Livros Preparatórios Para TOEFL
TOEFL /ˈtoʊfəl/ é a abreviação para Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês como Língua Estrangeira). Trata-se de um dos exames mais exigidos pelas universidades americanas e programas de mestrado e doutorado aqui no Brasil. Portanto, caso você esteja pensando em algo mais acadêmico, certamente precisará fazer esse exame. Na dica de hoje, vamos falar um pouco sobre ele.
O TOEFL tem três formatos: o Internet-Based Test, IBT, o Computer-Based Test, CBT, e o Paper-Based Test, PBT. Desde 2005, o formato IBT vem susbstituindo o CBT e o PBT. Ou seja, no futuro o teste só existirá em sua versão online – IBT.
No formato IBT, o teste avalia as habilidades de escrita (writing), leitura (reading), compreensão oral (listening) e comunicação oral (speaking). Já no formato PBT, as provas são de listening, reading comprehension, writing e structure and written expression. O formato CBT já é tão raro que nem vale a pena falar dele.
Na teoria qualquer pessoa pode fazer o TOEFL. Afinal, ele não reprova ninguém. Mas, na prática é bom ter conhecimento da língua para alcançar uma boa pontuação. Essa pontuação vai de 0 a 120. E com ela em mãos você tem uma ideia de como está o seu inglês de acordo com esse exame.
Para alcançar uma boa pontuação, é preciso ter conhecimento da língua é importante. Portanto, você precisa estudar gramática, melhorar o vocabulário, escutar inglês com frequência, ter o hábito de escrever em inglês, comunicar-se em inglês e tudo mais. Enfim, você precisa estar em contato com a língua, usá-la, envolver-se com ela para, assim, se sentir mais confiante ao fazer o teste.
Além de conhecimento da língua, é bom também conhecer a mecânica de cada parte do teste. Ao saber como o teste se desenvolve, o tempo necessário para cada parte, o modelo das questões e coisas assim, você consegue administrar o tempo e aumentar as chances de melhorar a pontuação. Portanto, a própria ETS, empresa que administra e aplica o TOEFL mundialmente possui uma série de livros para deixar o candidato mais à vontade. Dois desses livros são:
Eles têm também um pacote com vários livros dentro. A compra do pacote sai mais em conta do que comprar vários livros separados. Conheça o TOEFL® Value Pack Plus aqui.
Se você quiser pode ainda adquirir volumes diferentes do TOEFL® Practice Online, que são testes oficiais comercializados para ajudar os candidatos a praticarem com provas anteriores do exame. Para saber mais clique aqui. Há ainda outros livros específicos no site da ETS, para ver a lista clique aqui.
Você pode ainda baixar alguns materiais gratuitamente. Um destes é o TOEFL® Test Prep Planner, material com dicas de planejamento e organização dos estudos. Para baixá-lo em formato PDF, clique aqui. Além desse, a ETS disponibiliza também provas para download gratuito nesta página.
Você pode comprar esses livros no site da ETS ou Amazon. O Submarino também constuma ter material voltado para o TOEFL. As grandes livrarias do Brasil também possuem inúmeros títulos voltados para que está se preparando para o TOEFL. Uma rápida busca no Google com as palavras TOEFL study material resultará em uma lista de sites que oferecem dicas e provas gratuitamente.
É isso! Caso você esteja se preparando para o TOEFL, material de estudo é o que não falta. Só falta você se organizar, estudar e fazer a sua parte. Afinal, depende mais de você mesmo do que de qualquer outra coisa ou pessoa. Minha última dica para você é a seguinte: entre no site da ETS e veja lá todas as informações que ele dão sobre o exame. Tem muita coisa! Acesse aqui!
Oi, Denilso. O TOEFL é gratuito ou precisa pagar alguma taxa de inscrição? Vale a pena para pessoas com o perfil mais, digamos, coorporativos?
Fabiano,
Todos os exames de proficiência são pagos (tem uma taxa) e aí só pesquisando para saber em quanto está esse valor. Para o mundo mais corporativo é o TOEIC, exame sobre o qual já falei em uma dica anterior aqui no site.
😉
Ei, adorei o artigo.
Você teria alguma dica sobre o teste de FCE?
Abraço.
Em breve será publicado algo. Mas, você poderá usar a busca do site para encontrar dicas nas quais falo sobre o FCE e outros exames. Para saber como fazer uma busca, leia a dica em <a href="http://www.bitly.com/inplbuscas” target=”_blank”>www.bitly.com/inplbuscas
😉
Denilso, gostaria muito de obter mais informações acerca das certificações ECCE e ECPE. Entre estes dois certificados e o TOEFL, qual é o melhor?
Olá Andreza,
Os exame da Michigan não são tão reconhecidos e aceitos no mundo como são os exames da Cambridge e o TOEFL. Cabe verificar nas instituições se esses exames são aceitos ou não.
😉
Olá, Denilso! Seu blog é maravilhoso, acesso QUASE todos os dias (o caps lock no "quase" é pura questão de honestidade. Dou uma olhada nas suas dicas sempre que posso e amo cada uma delas). Queria te parabenizar pela sua evidente disposição para compartilhar conhecimentos e experiências, é algo que tem ajudado demais cada um de nós. Quero ingressar na área acadêmica e me pergunto se o CPE teria a mesma relevância do TOEFL para essa ocasião. Prestar os dois exames é uma boa escolha ou se torna desnecessário? Deixo aqui, mais uma vez, minha admiração pelo seu trabalho.
Laís, obrigado por seu comentário e sua admiração ao meu trabalho.
Para quem quer ingressar na carreira acadêmica os exames mais comuns são TOEFL e IELTS (já falei sobre ele aqui no site). No fundo, o que você precisa fazer é ver o que cada universidade pede. Há vários exames e algumas universidades aceitam um só ou vários e aí só lendo as informações de cada universidade para saber qual é a política deles em relação a isso.
😉
Oi Denilso, ADORO o seu blog! Alias, vc esta sendo a UNICA pessoa q ensina ingles MUITO BEM e sem nhem nhem nhem…
OBRIGADA!!!
A pontuaçao do TOEFL varia entre 0 e 120. Certo? Mas qual seria o "minimo apresentavel" p/ uma instituiçao americana?
Voce tem um programa/curso especifico de preparacao p/ esse teste? Gostaria de tentar em abril, p/ ter um feedback…
Margot, obrigado por seu comentário e feedback em relação ao meu trabalho. Fico feliz em estar sendo útil.
Como eu disse em um comentário acima, a pontuação exigida por cada instituição varia (Havard, Michigan, Yale, MIT, UCLA, etc.) . Muitas vezes varia também para o tipo de curso que a pessoa fará: direito, MBA, TESOL, Marketing, etc. Enfim, para saber qual a pontuação exigida é preciso verificar com a instituição o que eles esperam do aluno. De modo geral, o "mínimo apresentável", minha opinião pessoal, seria pelo menos uns 105 para cima (e olhe lá!). Sou muito exigente no que se refere a essas coisas.
Não tenho nenhum programa para esses exames. Quem sabe um dia!
😉
Olá Denilso,
Primeiramente quero dizer que gosto muito do seu blog, pois ele trata do ingles de uma forma natural. e isso é muito importante para nós que estamos estudando. Eu sempre visito e sempre aproveito bastante as dicas que voce posta.
Agora e gostaria de fazer uma pergunta. Meu professor me indicou fazer o exame de Cambridge. Qual é a diferença entre estes dois exames? Qual seria o mais indicado para mim, já que desejo lecionar o ingles?
Taynana, obrigado por seu comentário. Fico feliz em saber que o modo como apresento o conteúdo aqui seja agradável a você. 🙂
Tem uma dica aqui no site que fala sobre várias certificações. Como são várias, sugiro que você faça uma busca com a palavra "certificação" utilizando a ferramenta de buscas do blog. Para saber como usá-la, leia <a href="http://www.bitly.com/inplbuscas” target=”_blank”>www.bitly.com/inplbuscas
A Cambridge possui vários exames: FCE, CAE, CPE, IELTS, etc. Aqui no site já falei sobre os principais e qual deles fazer, depende de cada pessoa (objetivos e ambições na vida). A diferença dos exames da Cambridge com o TOEFL está no fato de que um é muito exigido por universidades americanas e outro por universidades britânicas. É preciso sempre ver qual exame é exigido por uma instituição ou outra. Para isso, só lendo as informações disponíveis nos sites de cada faculdade.
Como você deseja dar aulas de inglês o recomendável é que você faz um curso de TESOL e consequentemente exames para professores. Também já escrevi sobre isso no site. Veja a dica abaixo:
https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2012/04/exam…
😉
Taynana, obrigado por seu comentário. Fico feliz em saber que o modo como apresento o conteúdo aqui seja agradável a você. 🙂
Tem uma dica aqui no site que fala sobre várias certificações. Como são várias, sugiro que você faça uma busca com a palavra “certificação” utilizando a ferramenta de buscas do blog. Para saber como usá-la, leia Como fazer buscas no blog.
A Cambridge possui vários exames: FCE, CAE, CPE, IELTS, etc. Aqui no site já falei sobre os principais e qual deles fazer, depende de cada pessoa (objetivos e ambições na vida). A diferença dos exames da Cambridge com o TOEFL está no fato de que um é muito exigido por universidades americanas e outro por universidades britânicas. É preciso sempre ver qual exame é exigido por uma instituição ou outra. Para isso, só lendo as informações disponíveis nos sites de cada faculdade.
Como você deseja dar aulas de inglês o recomendável é que você faz um curso de TESOL e consequentemente exames para professores. Também já escrevi sobre isso no site. Veja a dica abaixo:
Exames de Proficiência para Professores
😉
Muito obrigada pelos seus esclarecimentos. O interessante desse tipo de tópico é que fica evidente a quantidade de dúvidas que ainda existem sobre esses exames. Vale muito a pena tocar no assunto, sempre que possível.
Olá Denilso, esse ano vou fazer o TOEFL ou IELTS, mas estou me preparando no Cultura Inglesa na turma de FCE…o que vc acha? Posso fazer isso ou provas são tão diferentes q eu não poderia? Devo me matricular em uma turma específica para o TOEFL.?
Sim! Matricule-se em um curso específico para TOEFL e aprenda as estratégias para o TOEFL. Afinal, o formato destas provas são completamente diferentes. 😉
Olá Denilso! Nem sei como agradecer! Comecei a pesquisar informações sobre o TOEFL justamente essa semana pois pretendo realizá-lo por causa da faculdade! Adoro suas dicas e com certeza meu inglês melhorou muito depois que conheci seu blog! Mais uma vez obrigada, não consigo nem acreditar na coincidência!