pensando que um dia – como que num passe de mágica – você vai começar a pensar em inglês! Não comece a se mexer não pra ver o que vai acontecer!

Take care, you all!

7 Comentários

  1. áhh, adoorei..eu faço isso, é até engraçado!de tanto pensar em inglês vc acaba querendo falar tbm! Acaba acontecendo naturalmente, entretanto isso exige força de vontade, obrigação não leva ninguém a nada..Blog incrível, Denilso!adooro e recomendo'

  2. Creio que se a pessoa deseja realmente a falar(pensar) em Ingles, deve começar o mais rápido possivel a pensar em Ingles. Ficará mais fácil para seu aprendizado.Acho uma boa dica do Denilson. Vamos começar a pensar em Ingles para que possamos até sonhar em Ingles!

  3. eu sei pessar bem em inglês mas ainda preciso melhorar, as dicas vão me ajudar pra caramba! nice job buddies!

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios