Livros Preparatórios Para TOEFL

TOEFL /ˈtoʊfəl/ é a abreviação para Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês como Língua Estrangeira). Trata-se de um dos exames mais exigidos pelas universidades americanas e programas de mestrado e doutorado aqui no Brasil. Portanto, caso você esteja pensando em algo mais acadêmico, certamente precisará fazer esse exame. Na dica de hoje, vamos falar um pouco sobre ele.

O TOEFL tem três formatos: o Internet-Based Test, IBT, o Computer-Based Test, CBT, e o Paper-Based Test, PBT. Desde 2005, o formato IBT vem susbstituindo o CBT e o PBT. Ou seja, no futuro o teste só existirá em sua versão online – IBT.

No formato IBT, o teste avalia as habilidades de escrita (writing), leitura (reading), compreensão oral (listening) e comunicação oral (speaking). Já no formato PBT, as provas são de listening, reading comprehension, writing e structure and written expression. O formato CBT já é tão raro que nem vale a pena falar dele.

Na teoria qualquer pessoa pode fazer o TOEFL. Afinal, ele não reprova ninguém. Mas, na prática é bom ter conhecimento da língua para alcançar uma boa pontuação. Essa pontuação vai de 0 a 120. E com ela em mãos você tem uma ideia de como está o seu inglês de acordo com esse exame.

Livros Preparatórios para TOEFLPara alcançar uma boa pontuação, é preciso ter conhecimento da língua é importante. Portanto, você precisa estudar gramática, melhorar o vocabulário, escutar inglês com frequência, ter o hábito de escrever em inglês, comunicar-se em inglês e tudo mais. Enfim, você precisa estar em contato com a língua, usá-la, envolver-se com ela para, assim, se sentir mais confiante ao fazer o teste.

Além de conhecimento da língua, é bom também conhecer a mecânica de cada parte do teste. Ao saber como o teste se desenvolve, o tempo necessário para cada parte, o modelo das questões e coisas assim, você consegue administrar o tempo e aumentar as chances de melhorar a pontuação. Portanto, a própria ETS, empresa que administra e aplica o TOEFL mundialmente possui uma série de livros para deixar o candidato mais à vontade. Dois desses livros são:

Eles têm também um pacote com vários livros dentro. A compra do pacote sai mais em conta do que comprar vários livros separados. Conheça o TOEFL® Value Pack Plus aqui.

Se você quiser pode ainda adquirir volumes diferentes do TOEFL® Practice Online, que são testes oficiais comercializados para ajudar os candidatos a praticarem com provas anteriores do exame. Para saber mais clique aqui. Há ainda outros livros específicos no site da ETS, para ver a lista clique aqui.

Você pode ainda baixar alguns materiais gratuitamente. Um destes é o TOEFL® Test Prep Planner, material com dicas de planejamento e organização dos estudos. Para baixá-lo em formato PDF, clique aqui. Além desse, a ETS disponibiliza também provas para download gratuito nesta página.

Você pode comprar esses livros no site da ETS ou Amazon. O Submarino também constuma ter material voltado para o TOEFL. As grandes livrarias do Brasil também possuem inúmeros títulos voltados para que está se preparando para o TOEFL. Uma rápida busca no Google com as palavras TOEFL study material resultará em uma lista de sites que oferecem dicas e provas gratuitamente.

É isso! Caso você esteja se preparando para o TOEFL, material de estudo é o que não falta. Só falta você se organizar, estudar e fazer a sua parte. Afinal, depende mais de você mesmo do que de qualquer outra coisa ou pessoa. Minha última dica para você é a seguinte: entre no site da ETS e veja lá todas as informações que ele dão sobre o exame. Tem muita coisa! Acesse aqui!

Artigos Relacionados
Comentários